Quanto se trata de Marketing Digital, o e-mail é considerado um dos principais canais de ações de campanha e comunicação de um modo geral.
Apesar de haverem muitas especulações sobre o tempo de vida que ainda resta ao e-mail, esse senhor de mais de 50 anos mostra-se em pleno vigor, sendo considerado uma das principais formas de comunicação no meio empresarial.
Segundo pesquisa online realizada pela Adobe entre os dias 21 e 27 de junho de 2018, com a participação de mais de mil consumidores americanos, metade responderam que preferem o e-mail como modo de contato pelas marcas, como ilustra o gráfico da Figura 1.
Apesar da pesquisa de 2018 apresentar uma tendência de queda para a preferência pelo e-mail, esse ainda é, disparado, o principal canal de comunicação entre as marcas e os consumidores.
Figura 1. Método de contato das marcas preferido pelos consumidores, segundo pesquisa da Adobe. Fonte: https://pt.slideshare.net/adobe/2018-adobe-consumer-email-survey
Uma vez que o e-mail é tão importante, especialmente para o Marketing Digital, a pergunta que surge é: como elaborar e-mails de alto desempenho em campanhas de marketing? E-mails que vão ser abertos e clicados?
O desempenho do e-mail está diretamente relacionado a seus elementos como título e, principalmente a seu conteúdo, como destaca Rodrigo Tucunduva no artigo “Os 10 segredos sobre como fazer e-mail Marketing” disponível em https://ramper.com.br/automacao-marketing/como-fazer-e-mail-marketing/. Nele, o autor apresenta importantes dicas de como elaborar e-mails que atinjam o propósito para os quais foram criados.
A mesma pesquisa da Adobe, citada acima, revela que quase 40% dos entrevistados preferem e-mails com cujo conteúdo apresentem menos promoção e mais informação, como revela a Figura 2.
Figura 2. Qual alteração os usuários fariam nos e-mails que recebem das marcas, segundo pesquisa da Adobe. Fonte: https://pt.slideshare.net/adobe/2018-adobe-consumer-email-survey
Portanto, a elaboração de um bom e-mail exige muito empenho e atenção a detalhes importantes para o consumidor, como destacado no referido artigo.
Há porém de se destacar que, com a crescente adoção de algoritmos de inteligência artificial pelos aplicativos e plataformas, podemos contar com alta tecnologia para nos apoiar na difícil e importante tarefa de redigir um bom e-mail.
Imagine, por exemplo, que após a edição de um novo e-mail e antes do seu envio, você tenha acesso a e-mails cujo conteúdo são similares ao recém criado, de modo que você possa escolher os que tiveram bom desempenho para comparar composição, título, elementos, etc., e assim promover importantes ajustes no seu novo e-mail visando reproduzir o bom desempenho.
O cenário descrito acima não só é possível como se trata da descrição de uma nova funcionalidade, promovida com o uso de Inteligência Artificial (IA), que a LAHAR irá apresentar em breve, na nova versão do produto.
Como funciona a IA no envio de e-mails?
São considerados algoritmos de Inteligência Artificial aqueles que possuem a capacidade de aprender e tomar decisões em situações para as quais não foram sistematicamente programados.
Por exemplo, neste caso, mesmo nunca tendo “visto” o conteúdo do novo e-mail, o algoritmo consegue encontrar casos similares por meio de padrões no texto que foram previamente aprendidos.
Para realizar a análise da similaridade do conteúdo dos e-mails foi desenvolvido um algoritmo de IA, mais especificamente usando técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning), que compara o conteúdo do novo e-mail com os outros já enviados em campanha e apresenta uma lista dos e-mails mais similares bem como seus respectivos grau de similaridade.
A Figura 3 ilustra como deverá ser a utilização dessa nova funcionalidade do sistema, que deverá ser liberada na nova versão do software.
Figura 3. Funcionalidade de análise de similaridade de e-mails por IA da plataforma LAHAR.
Note que além de exibir o grau de similaridade entre os conteúdos dos e-mails, a tela mostra os indicadores de desempenho do e-mail comparado, permitindo ao usuário tomar conhecimento do conteúdo e adotar as mesmas estratégias no novo e-mail.
Ficou curioso para usar nas suas campanhas? Fique ligado nas atualizações do software ou entre em contato agora mesmo com nossa equipe para começar a usar essa tecnologia em sua empresa e ter campanhas de e-mails melhores!
Nesse artigo vimos que o e-mail ainda exerce um importante papel para o Marketing Digital e que a redação de e-mails de alto desempenho exige a atenção a detalhes e muita dedicação. Contudo mostramos que novos e avançados algoritmos, que fazem uso de Inteligência Artificial, têm surgido para apoiar e facilitar esse tipo de atividade.
E você, já usa IA no seu marketing? Como? Compartilhe com a gente nos comentários!
Andre Farina
LAHAR Development Team