São grandes as chances de você já ter ouvido algo sobre o que é SEO. Mas se você chegou até aqui, é para aprender mais e entender a relação entre o que é SEO e Google.
SEO é a abreviação de Search Engine optimization, o que em português pode ser traduzido para otimização do motor de pesquisa.
Neste artigo você vai aprender o que é SEO e como suas estratégias podem representar uma grande diferença em suas estratégias de marketing digital. Apresentaremos os seus conceitos, como colocá-la em prática no dia a dia de sua empresa e assim conquistar as tão sonhadas primeiras posições nos resultados de pesquisa como o Google.
O que é SEO
SEO é um conjunto de estratégias que buscam otimizar o design e o conteúdo de seu site ou blog, a fim de fazer com que ele apareça nos primeiros resultados dos motores de busca como o Google.
Dessa forma você aumenta a visibilidade de seu site e sua marca, conquistando resultados orgânicos nas plataformas de pesquisa.
Os motores de buscas como o Google analisam os sites, examinando seus elementos, conteúdos, assuntos, palavras-chaves e outros diversos fatores. Fatores estes que levam em consideração até mesmo a experiência do usuário. Tudo com o objetivo de classificar o seu site em resultados de pesquisa.
Todo este processo é chamado de rastreamento, e ele é responsável por ajudar os motores de busca a fornecerem resultados mais relevantes e úteis aos usuários.
Portanto, ao aplicarmos estratégias de otimização em nossos sites, nós estamos ajudando os mecanismos de buscas a entenderem e indexarem melhor nosso conteúdo.
Quanto mais otimizado o seu site estiver, aos olhos dos motores de busca, maior será a sua probabilidade de figurar entre os primeiros resultados quando usuários pesquisarem por palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Trabalhando para melhorar seu SEO, com alterações simples e bem estruturadas, sua empresa pode aumentar sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas.
Este é o principal objetivo da maioria das empresas que querem ter sua relevância online. Visto que a grande maioria das pessoas sequer clicam para ir até a segunda página de resultados quando realizam uma pesquisa online em sites como Google e Bing, por exemplo.
Mas afinal, como subir no posicionamento do ranking do Google?
Você já entendeu bem o que é SEO no Google, mas como exatamente podemos subir e se posicionar melhor no ranking dos resultados de pesquisa?
Bom, para isso há uma série de fatores que vão contribuir para rankeamento dos sites que vão aparecer nos resultados. Embora o Google não revele como os seus algoritmos funcionam, existem técnicas comprovadas e práticas recomendadas que trazem grandes resultados e são amplamente utilizadas.
Veja algumas delas e como elas podem ajudar o site ou o blog de sua empresa a ranquear melhor nos resultados de pesquisas.
1. Faça pesquisas por palavras-chave
O que seria do SEO sem as palavras-chave? Nada!
Este elemento importantíssimo no SEO dita os rumos das pesquisas. Ou melhor dizendo, são as pesquisas que as pessoas fazem nos mecanismos de pesquisas que se tornam palavras-chaves.
E é em torno destas palavras-chaves que você precisa criar conteúdo de forma que o rastreamento dos motores de busca encontre o seu site e entenda que ele tem a resposta àquela pesquisa que um usuário fez.
Uma palavra-chave não precisa ser necessariamente apenas uma palavra. Ela também pode ser uma frase como: “como lavar meu carro”.
Para que você encontre essas palavras-chaves você pode usar a ferramenta de palavra-chave do Google. Ela é bem simples de se usar e é uma das principais ferramentas de SEO para auxiliar a sua estratégia.
Leia mais em: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site
2. Produzindo conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante está entre as principais estratégias de SEO e é o principal lugar onde você irá utilizar suas palavras-chave.
A produção de conteúdo faz com que os mecanismos de pesquisas cheguem ao seu site e entenda que ele é relevante para as pessoas.
Mas de que maneira?
Ao produzir um post ou texto de qualidade para seus visitantes, os motores de pesquisa irão considerar o seu conteúdo relevante, e dessa forma ranquear você melhor. Atraindo assim mais visitantes que irão interagir com o seu site, ou blog, podendo assim aproveitar para convertê-los em clientes ou mesmo para geração de leads.
3. Tenha um site responsivo
Dentro da otimização de seu site, você precisa ter um site responsivo.
Mas o que isso significa?
Um site responsivo é um site que se ajusta para leitura nos principais dispositivos, seja ele um celular, um tablet ou um computador.
Tudo isso ajuda a melhorar a experiência do usuário, o que é bem visto pelos motores de buscas e é um dos fatores que ajudam o seu site a subir nos rankings das pesquisas.
4. Outros fatores que afetam seus resultados de SEO
Ao estudarmos o que é SEO e Google entendemos que são diversas as estratégias que podem levar nosso site aos primeiros resultados das pesquisas.
Por exemplo a autoridade de seu site. Ela é baseada no vínculo que outras páginas fazem com a sua.
- Grandes sites têm links para o seu conteúdo?
- Seu site é constantemente citado por outras páginas?
- Qual o tamanho das páginas que citam você?
Páginas que já são referência de conteúdo podem dar um up em sua página ao colocar um link para ela. Por este motivo, diversas estratégias de Link Building foram desenvolvidas.
Outro fator importante que pode afetar o seu ranking é o tempo que seus visitantes passam em suas páginas e o engajamento deles com o seu conteúdo.
Se os seus visitantes estão ficando pouco tempo em seu site, é hora de você melhorar o seu conteúdo e criar ações atraentes que façam com que o seu visitante fique em seu site.
Leia mais em: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs
O SEO é importante para a sua empresa
Nunca subestime os poderes do SEO para sua estratégia digital. Para grande parte dos consumidores, a jornada do comprador começa em um mecanismo de pesquisa. E essa é uma das melhores maneiras de alcançar esses clientes em potencial.
Agora que você aprendeu o que é SEO, é hora de começar a aplicar este conhecimento ao seu negócio.
Entretanto, antes de começar a colocar a mão na massa, convém fazer um estudo do conteúdo do seu site. Tente identificar também qual é a posição atual das suas páginas nas listas de resultados dos mecanismos de pesquisa. E a partir daí desenvolver um plano sólido para otimizar as páginas de sua empresa.
Não é segredo que o SEO pode ficar bastante complexo. Mas você não precisa seguir sozinho. Se você precisar de ajuda com seus esforços de otimização de mecanismos de busca, pode contar com o software da LAHAR para auxiliá-lo.
Com o painel de palavras-chave da nossa plataforma você poderá escolher os termos que efetivamente contribuem para a otimização de suas páginas e para sua estratégia de SEO.
Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.