Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo?
Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento.
Mas, por que o SEO local é importante?
De acordo com um levantamento do HubSpot, 46% de todas as pesquisas do Google são locais (buscas feitas em determinado lugar, como “papelaria em São Paulo”, por exemplo), o que representa milhões de usuários. O SEO local permite que as pessoas que estão próximas ao seu ponto comercial possam conhecer a sua marca e pensar nela como uma opção de negócio.
Ou seja, com um bom planejamento, você sai na frente de seus concorrentes!
Afinal, o que é e como colocar em prática uma estratégia de SEO local? Neste guia prático abordaremos o SEO local do início ao fim. Vamos lá?
O que é o SEO local?
O SEO local refere-se ao processo de “otimização” da sua presença online para atrair mais negócios por meio de pesquisas relevantes associadas a uma localização geográfica. É possível que o usuário busque a informação de três formas:
- apenas o produto ou serviço que está buscando, com a localização feita pelo sistema de GPS de um dispositivo móvel;
- é possível determinar um outro lugar na pesquisa. Por exemplo, ao planejar uma viagem, alguém pode procurar “restaurantes em San Telmo, Buenos Aires”;
- pessoas interessadas em compra imediata (de produtos ou serviços) têm a opção de adicionar termos específicos à busca, como “perto de mim”, “perto de” ou ainda “nas imediações”.
O próprio Google Maps dá dicas de como buscar lojas e empresas prestadoras de serviço em sua região. Confira algumas delas aqui.
Leia mais: Guia com 19 dicas de como aumentar as visitas do meu site hoje!
Portanto, como explicado acima, pesquisas locais são aquelas que incluem uma localização, como “cafeteria em Praia Grande” ou “café perto de mim”. Veja um exemplo de resultado abaixo:
Estar bem posicionado dentro de pesquisas como essa, faz com que sua empresa alcance usuários qualificados, que estão buscando pelo tipo de serviço ou produto que você oferece, na região em que oferece. Ou seja, a chance desse cliente ir ao seu encontro cresce bastante!
Essa é apenas uma das razões para saber como fazer SEO local.
SEO Local: como fazer para ocupar os primeiros lugares em sua região
1. Tenha um site otimizado para mobile
Ter um site é uma das primeiras exigências que qualquer estratégia de SEO faz.
Se você deseja estar bem ranqueado no SEO local, tenha um site otimizado que seja responsivo para dispositivos mobile. Preocupe-se também em oferecer uma boa experiência ao usuário, com dados relevantes e uma navegação simples e intuitiva.
2. Como colocar minha empresa no Google: cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita na qual você cria um perfil para a sua empresa, visando alcançar uma classificação local. Para criar o seu, siga os passos:
Primeiro, acesse a página do Google Meu Negócio. Em seguida, digite o nome da sua empresa no local indicado.
Os próximos passos devem ser realizados conforme a ferramenta solicitar:
- insira seu endereço;
- defina seu local exato (marcando o endereço com um pino de localização);
- escolha uma categoria de negócio;
- informe seus contatos (número de telefone, site, redes sociais, e-mail);
- verifique sua listagem.
E mais: confira essas dicas incríveis para ter um Google My Business de alta performance.
3. Otimize sua listagem de produtos e serviços
Depois de cadastrar seus dados básicos conforme a plataforma solicitou, é hora de acrescentar conteúdo que irá ajudar no SEO local. Entre as informações que você pode inserir estão:
- fotos de sua empresa e produtos;
- horário e dias de funcionamento;
- lista de serviços prestados e outros.
4. Pesquisa de Palavras-chave
A produção de conteúdo relevante também é importante para o SEO local.
Descubra as palavras-chaves mais pesquisadas no Google dentro do setor que seu negócio faz parte. Faça um levantamento de quais são as palavras-chave mais usadas e quais podem ser importantes para a sua classificação.
Para encontrar esses termos, sua equipe de marketing pode:
- fazer uma lista de palavras-chave relevantes para o negócio;
- usar o Google autocomplete e pesquisas relacionadas (no rodapé da página de resultados de uma busca);
- acessar o Google Keyword Planner, uma ferramenta de busca por palavra-chave do Google Ads, que também pode ser utilizada para SEO;
- usar outras ferramentas de SEO, como SEMRush e a Ramper, para acessar um painel de palavras-chave para SEO Local.
Neste vídeo, aprenda a utilizar o recurso gratuito Google autocomplete para encontrar palavras-chave:
5. Otimize as páginas de blog e site
É preciso que você inclua palavras-chave estratégicas nas páginas de seu site ou blog.
No marketing de conteúdo, você inclui as keywords principais em áreas como meta título e meta descrição. Faça isso também para atingir seus objetivos de SEO local.
Caso você tenha um blog WordPress, opte por usar o plugin “Yoast” e otimize suas páginas com:
- palavra-chave em H1;
- palavra-chave na tag de título;
- palavra-chave na URL;
- URLs curtos e otimizados;
- meta descrição atraente e com a palavra-chave principal.
6. Link Building para SEO local
Link Building é a estratégia de conectar seu conteúdo a outros materiais e sites de relevância e qualidade. De acordo com a Moz, os backlinks são o fator de classificação mais importante para os resultados orgânicos locais.
Você pode conseguir backlinks para suas páginas com a produção de conteúdo relevante, como guias e manuais, bem como criando uma estratégia de guest posts. Com essas duas ações, você vai conquistar backlinks e gerar tráfego qualificado para seu site.
Exemplos de outros sites que estão divulgando empresas locais.
7. Monitore constantemente os resultados do SEO local
Esteja sempre atento às suas páginas e ao cadastro feito no Google Meu Negócio. Feito isso, lembre-se de:
- responder os comentários;
- responder (o mais rápido possível) as mensagens recebidas;
- ficar atento a edições incorretas (feitas por usuários);
- criar postagens para manter seus clientes informados de novidades.
Agora você já sabe o que é SEO local e está pronto para começar a aplicar sua estratégia. Aproveite essa funcionalidade gratuita para alcançar pessoas que realmente tem interesse e potencial de fazer negócios com a sua empresa.
Bônus: afinal, o Google Maps é pago?
A resposta é não, o Google Maps não é pago.
Algumas empresas, que podem ou não já ter trabalhado para o Google fazendo fotografias 360 graus (para aquele famoso “tour virtual em 3D”), podem entrar em contato oferecendo esse serviço.
Para atualizar as fotos da fachada de seu estabelecimento comercial no Google Street View, você vai precisar dessas fotos. Mas saiba que, apenas mantendo o perfil de sua empresa atualizado no Google Meu Negócio, automaticamente ela será encontrada no mapa. Apenas essa visualização externa que pode continuar desatualizada.
Caso não queira investir nesse tipo de serviço, basta aguardar que o próprio Google atualize suas imagens. Porém, essa atualização pode levar mais tempo do que o esperado.
Gostou do nosso guia de SEO local? Tem mais alguma observação para incluir? Deixe sua opinião em nossos comentários.Este conteúdo foi escrito pela Ramper. Somos uma plataforma que pode ajudar você e seu time a desenvolver estratégias que aumentam a conversão de suas ações e estreitam o seu relacionamento com potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe e peça uma demo gratuita!