Sites responsivos são aqueles em que o layout (tamanho e formato do site) se adapta ao tamanho da tela que é visualizado, sempre levando em consideração a variação do tipo de dispositivo usado.
É por isso que, para uma boa navegação, seja em um smartphone, tablet ou computador, o formato do site deve se adequar ao tamanho do aparelho.
Isso é o que chamamos de responsividade, que além do visual, faz com que o usuário tenha uma experiência agradável independente da forma como navega.
Atualmente o smartphone é um companheiro inseparável de boa parte dos brasileiros. Segundo o IBGE, desde 2016 o número de smartphones já superou o de habitantes no Brasil. Em 2019, foram registrados 230 milhões de smartphones ativos, segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
Considerando esse grande número de pessoas conectadas, é muito importante entender a utilidade de ter um site adaptável aos diferentes dispositivos, principalmente usuários de smartphones.
Essa adaptação serve não só para a estética, como também possibilita que o usuário tenha uma navegação agradável e encontre a sua página independente do método de navegação. Acompanhe os próximos tópicos para entender melhor as vantagens de ter um site responsivo:
Aumente seus negócios com um site responsivo
Segundo pesquisa da Deloitte, 92% dos brasileiros utilizam smartphones. Seja para o trabalho, interações sociais, entretenimento ou compras, os aparelhos estão constantemente nas mãos das pessoas e conectados praticamente o tempo todo com a internet.
Por isso, entender como trabalhar com os usuários de smartphones e outros dispositivos além do desktop (computador de mesa) traz algumas possibilidades de aprender como captar clientes para o seu negócio, aumentando assim suas vendas e lucro.
Um site bem feito para os usuários de desktop é desenvolvido pensando no formato de uma tela grande. Ou seja, para garantir que ele ofereça uma experiência de navegação completa é preciso adaptá-lo aos outros dispositivos.
Por mais que um aparelho móvel abra o mesmo site que o desktop e seja possível ampliar e diminuir a tela, esse tipo de experiência não é interessante.
O site precisa ser trabalhado para que tenha o visual diferente em cada dispositivo caso necessário, ao mesmo tempo que é agradável em todas as telas.
Benefícios de ter um site responsivo
Entre os maiores buscadores, como o Google, Yahoo e Bing, a recomendação é que o site seja responsivo. Isso porque o algoritmo usado pelas empresas compreende melhor e prioriza os layouts dos sites que se adaptam aos mais variados formatos.
Isso significa que além de uma experiência mais agradável para os usuários, o posicionamento do seu site também é afetado pela responsividade, fazendo com que ele suba nos resultados das buscas.
Além disso, um site responsivo facilita no planejamento das ações de marketing digital e SEO. O SEO representa um conjunto de técnicas com a finalidade de melhorar o posicionamento do site nos buscadores.
Com a responsividade, esse planejamento é feito apenas para um site, que consequentemente irá se adaptar aos diferentes dispositivos. Não há necessidade de elaborar uma estratégia específica para cada plataforma.
Impulsione a imagem da sua empresa
Agora que pontuamos os aspectos positivos da responsividade para o seu site, é o momento de destacarmos outro benefício: o impulsionamento da imagem da sua empresa.
Uma coisa que pode refletir diretamente nas vendas é a maneira como a sua empresa é vista pelas pessoas. Para alcançar um público maior deve-se usar bons canais de divulgação e que sejam adequados ao seu negócio.
Esses canais são plataformas online usadas para captar clientes por meio do impulsionamento da sua imagem no mercado. Isso se aplica aos sites, blogs, redes sociais e outros meios de contato com o cliente.
No caso dos sites, essa responsividade precisa existir. Imagine um cliente que conheça a sua página a partir de um desktop e deseja mostrá-la para alguém durante uma conversa.
Se isso acontecer e ele usar o smartphone para acessar, o site precisará funcionar perfeitamente, mesmo que em uma tela muito menor.
Por isso o seu site deve ter cuidado em considerar a relação entre os diferentes usuários e aparelhos. Essa preocupação é boa para a sua imagem, pois demonstra um cuidado vindo da empresa, além de ser visualmente bonito e causar boa impressão.
Adapte o seu site
Os sites responsivos já são importantes para as empresas e serão cada vez mais. Com foco não somente no aspecto visual, mas também na funcionalidade, a responsividade deve ser aplicada para que o usuário possa acessar o site de diferentes aparelhos eletrônicos sem dificuldades.
Mesmo que tenha um visual diferente de um computador para outras telas, como um smartphone, o site deve levar em consideração uma experiência agradável para o usuário, mesmo que isso signifique adaptar elementos do site para cada aparelho utilizado.
Além disso, a responsividade ajuda no ranqueamento do site, pois, o algoritmo dos grandes buscadores possui uma facilidade maior em ler páginas que se adaptam a todos os dispositivos.
Esse tipo de recurso, além de ajudar a captar mais clientes transmite uma sensação de preocupação da empresa, gerando satisfação e aprovação de quem navega.
Além de também ajudar a impulsionar a imagem da sua empresa e tornar o site um canal de divulgação bastante efetivo para o seu negócio.
Todos esses recursos aplicados com a devida atenção farão com que a pessoa que navega no seu site se sinta confortável, aumentando assim as chances de se interessar pelo seu negócio e se tornar um cliente.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.