A produção de conteúdo é um dos pilares da estratégia de marketing digital atual, por isso cada vez mais empresas buscam por ferramentas para blogs.
Essas ferramentas auxiliam as empresas:
- na publicação dos conteúdos;
- na otimização dos textos e páginas;
- em estratégias de rankeamento no Google e mais.
Por tudo isso elas se tornaram tão relevantes para as táticas de marketing e estão listadas a seguir!
Se você ainda tem dúvida sobre a importância do marketing de conteúdo, sugerimos que leia o artigo; “Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo”.
6 ferramentas para blogs que irão ampliar seus resultados
1. WordPress
O WordPress é a plataforma de 33% de todos os blogs do mundo!
Essa preferência mundial ocorre por diversas razões mas principalmente pelo WordPress ser uma plataforma simples, que permite alto grau de personalização.
O WordPress abriga uma das principais ferramentas de SEO do mercado: o plugin Yoast. Ele permite a inserção de meta título, meta descrição, palavra-chave para auxiliar no rankeamento do conteúdo no Google.
2. YOAST SEO
Já que falamos sobre o Yoast ele é a próxima ferramenta para blog da nossa lista.
Ele ajuda seu conteúdo a ficar melhor rankeado em mecanismos de pesquisa como o Google.
Como citamos rapidamente acima, ele ajuda você a adicionar meta-título e meta-descrição, e a cuidar de outros aspectos técnicos da otimização do conteúdo.
Após o preenchimento dos campos solicitados, o plugin oferece uma lista de melhorias para otimizar seu conteúdo, como por exemplo, indica o número de vezes que uma palavra-chave deve aparecer durante o texto.
O Yoast também oferece dicas sobre a legibilidade de seu texto.
Se você entende a importância e o papel do SEO para gerar tráfego qualificado para seu site ou blog, este é um plugin obrigatório!
3. Canva
O Canva é uma ferramenta para blog que se concentra em contribuir com o design do canal.
A ferramenta é simples e permite que qualquer pessoa personalize a aparência do blog e também crie imagens para o interior das publicações. O que torna os conteúdos mais atrativos e interessantes.
Isso tudo faz com que seu leitor passe mais tempo em sua página.
4. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados.
Você pode instalar em seu site ou blog e receber informações como:
- volume de visitas em seu site e blog;
- os conteúdos mais populares do blog;
- número de visitantes convertidos em leads ou clientes,
- de onde vieram os visitantes e mais.
Atualmente o marketing tem suas estratégias pautadas em dados capazes de ajudar as empresas a tomarem decisões mais consistentes sobre suas ações na área.
Por meio dos dados coletados e analisados uma empresa é capaz de mudar sua estratégia e investir nas ações que trazem melhores resultados, garantindo maior retorno de seu investimento.
Leia mais em: BI no marketing digital: como ele impulsiona suas estratégias
Quer saber mais sobre como funciona o Google Analytics? Assista ao vídeo abaixo! 😉
5. Adsense
Você já pensou em como fazer um blog dar dinheiro?
O Google AdSense é uma das formas disso acontecer através do uso do blog como plataforma de anúncios do Google Adwords.
Com o AdSense instalado em seu blog as campanhas dos anunciantes do Google Adwords, que escolhem a opção Display, podem aparecer em seu canal.
Caso um usuário clique no anúncio você irá receber uma parte do valor que o anunciante pagou para o Adwords.
Os anúncios que irão aparecer em sua plataforma, geralmente, estão relacionados ao seu nicho de mercado. Isso amplia as chances de seus visitantes clicarem nos anúncios e gerar mais renda para você.
Da mesma maneira que o anunciante paga ao Google por clique, o Google paga a você também por clique.
Na imagem abaixo destacamos o anúncio veiculado em um portal de notícias brasileiro, por meio de Adsense.
6. Google KeyWord Planner
O que você deve escrever?
Quais os temas podem atrair mais visitantes para seu blog?
Essa ferramenta para blog é destinada ao planejamento de campanhas do Google AdWords, mas também é um ótimo recurso para o trabalho de SEO e produção de conteúdo.
Isso acontece porque o Google KeyWord Planner gera listas de palavra-chaves pesquisadas por usuários da rede de pesquisa e que estão relacionadas ao seu mercado.
Dica bônus: invista em produção de conteúdo com foco em palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas que tem em média 3 termos.
Esse tipo de keyword leva para seu blog um usuário mais qualificado.
Sugerimos que se aprofunde no tema, lendo o artigo; “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.
Ao usar essas ferramentas para blog você ganhará mais dinheiro, alcançará mais pessoas e aproveitará todo o processo um pouco mais.
Você também pode optar por facilitar ainda mais todo esse processo e reunir diversas das funcionalidades apresentadas, em um sistema de automação de marketing completo, que contenha;
- Painel de Palavras-Chave
- Relatórios
- Segmentação de Contatos
- Automação de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais e mais.
A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.
Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.