O mundo dos negócios é cheio de estratégias. Mas, para aplicá-las é preciso conhecer a fundo leads e clientes. Assim, hoje é dia de falar sobre vendas B2C, uma das modalidades comerciais mais comuns.
Afinal, ela se aplica tanto para grandes organizações quanto para empreendedores individuais, se adequando a setores e realidades totalmente distintos.
Entretanto, diferente de outros tipos de relação comercial, nela a construção de um relacionamento de confiança entre marca e consumidor é ainda mais importante.
Por isso, você confere neste artigo:
- O que são vendas B2C;
- Quais são seus desafios;
- 5 maneiras de conquistar os clientes.
Preparado? Então, boa leitura!
O que são vendas B2C
Acima de tudo, é fundamental entender o conceito de vendas B2C. Dessa forma, a compreensão começa pela explicação da sigla: Business to Consumer, em inglês. Ou seja, “da empresa para o cliente”.
Assim, pode-se defini-la como a negociação que tem como alvo o consumidor final, sem intermediários ou empresas envolvidas no processo.
Então, agências de turismo, farmácias, supermercados, e-commerce varejista e cabeleireiros são alguns exemplos.
Logo, por essa característica, é que esses negócios precisam apostar ainda mais no relacionamento com as pessoas. Seja por um atendimento de alto nível, pela criação de conteúdo relevante e agregando valor a oferta, por exemplo.
Afinal, a satisfação depende ainda mais do posicionamento, pois a decisão de compra ocorre, geralmente, por impulso ou vontade imediata, com baixa taxa de fidelidade.
Entretanto, como falado no início, o conhecimento profundo dos leads e clientes é essencial. Pois, dependendo do ramo, como o imobiliário, por exemplo, a razão também pesa na decisão e não apenas a emoção.
Quais são os desafios das vendas B2C
Agora, como você já viu, a fidelização é um dos desafios das vendas B2C, devido ao fato também do consumidor ter muitas opções e o preço muitas vezes falar mais alto.
Despertar o desejo de compra no maior número possível de pessoas é outro obstáculo, pois o impulso de aquisição é o forte nessa transação comercial. Porém, também entram na lista:
- Dificuldade em se diferenciar do concorrente;
- Criar um “mote” ou “porquê” para o consumo da sua marca;
- Se fixar na mente do consumidor como a primeira opção, sempre.
Por isso, é importante saber como conquistar a confiança e estabelecer um relacionamento duradouro e de valor.
5 maneiras de conquistar clientes nas vendas B2C
Enfim, é chegada a hora mais importante: saber como ampliar suas vendas B2C e conquistar mais clientes. Confira!
1) Analise o perfil do consumidor
Em primeiro lugar, não existe possibilidade de gerar fidelização e agregar valor sem conhecer o cliente. Por isso, é fundamental entender quais são suas “dores”, desejos, necessidades, hábitos e comportamentos, por exemplo. Defina quem é a persona para saber quais estratégias e posicionamento adotar.
2) Crie um propósito
Depois, mais do que oferecer soluções, é preciso ter um objetivo, um motivo para existir. Assim, é fundamental defender uma causa ou ter um posicionamento diferenciado. Dessa forma, pessoas que têm a mesma visão vão se conectar profundamente com sua missão.
3) Tenha uma estratégia sólida de marketing online e offline
Em terceiro lugar, a presença digital é uma obrigação para a empresa que quer estar mais próxima dos clientes. Assim, deve-se investir em uma estratégia de marketing digital para diferentes canais nas vendas B2C.
Entretanto, a mensagem principal (propósito) precisa ser a mesma em todos eles.
Da mesma maneira, dentro da loja ou escritório físico, o atendimento, postura dos funcionários e experiência de compra precisam refletir o que é dito online. Por isso, o planejamento digital e offline precisam ter sintonia.
4) Promova experiências de compra positivas
Na sequência, como citado, tanto o presencial quanto o online precisam ser marcantes. Dessa forma, você deve se preocupar com a experiência do consumidor nos diferentes momentos e canais de contato.
Assim, ele sentirá que está ganhando mais do que o esperado, se sentirá acolhido e tende a criar uma conexão mais forte com a sua marca. Lembre-se: foco total no cliente!
5) Aposte em ferramentas de automatização e gestão
Por fim, essas são duas maneiras de ganhar tempo para se dedicar ao relacionamento nas vendas B2C e, ao mesmo tempo, ter um histórico de dados dos clientes.
Com um bom sistema de CRM, como o da Linkseller, você consegue:
- Acompanhar e estipular metas;
- Verificar a atuação de vendedores, inclusive remotamente;
- Criar mensagens para envio por e-mails ou WhatsApp, por exemplo;
- Ter segurança, pois a ferramenta é 100% online e com informações salvas em nuvem;
- Controlar o funil de vendas, essencial para as estratégias de marketing também;
- Ter acesso a diversos sistemas, através das integrações e muito mais.
Então, para conhecer todos os recursos e colocar em prática com facilidade o que aprendeu aqui, fica o convite para testar gratuitamente por até sete dias o CRM de vendas da Linkseller. Conheça, aplique à sua realidade e boas vendas!