Antes do surgimento da internet, o papel do marketing era bem mais restrito à divulgação de produtos em canais tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas.
Hoje em dia, o público tem se tornado cada vez mais seletivo e exigente, forçando o marketing a se aprimorar para conseguir resultados satisfatórios às organizações.
Diante desse cenário, o Diretor de Marketing alçou um papel muito mais importante que o de antes da década de 2000. Esse profissional vem se tornando elementar em qualquer empresa que preza por boas vendas e pelo bom relacionamento com seu público.
Com a alta demanda e valorização, esse profissional também precisou se aprimorar. Cabe a ele elaborar estratégias de marketing para fortalecer a marca, encontrar iniciativas que sejam eficazes junto aos clientes e produzir resultados satisfatórios em termos monetários.
Para te ajudar a sanar algumas dúvidas sobre a função e como exercê-la com eficiência, acompanhe ao longo desse artigo 8 dicas de como ser diretor de marketing com base nas principais e mais atuais tendências do mercado.
8 dicas de como ser diretor de marketing
Antes de mais nada, é preciso frisar que gerir o Marketing de uma empresa não se traduz apenas em divulgação em redes sociais e no Google. O cargo vai além da publicidade em meios on-line.
Gerenciar esse setor demanda realização de pesquisas constantes, elaboração de campanhas eficazes e monitoramento de resultados para conferência de que tudo anda ao passo planejado.
Também é importante salientar que muita gente não sabe o que fazer quando chega ao cargo de Diretor, já que hoje em dia apenas tempo de carreira não é suficiente. No entanto, podemos orientá-lo em alguns passos. Vamos a eles.
1 – Invista em si próprio
A busca constante por inovação na empresa é primordial para qualquer área, sobretudo nesta, que está tão sujeita às inconstâncias do mercado. A primeira dica de como ser diretor de marketing é estar em constante aprimoramento e jamais se acomodar na posição de liderança.
Um bom líder desse campo precisa ter paixão por aprender, pensamento analítico, ser flexível e ter criatividade. Observação e curiosidade são características elementares a quem quer se manter sempre atualizado.
Sempre busque mais formação, mesmo que não seja na sua área. Conhecimento sempre acrescenta. Mantenha os pés no chão, mas tenha a cabeça sempre atenta ao que acontece nas proximidades, sobretudo na concorrência.
2 – Tenha foco
Tenha autoconhecimento das suas metas de vida. Nem sempre um bom gestor procura ascensão na carreira apenas por salário e reconhecimento profissional. Na maioria das vezes, a progressão é almejada apenas por questão de ego, o que torna o trabalhador limitado e apático.
Um bom líder precisa entender que subir na carreira é sinônimo de absorção de conhecimento e entrega de resultados. Tudo o que vem junto com essas características são bônus e prêmios por produtividade.
3 – Trabalhe com estatísticas
Intuição e feeling são características inerentes de como ser diretor de marketing, mas toda decisão deve ser embasada em dados concretos para trazer resultados coerentes.
Para isso, conheça cada tendência do mercado, fique de olho na concorrência e exija sempre dados que fundamentem suas decisões. Assim, as ações poderão ser mais bem delineadas e, caso haja algum erro, será possível corrigi-lo com maior eficiência.
4 – Tenha um bom relacionamento com a equipe
Tente sempre manter a harmonia na sua relação com os colaboradores para ganhar a confiança deles com entusiasmo. Isso fará com que seu trabalho seja realizado com maior fluidez e manterá o diálogo sempre aberto sem barreiras hierárquicas.
Equilibre as expectativas da equipe e do CEO sendo um líder de decisões firmes e tom harmônico. Evite ser o chefe temido pelos colaboradores; sua presença deve ser sinal de segurança, referência e visão.
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5 – Otimize custos
Seja criativo ao lidar com ideias muito boas e verbas insuficientes. Essa é uma dica muito valiosa de como ser diretor de marketing, já que ele é o profissional responsável por administrar essa parte.
Nem sempre ele participa da destinação de valores para o setor, mas é importante estar pronto para avaliar se um orçamento é praticável e comunicar aos superiores sua talvez insuficiência.
Além disso, o diretor de marketing precisa ser flexível e criativo para solucionar limitações financeiras.
6 – Acompanhe o retorno
Jamais deixe de mensurar a eficácia das ações de marketing propostas por você e pela sua equipe. Esse monitoramento é primordial para sanar quaisquer gargalos que surjam ao longo da veiculação de uma determinada campanha ou até corrigi-la antes que ela tome proporções catastróficas.
7 – Seja diplomático
A penúltima dica de como ser diretor de marketing é ter jogo de cintura para integrar o seu departamento aos demais setores da empresa. Isso faz com que você acompanhe cada etapa de produção do serviço ou produto e evite problemas no momento de desenvolver uma campanha publicitária.
Essa dica inclui não adotar um perfil centralizador, com a intenção de abraçar o mundo e querer tomar todas as decisões sozinho. Confie na sua equipe e em quem está abaixo de você. Também é importante ouvir todos os colaboradores; eles têm sempre algo novo a acrescentar.
8 – Analise o mercado
Como já mencionado anteriormente, mantenha sempre o olhar crítico às mudanças do mercado e nas campanhas da concorrência para não ficar atrás em inovação.
Dessa forma, será possível desenvolver estratégias para resolver ações que não deram certo e aprimorar as que surtiram o efeito esperado.
Acompanhe sempre alterações nos preços das empresas que vendem o mesmo produto que você, além de mudanças de público e de oferta.
É importante também acompanhar as novas tendências tanto do ramo em que a organização atua quanto ao de marketing em geral. Um case aplicado com sucesso em um negócio de outro setor pode trazer inovação e resultados positivos ao seu trabalho.
Conclusão
O diretor de marketing é o profissional responsável por decidir todas as ações relacionadas à publicidade dentro de uma empresa.
Como lida diretamente com um campo que é muito volúvel, ele precisa se manter sempre atualizado em relação às tendências, concorrência e demandas do público-alvo.
Essa atualização vem não apenas da vivência na área, mas pode e deve ser nutrida por ações que vão além do campo prático, como cursos de especialização e intercâmbios.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.