O mundo hoje está online. A internet, no mundo todo, tem um total de 3,9 bilhões de pessoas acessando sites, email, blogs, redes sociais e fazendo negócios e sendo clientes.
Uma agência especializada da ONU, Organizações das Nações Unidas, calcula que 51,2% da população mundial tem acesso à internet e, no Brasil, esse índice ultrapassa os 50% da população[1].
Basta você sair e dar uma pequena olhada em um ponto de ônibus: quantas pessoas estão com o celular nas mãos?
Faça uma caminhada em um local movimentado de comércio da sua cidade: quantas pessoas estão conectadas? Aposto que a resposta será “Muitas!”
Ou seja, conforme dito ali no parágrafo anterior: o mundo hoje está online.
E se você ainda acha que a construção civil não precisa ou não tem vantagem em operar no mundo digital, você está vivendo em outro século.
A construção civil foi, durante muito tempo, uma área na qual o marketing não era companheiro. Os negócios eram fechados exclusivamente entre clientes e gestores, mas não havia marketing divulgando dados ou fazendo propaganda.
Mas com a popularização e alcance enorme da internet, você precisa notar como há clientes em potencial que utilizam a internet. A grande pergunta é: “Como chegar nesses clientes em potencial que utilizam a internet?” E “Como isso pode trazer benefícios à minha empresa de construção civil?”
A Construção Civil no Brasil Hoje
De acordo com dados divulgados em Agosto de 2019 pelo IBGE, o setor de construção civil no Brasil subiu 2% no último trimestre desse ano, após 20 trimestres consecutivos de quedas [2], o que é um alento no Brasil com a economia estagnada e que não cresce.
Esses dados mostram que o setor de investimentos no setor avançou 5,2%. Se formos analisar bem, o setor da construção civil aparente ser o único setor que cresce em uma economia brasileira bastante desanimada.
Com esse crescimento em destaque, o momento para investir na área não poderia ser melhor.
O Que É Marketing Digital?
Para entendermos porque a construção civil deve abraçar o marketing digital e como fazer o marketing digital trabalhar a favor da sua empresa (trazendo mais clientes e crescimento), primeiramente vamos entender o que é marketing digital.
Marketing Digital são ações ou estratégias que a empresa aplica para poder gerar mais negócios. Essas ações são feitas pela internet ou outro meio digital com o objetivo de divulgar o produto ou serviço da empresa.
Para reforçar a abrangência disso tudo, pense em como muitas pessoas (inclusive você) pede comida, pede um carro para transporte e como se comunica com clientes e fornecedores.
Isso já dá uma base de como você pode atingir pessoas e divulgar, sua empresa ou seus serviços, por vias online.
Se você ainda acha que a internet é só para cunho pessoal e ainda não entendeu como o mundo dos negócios, hoje, está online, veja esses dados e se impressione como o mundo profissional hoje também está online. Os dados são do relatório de uma empresa chamada Hootsuite [4].
- 4 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet, sendo 42% (3,1 bilhões) usuários ativos de redes sociais;
- No Brasil, o usuário fica em média 9 horas e 14 minutos online, ocupando o terceiro lugar no mundo no quesito tempo conectado;
- As redes sociais mais usadas no planeta são: Facebook, Youtube, Whattsapps, Messenger, WeChat e Instagram;
- No caso do Facebook, o Brasil tem 127 milhões de usuários e é um dos cinco mercados para companhia;
- O Facebook é a plataforma mais utilizada por empresas brasileiras, seguido do Instagram;
- O aplicativo de troca de mensagens mais utilizados no Brasil é o Whattsapp, com 130 milhões de usuários;
- O Instagram alcançou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo e no Brasil há 50 milhões de contas ativas (dado de 2018);
- Quase 95% das empresas brasileiras já estão nas redes sociais [5];
- 85,3% das empresas dizem estar nas redes sociais para aumentar a sua visibilidade online, enquanto 64,8% buscam interagir com o seu público;
- 44,4% das empresas do país postam em redes sociais com uma frequência média que varia de 1 a 3 vezes na semana. Outras 26,3% das companhias produzem algum tipo de conteúdo de 4 a 6 vezes.
- As ações mais comuns em plataformas de interação social que levam os consumidores às compras, segundo as marcas: ser receptivo (48%); oferecer promoções (46%); prover conteúdo educacional (42%); compartilhar imagens/artes interessantes (38%); ser engraçado (36%);
- Estudo da PWC, com base em 1 mil entrevistas, mostrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de comprar produtos, seja por comentários, likes ou interações com as marcas;
- A mesma pesquisa indicou que 43% dos respondentes afirmaram conhecer novas marcas por meio dessas plataformas;
- O Instagram está dominando os negócios firmados por meio das redes sociais: 70% deles saíram desta plataforma, 27% do Facebook e 3% do Youtube.
Mas quais são as formas que uma empresa de construção civil pode usar para divulgação do nome da empresa e como isso pode gerar futuros clientes?
Funil de Vendas
Não tem como falar de marketing digital sem falar de funil de vendas.
O funil de vendas nada mais é do que o processo de desde quando o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa e os serviços que ela oferece, até perceber que necessita daquele serviço, considerar a sua empresa a solução para o problema que ele tem e, finalmente, fechar o negócio.
De uma maneira simples, geralmente há três setores no funil de vendas: Topo, Meio e Fundo de Funil.
Sabendo disso, é possível criar campanhas de marketing específicas para cada um desses setores, abrangendo o público específico que se quer.
Topo do Funil
É quando o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa.
Digamos que seu cliente em potencial está online e cruza com um anúncio sobre como é importante fazer obras de manutenção no seu apartamento ou prédio residencial.
Ele nem estava pensando sobre isso, mas aquele anúncio o fará pensar sobre o problema.
Esse é o mundo que há necessidade que esse contato gere leads.
O que são leads?
Leads é aquele visitante frequente, aquele contato que sempre tem interesse pelo conteúdo de uma determinada empresa enviado por e-mail, ele já não é simplesmente um usuário navegando pelo site, mas alguém que usa aquele site como referência e se informa com aquele conteúdo, que está qualificado [6].
Meio do Funil
O cliente em potencial já percebeu que tem um problema e agora começará a analisar o que o mercado oferece para a solução do problema.
O seu cliente lá do topo do funil se interessou quando você apresentou o problema sobre obra no apartamento.
Agora, está na hora de mostrar o diferencial da sua empresa nesse quesito.
Fundo do Funil
Agora que entra o momento de fechar o negócio.
É extremamente importante que o setor comercial da sua empresa entre em contato com o cliente em potencial.
É importante também que outros ex clientes da sua empresa deem depoimentos e mostrem as razões pelas quais indicam a sua empresa.
Busca da Persona
O que muitas vezes é importante a empresa saber é o tipo de cliente que ela procura.
Não adianta entrar nas redes sociais e fazer mil postagens, se a empresa não tem a menor ideia do tipo de cliente que ela necessita atingir.
Estratégias Para Marketing Digital Na Construção Civil
Além dos conceitos básicos de marketing digital e ter em mente exatamente o tipo de cliente que a empresa necessita alcançar, existem estratégias que podem ser adotar pelas empresas da construção civil.
É importante perceber que não há receita de bolo, é preciso sempre individualizar cada caso, cada empresa é uma e cada situação tem suas características.
Os objetivos iniciais serão:
1 – Aumentar O Número De Visitantes
A primeira coisa é aumentar o acesso ao site da empresa. Isso é facilmente observável (e uma das grandes vantagens do marketing digital, você tem dados o tempo todo).
2 – Aumentar os Leads
Conforme já explicamos, o que sua empresa necessita são leads. Eles são os clientes em potencial.
3 – Automação Para os Leads
Utilização de lista de emails para leads, conteúdo específico para eles e saber exatamente quem são os leads para o setor comercial entrar em contato.
4 – Finalizar As Vendas
Seu cliente percorreu todo o processo e vai fechar a venda. É preciso integração total entre as áreas da empresa, uma vez que aquele cliente poderá, no futuro, dar bons depoimentos e assim, atrair mais clientes.
Como Trabalhar Com Marketing Digital?
Existem empresas específicas que trabalham com isso hoje em dia.
Mas de maneira geral, você precisará entender alguns conceitos:
Search Ads
É considerado um dos melhores meios de fazer propaganda online e com retorno rápido.
Search Ads são anúncios pagos, que aparecem logo no início de uma busca pelo Google, conforme as palavras-chaves.
Lembrando que o Google realiza a cobrança uma vez que é efetivado o clique no seu anúncio.
E lembre-se também que o site da sua empresa deve ser bem feito e atrativo para os clientes.
Mídias Sociais
As mídias sociais também permitem anúncios pagos e hoje representam uma ferramenta excelente para marketing digital.
A sua empresa de construção civil NECESSITA ter um perfil em todas as mídias digitais, com posts interessantes e links para sua empresa.
É importante que, além de ser interessante, o conteúdo seja frequente. Mas não que seja exagerado, pois pesquisas mostram que empresas com conteúdo excessivo também deixam de serem seguidas.
O Instagram tem sido a rede social mais associada com compras no ano de 2019. Portanto, você precisa fazer postagens, com fotos, interessantes, para atrair o visitante para sua página.
O LinkedIn é mais voltado ao público profissional, portanto seus conteúdos são mais de caráter informativo.
Blog
Outra maneira interessante de atrair visitantes é ter um blog, conectado às demais mídias.
Nele, você pode postar conteúdos relevantes, textos informativos, mas sempre fazendo a divulgação com links nas demais mídias sociais.
É importante que os textos sejam bem escritos, bem fundamentados e de uma maneira que chamem atenção do leitor.
Existe uma técnica que é seguida em textos na internet chamada SEO (Search Engine Optimization), que envolve diversas estratégias para que os textos tenham boa visibilidade no Google.
Para isso, há palavras-chaves, subtítulos (H2, H3), maneiras de escrever utilizando parágrafos curtos, tudo para atrair o leitor.
Se sua empresa de construção civil pretende ter um blog, contrate alguém especialista em escrever para sites e blogs ou uma empresa de marketing digital para produção de conteúdo.
Conclusão
O marketing digital é fundamental para atrair potenciais clientes e fechar mais negócios para qualquer empresa e no ramo de construção civil não é diferente.
Entre nesse mundo digital e veja o número de clientes (e também as vendas) da sua empresa subir.
Tudo começa com um clique.
Parceiro de conteúdo: Portal da Construção