Aprender como criar um produto digital pode ser uma oportunidade perfeita para quem deseja começar um novo negócio sem grandes investimentos e com bons resultados.
Ser um empreendedor digital é o sonho de muitas pessoas que já entenderam que as soluções online estão dominando o cenário mundial, seja no setor de serviços ou produtos.
Para criar produtos digitais é fundamentalmente necessário que você se concentre em encontrar e resolver os problemas dos usuários online.
E quem são esses usuários?
São todos!
A faixa etária atuante na internet não para de aumentar e o perfil de pessoas que navegam em sites de busca e redes sociais alcançar a marca de milhões.
Entretanto, a primeira lição de como criar um produto digital é segmentar esse público imenso e definir a persona a qual deseja atingir.
Continue acompanhando e entenda o passo a passo de como criar produtos digitais.
Como criar produtos digitais em 5 etapas
1. Escolha um nicho de mercado
Antes aprender como criar um produto digital é necessário que você decida com qual nicho de mercado deseja trabalhar.
Se você é um profissional de desenvolvimento e TI pode se interessar em criar produtos digitais para essa área.
Caso domine diversos idiomas, pode criar um produto para esse nicho.
Tem conhecimento em marketing? Que tal criar materiais para formação e certificação digital de outros profissionais?
Entretanto, independente da área com a qual você tenha mais empatia, é indicado que você faça uma pesquisa de mercado para entender:
- quais nichos estão carentes de soluções digitais;
- em quais eu posso atuar;
- qual é a demanda do setor.
Usar ferramentas como o Google Trends também pode ajudar a solucionar esse primeiro aspecto de como criar um produto digital.
2. Defina as personas que você vai atender
Escolhido o nicho de mercado é hora de definir quais personas serão atendidas por você.
Essa definição irá ajudar a segmentar sua solução e a criar um produto digital que realmente atenda as necessidades, desejos e interesses desse público.
Descubra quais são os maiores desafios de sua persona e pense em uma ou mais soluções. Seu produto digital deve ser uma dessas respostas.
Lembre-se: se o produto resolve um problema ele será um produto desejado pelos clientes.
Não sabe como criar uma persona? Assista ao vídeo a seguir e comece a construir sua.
3. Criar o produto digital
Como você pode imaginar e também já deve ter pesquisado existem milhares de tipos de produtos digitais.
Por isso algumas pessoas acham tão difícil aprender como criar um produto digital.
Entretanto, você só precisa considerar a melhor forma de solucionar os problemas e necessidades de suas personas.
Outro fator é tentar criar um produto que seja escalável.
Isso quer dizer um produto que uma vez criado poderá ser replicado sem que isso aumente seu custo ou volume de trabalho.
Aliais, essa característica é uma das vantagens de aprender como criar um produto digital.
Mas seguindo, seus produtos podem ser escritos, tais como ebooks e apostilas.
Geralmente esse formato é usado por profissionais que desejam compartilhar conhecimentos específicos que já dominam, oferecendo uma solução rápida para suas personas.
Crie uma landing page e invista em ações de marketing que vão convencer seu público que vale a pena pagar pelo seu material.
Leia também: Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos
Criar soluções por meio de softwares também é uma forma de gerar valor para possíveis clientes.
Isso não se encaixa somente para negócios B2B, mas também como soluções B2C. Uma agenda/planner online é um exemplo de produto virtual que pode atender a pessoas que possuem muitas tarefas para realizar ao longo da semana e desejam um sistema mais completo do que a agenda do celular.
Mais uma vez é preciso inovar e mostrar diferenciais suficientes que façam o investimento valer a pena.
Outros exemplos de produtos digitais comuns são:
- cursos em áudio;
- aplicativos como os de meditações guiadas, música, treinamento físico;
- podcasts;
- cursos em vídeo e mais.
Ao criar um produto digital, é importante lembrar algumas dicas de conteúdo críticas.
Em primeiro lugar, o conteúdo deve fornecer valor para o público. O próximo passo é ser objetivo e funcional permitindo que o cliente saiba, com clareza, o que deve fazer para solucionar sua necessidade.
4. Ofereça produtos relacionados
Ou seja, quando um cliente finalizar um curso ofereça um outro curso relacionado que tenha um conteúdo complementar.
Por exemplo, se um cliente fez um curso de Inbound Marketing, ofereça um segundo de SEO e um terceiro de marketing de conteúdo.
O curso é apenas um exemplo. Você pode aplicar esse conceito a todos os serviços que prestar online.
Versões premium de aplicativos também são exemplo dessa opção de produtos relacionados.
Se você ofereceu um produto digital de qualidade será mais fácil converter um cliente em um novo produto.
Caso seu primeiro produto não tenha sido de qualidade você pode ter perdido um cliente para sempre!
Entretanto, se você só tem um produto em mente coloque-o no mercado. Com o passar do tempo você vai identificando novas demandas e soluções para o mercado.
5. Divulgue seu produto digital
Você não espera que aprender como criar um produto digital seja suficiente, não é mesmo?
Com bom empreendedor digital sabe que o marketing digital e as estratégias como redes sociais e e-mail marketing precisarão ser aplicadas para captar clientes.
Por isso cria uma estratégia para divulgar seu produto digital e angariar clientes.
Quer uma ajuda? Acesse nosso artigo; “Como conseguir afiliados para meu produto digital: 5 dicas para encontrar parceiros”.
E você está começando sua trajetória em busca de como criar um produto digital? Então comece a se planejar. Conte sua experiência em nossos comentários!
Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados em estratégias de marketing digital.