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O que é Twitter Ads e como funciona?

Hoje em dia, quase todas as redes sociais possuem alguma ferramenta de anúncios, e com o Twitter não é diferente. E é para isso que serve o Twitter Ads.

O Twitter Ads é uma boa ferramenta para usar o Twitter para empresas, para que consigam atingir novas audiências nessa rede social de forma mais precisa. De forma fácil e relativamente rápida, o sistema de anúncios do Twitter pode criar uma ligação entre você e as pessoas do seu negócio.

Afinal, de acordo com dados do próprio Twitter, mais de 500 milhões de tweets são enviados todos os dias, o que significa que, se você depender apenas de esforços orgânicos para alcançar seu público, pode não conseguir os resultados desejados. Por outro lado, anunciar nesta rede social pode um passo a mais para o sucesso das suas estratégias de marketing digital.

Por isso, neste post vamos entender melhor o que é Twitter Ads, como ele funciona, como usar essa ferramenta e por que investir nela. Acompanhe e boa leitura!

O que é Twitter Ads?

Em poucas palavras, o Twitter Ads é uma ferramenta que possibilita às marcas atingirem, divulgarem e trabalharem com seu público-alvo por meio de conteúdos pagos, além de ser uma boa forma de vender no Twitter.

Contudo, ao contrário das outras redes sociais mais usadas no Brasil, como Facebook e Instagram, a plataforma de anúncios do Twitter ainda não é um recurso muito popular. Mas isso não significa que você não deve investir nele. Afinal, a possibilidade de anunciar no Twitter também pode ser rentável, além de ser barata, personalizada e ser focada em resultados.

Segundo o próprio Twitter, o objetivo do Twitter Ads é mostrar anúncios que sejam interessantes e úteis para os usuários. Ter em mente esse objetivo é essencial para que você não acabe exagerando na quantidade de tweets e encha a timeline de sua audiência com conteúdos que não façam sentido para ela.

Por isso, no Twitter Ads é necessário fazer análises bastante específicas a respeito do público, cruzando dados como buscas e visualizações de conteúdo, interações com outros perfis e palavras-chave como aumentar as chances de conversão dos seus anúncios.

Como funciona o Twitter Ads?

Mas não basta compreender o que é Twitter Ads: é preciso entender também como funciona o Twitter Ads. O sistema para anunciar no Twitter, assim como o de outras redes sociais, funciona pela lógica de leilão. E, no caso desta rede social, você pode dar o seu lance duas duas formas diferentes:

Lance automático

Neste caso, quem decide o custo para anunciar no Twitter é a própria rede social. A plataforma define esse valor conforme suas necessidades e orçamento.

Lance máximo ou de segundo preço

Com esta alternativa, é o próprio anunciante quem dá o lance. Mas, diferentemente de um leilão comum, caso você seja o vencedor, pagará apenas US$ 0,01 acima do valor que foi ofertado pelo segundo colocado, e não sua aposta máxima.

Tipos de Twitter Ads

Além de saber o que é Twitter Ads e como ele funciona, é fundamental que você esteja ciente os diferentes tipos de anúncio que a plataforma oferece. Afinal, cada uma dessas opções possui objetivos diferentes e, dependendo do produto, serviço ou segmento da sua empresa, você pode se beneficiar mais de uma alternativa do que de outra. Vamos a elas:

Assuntos Promovidos

Assuntos promovidos são hashtags pagas que vão aparecendo no topo dos trending topics, que são os temas mais citados ao longo do dia no Twitter. Neste tipo anúncio há marcações claras, o que permite aos usuários identificar que é uma publicidade.

Os usuários do Twitter têm a possibilidade de interagir com esse anúncio, e podem usar essas hashtags nos seus tweets. Os assuntos promovidos são exibidos para todos os usuários do Twitter, desde que estejam na localidade da segmentação do anúncio. É uma boa alternativa para quem quer gerar engajamento e leads, promover uma ação ou trazer mais visibilidade para a sua marca.

O que é Twitter Ads

Contas Promovidas

As contas promovidas são as que aparecem como sugestão para usuários que se interessem por temas parecidos com o do seu perfil. As contas promovidas são mostradas com uma marcação, o que possibilita que o usuário saiba que estão sendo promovidas.

Esta forma de anúncio pode ser utilizada quando você quiser conquistar mais seguidores, gerar leads por meio desses seguidores, trazer mais visibilidade para a sua empresa ou trazer mais visitantes para o seu site.

O que é Twitter Ads

Tweets Promovidos

O tweet promovido é um tweet comum que, quando promovido, passa a ser mostrado não apenas para quem segue a sua conta, mas também para quem se interessa pelos mesmos assuntos que seus seguidores.

Neste tweet, é mostrada uma marcação que indica aos usuários que ele é promovido. No mais, funciona como um tweet normal: pode ser favoritado, respondido e retuitado. É uma opção para quem quer gerar leads, oferecer algum desconto ou promoção, trazer visibilidade para a marca ou trazer tráfego para o site.

O que é Twitter Ads

Dicas para usar o Twitter Ads

Por fim, depois de saber o que é Twitter Ads, como ele funciona e quais são os tipos que você pode fazer, é hora de conferir algumas dicas para utilizar o sistema de anúncios.

Estipule um orçamento

Se você já faz marketing digital, sabe que os leilões cobram por desempenho. Então, quando for definir seu orçamento, considere quais são os objetivos da sua empresa. Por exemplo, se for angariar seguidores, só pagará pelos seguidores que conseguir.

No caso de uma campanha de engajamento, só pagará pelos engajamentos nos tweets promovidos. Em campanhas para clicar ou converter no site, só pagará por cliques e conversões que conseguir pelo Twitter Ads. Nas campanhas por leads, só pagará pelo leads gerados pela campanha, e assim sucessivamente.

Segmente os anúncios

Esta etapa é essencial para criar um anúncio, e um erro pode significar todo o seu esforço por água abaixo. Como o Twitter não possui uma grande base de interesses, você pode fazer a segmentação por meio de perfis parecidos e também por palavras-chave.

Avalie os resultados

A avaliação de como a ação repercutiu é tão fundamental quanto a criação dos anúncios no Twitter. E o Twitter previu essa necessidade, criando o Twitter Analytics, que analisa os as métricas de marketing digital da sua campanha.

Por isso, aproveite para acompanhar a performance da sua estratégia por meio dele. Isso permitirá que você veja como foi a resposta do público e, a partir daí, possa pensar em futuras ações, estratégias, produtos e serviços.

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Sumário.

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