Uma das estratégias mais buscadas por profissionais de marketing e gestores de empresas está relacionada a como conseguir tráfego para meu site.
Essa preocupação está relacionada ao fato de que com mais tráfego aumenta a probabilidade de aumentar a conversão de visitantes em leads.
Com mais contatos em seu funil de vendas a tendência é um aumento na captação de clientes.
Além disso, ao aumentar o tráfego de usuários em seu site você também amplia o volume de pessoas que se relacionam e conhecem sua marca.
Enfim, os benefícios de aprender como conseguir trafego para meu site são muitos, mas como fazer isso?
Como conseguir tráfego para meu site: 8 estratégias
1. SEO
SEO, ou Search Engine Optimization, é a estratégia de otimização para mecanismos de busca.
Essa otimização tem o objetivo de deixar a página mais “atrativa” para a plataforma de pesquisa, que por sua vez vai priorizá-la ao apresentar os resultados de uma busca feita por um usuário.
Isso quer dizer que podemos considerar essa tática como a mais importante para quem deseja aprender como conseguir trafego para meu site.
O objetivo é colocar as páginas do seu site nas primeiras posições de um resultado de uma pesquisa em um mecanismo de pesquisa (principalmente o Google).
Estar nas primeiras posições da lista de resultados para uma pequisa fará com que sua página receba mais visitas.
Observação: tudo isso sem que você precise pagar para estar no “topo” dos resultados. É o chamado resultado orgânico.
Quer saber mais sobre como conseguir trafego para meu site usando o SEO? Assista ao vídeo abaixo!
Se você quer se aprofundar sobre esse assunto, sugerimos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR, “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.
2. Marketing de conteúdo
Para que seu site seja considerado relevante para ser apresentado como resultado de uma pesquisa no Google, um dos critérios mais importantes é a produção de conteúdo.
É também por meio do conteúdo que você responde às perguntas feitas pelos usuários do mecanismo de pesquisa.
Saber o que produzir, entretanto, é tão importante quanto a escrita e publicação do material.
Quais as dúvidas da sua persona em cada etapa do funil de vendas?
Quais as palavras-chaves usadas por elas para solucionar essas dúvidas?
Como seus concorrentes tratam esse assunto?
Algumas ferramentas de SEO são ótimas para responder essas e outras perguntas:
- Google Keyword Planner;
- SEMrush;
- Google Trends;
- Software de automação de marketing da LAHAR.
3. Tipos de conteúdo
Além de publicações em blogs e páginas comuns do site existem outros tipos de conteúdo que devem ser incluídos na sua estratégia:
- Blogs
- Ebooks
- Vídeos
- Podcasts
- Infográficos
Invista na produção desses conteúdos “ricos” e atraia ainda mais atenção para suas páginas.
4. Links Internos
Ainda falando sobre o marketing de conteúdo como ferramenta para conseguir trafego para o seu site, não podemos esquecer dos links internos.
Eles são inseridos ao longo de um conteúdo e levam o visitante de sua página para outros materiais produzidos por sua marca.
O objetivo deles é fazer com que um usuário que acessou seu site passe mais tempo dentro de suas páginas.
Os links internos também dizem ao Google que seu site oferece conteúdos relevantes, que “prendem” a atenção do usuário.
Veja como você pode aproveitar ao máximo os links internos:
Atenção: Não exagere. Em um post de 1.000 palavras insira no máximo 8 links internos.
5. Backlinks
Ter um conteúdo citado por outra plataforma com certo grau de relevância também é uma das maneiras de como conseguir trafego para meu site.
Além de alcançar um novo público que visita o site que citou seu material você também ganha mais um ponto na busca por fazer o Google entender que aquela página é relevante.
Esses links externos são chamados de backlinks.
6. Guest Post
Guest Post, ou post de convidado, é um conteúdo escrito por sua equipe e que é publicado em um outro canal.
Isso é interessante porque você pode inserir links para outros conteúdos de sua página, criando backlinks relevantes para sua estratégia.
Além disso, você mostra que é uma autoridade no assunto, ao assinar conteúdo publicado em outra plataforma.
Crie parcerias nas quais você escreve conteúdos para outros canais e também publica conteúdos escritos por seus parceiros.
Lembre-se que o material deve ser original e exclusivo, nas duas situações.
Essas trocas de conteúdo são comuns entre empresas que conversam com um público semelhante, mas oferecem soluções que não são concorrentes.
7. Links Patrocinados
No tópico 1 deste artigo, quando falamos sobre SEO, a imagem que usamos como exemplo mostra a posição dos links patrocinados e do conteúdo orgânico dentro de uma página de pesquisa do Google.
Como visto, os conteúdos anunciados são posicionados antes dos conteúdos otimizados de acordo com as diretrizes do SEO.
Isso torna a publicidade paga uma das maneiras mais diretas para responder a pergunta: como conseguir tráfego para meu site.
Ao ser um dos primeiros resultados de pesquisa do Google, potencialmente, esse material deve receber ainda mais visitas.
Seu investimento é em formato CPC, ou seja, custo por clique. Dessa forma sua empresa só paga se um usuário clicar no anúncio e acessar sua página.
Para melhorar o retorno sobre essas ações, invista em conhecimento lendo o texto; “Como criar campanhas de Google Adwords”
8. Tenha um site seja responsivo
Acessar a internet por meio de dispositivos móveis é uma constante no dia a dia de quase todo mundo que possui um smartphone.
Quantas vezes você mesmo pesquisa algo por meio desse aparelho?
Por isso é importante que você garanta que seu site seja acessível pelas plataformas mobile.
Assim o visitante poderá visualizar todo o material com conforto.
Caso contrário o visitante irá acessar o material e, imediatamente, sairá do site. Isso conta negativamente para sua autoridade e pode rebaixar suas posições nos mecanismos de busca.
Estas são apenas algumas das muitas estratégias que você pode usar para direcionar o tráfego para seu site.
Implemente uma combinação dessas estratégias e você verá melhorias no tráfego do site.
Se você tem suas próprias dicas sobre como aumentar as visitas no seu blog nós adoraríamos adoraria ouvi-las, então deixe sua sugestão nos comentários.
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