Na atualidade, até mesmo as grandes empresas possuem blogs como forma de manter um contato direto com seu público e gerar tráfego, visto que esta relação é de fundamental importância para se obter resultados positivos quando o assunto é marketing digital.
Mas para que você supere seus desafios de empreendedor e cumpra seu objetivo, é necessário que haja “tráfego” em sua página, porém um tráfego qualificado, realizado por pessoas que, de fato, são o seu público-alvo.
Este tráfego qualificado é o principal responsável pelo aumento dos resultados obtidos na internet.
É a partir – e por causa – do tráfego que o “produto” de quem possui um blog ou site (sejam artigos, e-books ou e-commerce) será consumido ou adquirido, tornando possível o tão esperado lucro.
Mas como gerar tráfego qualificado?
Como os grandes empreendedores que investem no mercado digital, tornaram-se grandes por apresentar diariamente, em seus sites, altas taxas de tráfego?
O segredo está na elaboração estratégias para que, a cada dia, mais internautas acessem suas páginas e conheçam seu trabalho.
Algumas destas estratégias você verá a seguir, com um passo a passo que o auxiliará a gerar tráfego qualificado em sua página online.
Saiba mais: Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo
Aprenda como gerar tráfego qualificado
SEO
Na busca de sempre estar “no topo” das pesquisas do Google, muitos acreditam que basta acrescentar, repetidas vezes, determinadas palavras-chaves em textos publicados, mas esta não é bem a verdade.
Alguns fatores devem ser levados em consideração para se concretizar este objetivo:
1- Regularidade
Não basta possuir uma página e acreditar que os internautas surgirão “magicamente” para conhecer seu trabalho. Realizar atualizações em seu conteúdo é importante, pois isto induzirá o Google a pesquisar, constantemente, por conteúdos novos em seu site/blog.
2- Público-alvo
Neste aspecto, é necessário se perguntar: qual conteúdo os seus possíveis leitores e consumidores buscam pela internet?
Talvez seja um dos itens principais a ser citado quando o assunto é SEO, ou seja, se preocupar com o seu usuário. Ao manter uma página online, é de fundamental importância possuir um canal direto para se comunicar com o público em questão, pois ele é quem fará o seu sucesso.
Falando em palavras-chaves, por exemplo, não será o suficiente colocar aquelas mais buscadas, pois também são as mais visadas pelas grandes empresas.
Aqui, é fundamental que você se utilize da criatividade, para gerar tráfego, refletindo quanto a termos e expressões mais diversas que serão de interesse de seu público-alvo.
- Dica: se possível, converse com eles por meio do referido canal direto de sua página. É a melhor forma de se obter os resultados mais satisfatórios e gerar tráfego qualificado.
3- Ligação interna
O usuário sempre busca por algo específico, mas a curiosidade faz parte do ser humano.
Use isso a seu favor, sempre acrescentando links em seus textos que liguem à outras páginas de seu site ou blog. Isso irá complementar as buscas e enriquecer a experiência de seus frequentadores.
4- Emprego das palavras-chaves
Não é apenas o texto que recebe as palavras-chaves, mas também as tags, os títulos, subtítulos, URLs e, até mesmo, imagens.
Esta é a forma mais produtiva (e básica) de se otimizar as páginas, gerando tráfego qualificado, permitindo que o Google trabalhe a seu favor.
Aos que estão iniciando o trabalho com SEO, existe uma ferramenta que pode auxiliar nesta jornada: WordPress SEO Plugin.
Além de apresentar como será visualizado sua página no Google (título, URL e meta-descrição), a ferramenta possui caixas pré-definidas para digitação dos itens de seu texto, com dicas e informações (quantidade e densidade) sobre palavras-chaves, quantidade de caracteres recomendados etc. Vale à pena conferir!
Veja mais: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
Links Patrocinados
A vantagem de se investir nos links patrocinados, é a maior probabilidade de se obter um rápido sucesso pois, diferentemente do SEO, esse possibilita resultados a curto prazo.
Desta forma, pode-se dizer que, mesmo sendo forças opostas, eles trabalham “juntos”. Além disso, é uma forma garantida de se estar bem posicionado no Google – o que aumenta as chances de o internauta clicar em sua página – aumentando sua visibilidade, ao mesmo tempo em que não se depende de uma única maneira de gerar tráfego, que pode ser muito variada.
É interessante pensar no investimento de links patrocinados quando se prioriza uma estratégia maior no desenvolvimento de marketing digital e, consequentemente, já possua certa experiência na área em questão.
Veja também: Como criar campanhas de Google Adwords
Fontes de Tráfego Qualificado
O Google é, constantemente, citado quando o assunto é gerar tráfego para marketing digital ou marketing de conteúdo, mas não é o único meio de se obter êxito e, principalmente, pode não ser o principal.
Existem outras maneiras de como gerar tráfego qualificado.
Retomando o parágrafo introdutório deste artigo, o foco aqui é obter “tráfego qualificado” e, para isso, é fundamental saber onde se encontra seu público específico.
Sabendo disso, outras fontes também podem ser amplamente utilizadas, como redes sociais (Facebook, Twitter) e You Tube, por exemplo.
Aos que estão no início do processo, é algo mais difícil, mas a partir do momento em que se faz esta descoberta, você prioriza seu trabalho em uma única ferramenta, com um único foco, e maximiza suas possibilidades de ganho, sem investir tempo onde não irá gerar tráfego qualificado ou lucro considerável.
Infográficos, Vídeos e outros Meios Visuais
Uma outra forma de como gerar tráfego qualificado é a utilização de outros meios visuais, que fogem do tão famigerado texto padrão. É uma maneira diversificada de atrair pessoas e, ao mesmo tempo, entregar sua mensagem, e possui suas vantagens, como:
- Obtenção de links: naturalmente, quando o trabalho é desenvolvido de forma eficaz, pessoas o tomam como referência e acrescentam o link em suas páginas, o que irá gerar mais tráfego.
- Público maior: por meio de vídeos postados no You Tube, por exemplo, é possível obter distintos públicos mais específicos. Uma pessoa que conhece seu trabalho por meio de um vídeo que, por sua vez, tem um link postado em sua página do Facebook, sendo parte de seu público-alvo passará a frequentar sua página.
Parcerias
Como muitas coisas na vida, não é em tudo que conseguimos crescimento sozinhos. Na internet não é diferente.
Fazer parcerias com sites ou blogs que sejam do mesmo nicho que o seu é uma boa oportunidade de conseguir tráfego qualificado.
Além disso, muitas páginas aceitam “escritores convidados”, o que é uma possibilidade de escrever um artigo sobre o mesmo assunto que envolve sua página e, num dado momento, se apresentar, dizendo de onde você é e apresentando, ainda que implicitamente, seu trabalho e produto para o público que acessa essa página.
Seja diferente e criativo
A cada dia aumenta a dificuldade de se obter conteúdo original em buscas online. Por esta razão, a criatividade necessita estar sempre ao seu lado. Para que seu trabalho renda bons frutos, siga estas três dicas sobre este aspecto:
1- Elabore um diferencial para sua página
Como já foi mencionado, é importante tentar ao máximo abranger as ferramentas disponíveis na internet – desde que possuam seu público-alvo para gerar tráfego qualificado.
Porém, tão importante quanto, para angariar um número considerável de interessados em seu produto, é necessário buscar meios e formas de se criar algo que ainda não tenham feito.
É muito comum encontrarmos páginas que oferecem e-books gratuitamente, para demonstrar seu trabalho aos novos usuários que, por sua vez, irão transmitir a mensagem, o que alavancará o tráfego e, posteriormente, aumentará o número de contatos para ganhos reais. É um bom exemplo.
2- Se empenhe em um único nicho
Não é muito bom para os negócios iniciar seu trabalho online abrangendo diversos temas, sem ligação entre eles, por dois motivos principais:
- Primeiro, seu público, muito provavelmente, não continuará seguindo sua página, por esta apresentar conteúdos que, em sua totalidade, não sejam de seu interesse.
- Segundo, será difícil manter um padrão de qualidade de seus textos, pois a temática será diversificada e, consequentemente, seu trabalho de pesquisa muito maior.
Acerca disso, segue a dica seguinte.
3- Trabalhe com material de qualidade
”Tráfego de qualidade” é sinônimo de “conteúdo de qualidade”. As dicas de SEO, mencionadas no início deste artigo, até bem pouco tempo, eram a única preocupação para se conseguir que uma página figurasse no #TOP3 do Google.
Entretanto, com constantes mudanças, possuir um conteúdo original é ainda mais necessário.
Sem dúvida, cada uma destas dicas, seguidas corretamente, auxiliará sua caminhada em busca de sucesso no mundo do marketing digital e como gerar tráfego de qualidade para a sua página.
Confira também: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas
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