Marketing/ Negócios e Gestão

5 estratégias de Marketing Digital para implantar na sua empresa

As diferentes estratégias de Marketing Digital oferecem inúmeras vantagens para as empresas: da melhor utilização dos recursos disponíveis até o fortalecimento da relevância da marca. Com ações que geram resultados em curto, médio ou longo prazo, você pode escolher a opção que melhor se encaixa nos objetivos do seu negócio.

A nossa sociedade é cada vez mais digital e, consequentemente, o comportamento do consumidor também: 74% dos brasileiros preferem realizar compras online em vez de em lojas físicas. As empresas, portanto, precisam se adaptar ao novo cenário e uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é aplicando estratégias de Marketing Digital.

Uma das principais dificuldades para quem trabalha com marketing é, justamente, o orçamento apertado e a necessidade de conseguir bons resultados. Com as estratégias certas, porém, é possível divulgar a sua marca de forma mais eficiente e precisa, investindo melhor os recursos disponíveis.

Ficou curioso e quer saber quais são essas estratégias de Marketing Digital que podem ajudar o seu negócio a alcançar um desempenho mais satisfatório? Então continue a leitura deste artigo para entender mais sobre a importância desse conceito, os benefícios e, é claro, as ações que você pode aplicar internamente. Confira!

Qual a relevância do Marketing Digital?

Um dos principais benefícios da transformação digital é a quantidade de recursos disponíveis para melhorar o desempenho de uma empresa. As atividades podem ser aprimoradas na área de vendas, recursos humanos ou mesmo o marketing. Ao falarmos no último setor, é cada vez mais factível realizar grandes ações com poucos recursos.

As diferentes estratégias de Marketing Digital permitem que as equipes da área percam menos tempo em funções operacionais e burocráticas, se concentrando em atividades mais estratégicas, que gerem melhores retornos para as empresas. Além disso, é possível focar campanhas mais precisas, melhorando o custo-benefício das suas ações.

Não importa qual é o objetivo da sua empresa, alguma das muitas estratégias de Marketing Digital vão se adequar ao seu planejamento. Afinal, em uma sociedade cada vez mais conectada — com o Brasil sendo o 4º país com mais usuários online no mundo, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) — é preciso estar presente nos cenários digitais.

Preços mais em conta e produtos de melhor qualidade não bastam para superar a concorrência. Por isso, montar um plano de marketing é essencial e, ainda mais importante, é aplicá-lo no cenário online também. Não à toa, um estudo da Boston Consulting Group (BGC) mostra que 25% dos investimentos em Marketing no Brasil são voltados para os diferentes canais digitais.

A mudança no comportamento das empresas é justificada por outros números da mesma pesquisa: 56% dos brasileiros tendem a clicar em algum anuncio online quando são impactados. E fica ainda melhor quando as campanhas são de acordo com as suas expectativas e interesses, elevando as chances de clique para 75%.

Além disso, é possível impactar o consumidor com estratégias orgânicas, inseridas de maneira natural na rotina do usuário. Com a execução correta de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, você pode destacar a sua empresa nas pesquisas no Google. Ou seja, as opções são as mais variadas para o seu negócio.

Quais os benefícios de apostar nessa estratégia?

Portanto, é inviável pensar em ações como a divulgação da sua marca, fidelização de clientes, atração de novos consumidores ou até mesmo aumento nas vendas sem a utilização de estratégias de Marketing Digital. A tendência é que o uso dessas ideias e campanhas se torne mais comum dentro do cenário nacional.

Por isso, destacamos algumas das vantagens de aplicar essas estratégias no planejamento da sua empresa. Confira!

Presença online fortalecida

Seja em uma busca no Google, seja nas redes sociais, a internet é uma das ferramentas de pesquisa mais utilizadas e, por isso, você precisa garantir que a sua empresa esteja presente nesse ambiente. Atuando nos diferentes canais e plataformas, você fortalece a presença digital da sua marca entre os usuários.

Engajamento com os usuários

A experiência do cliente é cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa e isso passa diretamente pelo relacionamento estabelecido entre marca e consumidor. As estratégias de Marketing Digital permitem que você gere um maior engajamento com os usuários, fortalecendo os laços entre os dois lados.

Segmentação de público

Um dos grandes benefícios ao utilizar os canais da internet para divulgar a sua marca é a possibilidade de segmentar o público. Ou seja, você consegue direcionar cada campanha para o usuário ideal, aumentando as suas chances de conversão e, consequentemente, melhorando o custo-benefício das suas campanhas de Marketing.

Resultados mensuráveis

Outra vantagem de atuar no cenário digital é a possibilidade de mensurar os resultados das suas estratégias. Isso significa que você vai saber exatamente qual foi o desempenho de cada uma das suas campanhas, avaliando, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e, assim, aprimorando suas ações futuras, investindo nas soluções mais eficientes.

Maiores lucros

De acordo com relatório do Google, empresas que se encontram em um nível mais avançado de maturidade digital — com uma estratégia otimizada e mais personalizada — tendem a aumentar as suas receitas em 20% e, de quebra, reduzir os custos em 30%. Ou seja, investir nessa estratégia torna o seu trabalho como um todo mais produtivo.

Quais as 5 melhores estratégias de Marketing Digital para a sua empresa?

Agora que você já sabe qual a relevância do Marketing Digital e os benefícios e razões que justificam tamanha importância das diferentes estratégias no cenário atual, é hora de saber quais delas podem ser mais úteis para a sua empresa. Por isso, separamos as 5 melhores opções para se colocar em prática. Confira!

1. Aposte em Inbound Marketing

Uma das principais estratégias de Marketing Digital é o Inbound Marketing, que foca na atração do cliente por meio da produção de conteúdo útil. Em vez de recorrer aos anúncios tradicionais fazendo uma oferta direta do seu produto ou serviço, essa metodologia busca entrar de forma mais sutil — e efetiva — na rotina do consumidor.

A ideia é, aos poucos, ganhar a confiança do usuário com a mensagem que a sua empresa está passando, não necessariamente anunciando o que você tem para oferecer. Ao criar uma relação sólida com a pessoa, se torna mais fácil convencê-lo a se tornar seu cliente, apostando, principalmente, no engajamento entre as duas partes.

2. Invista no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo faz parte do Inbound Marketing, ou seja, utiliza a mesma metodologia para atrair o consumidor. Nesse caso específico, porém, o objetivo é engajar o seu público-alvo utilizando a produção de conteúdo relevante. Ações como criar um blog, por exemplo, facilitam o funcionamento dessa estratégia.

Por meio desses canais, você vai disponibilizar materiais e artigos ricos sobre a sua área de atuação, fortalecendo a autoridade da sua marca entre os usuários. Além disso, por meio de técnicas como SEO, você consegue um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, atraindo mais visitantes para as suas páginas de maneira orgânica.

3. Anuncie em mídia paga

Mas não é só de atração orgânica que o Marketing Digital vive. Os anúncios em mídia paga também têm grande relevância dentro de um planejamento eficiente. Essa opção é ainda mais importante quando a empresa precisa de resultados mais rápidos. Afinal, o impacto é imediato no consumidor, não sendo necessário construir uma relação.

A partir do impulsionamento dos anúncios, você consegue destacar a sua marca em diferentes formatos como banner, texto, link ou imagem. A ideia é que o cliente seja impactado pela campanha e acesse as suas páginas. Com as palavras-chave corretas e a segmentação dos anúncios, você cria campanhas muito mais precisas.

4. Esteja presente nas redes sociais

Dados da pesquisa Social Media Trends 2019 mostram que 96,2% dos usuários na internet estão em alguma rede social. Não à toa, 62,6% das empresas consideram esses canais fundamentais para as suas estratégias, para a divulgação da marca, engajamento com o público, aumento das vendas ou o tráfego em suas páginas.

Estar presente nas redes sociais é, portanto, uma obrigação diante desses números. Por lá, você consegue se aproximar do consumidor, interagir e até mesmo divulgar, por exemplo, os conteúdos produzidos em seu blog. Além disso, é uma maneira de estar presente entre os usuários, fortalecendo a presença digital da sua marca.

5. Faça email marketing

Apesar das novidades no mundo digital, o email ainda é um canal muito utilizado pelos usuários. Dados da Radicati mostram que existem quase 3 bilhões de contas de email em todo o mundo. Além disso, outra pesquisa mostra que 92% dos adultos conectados à internet utilizam essa ferramenta para enviar ou receber mensagens.

O email marketing é, portanto, essencial para que você se comunique com o seu público de maneira direta. As empresas que sabem utilizar esse canal conseguem estabelecer uma relação próxima do consumidor, enviando newsletters, promoções, ofertas ou informativos, fortalecendo o vínculo entre marca e usuário, além de gerar um maior impacto com suas ações.

Dessa forma, saber utilizar as estratégias de Marketing Digital é uma forma eficiente de destacar a sua empresa em meio a tanta concorrência. Independentemente de qual seja o seu objetivo ou a urgência em busca de resultados, ações como a criação de um blog, investimentos em anúncios pagos ou o fortalecimento da presença nas redes sociais podem ser a solução.

Que tal, então, tornar o processo de tomada de decisão referente às estratégias de Marketing Digital ainda mais preciso? Confira o nosso artigo sobre o assunto e saiba como aplicar a análise SWOT no seu planejamento de Marketing Digital e potencializar os resultados da sua empresa!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

Sumário.

Recomendados para você

Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais essencial para os negócios, e as agências de marketing não estão imunes a essa tendência. Por isso, vamos explorar como as agências podem aplicar IA em campanhas para melhorar a eficiência e os resultados. Neste artigo, vamos compartilhar dicas valiosas da Ramper e da Copybase, duas […]

Apesar da metodologia outbound ser antiga (e feita muitas vezes da maneira errada), o cenário atual do mercado exige inovação e formas diferentes para a geração de leads – uma das principais dores de qualquer negócio. As agências de publicidade estão se rendendo cada vez mais ao modelo híbrido: a aliança entre inbound e outbound […]

Resenha da palestra “Como engajar time de vendas com gamificação” no Ramp Up Tour São Paulo 2018 do Alex Mariano, da Zoho. A implantação de um CRM na área de vendas pode gerar duas situações: o uso religioso ou a falta de engajamento do time quanto a plataforma, tornando todo o processo mais difícil. Essa […]

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Artigo escrito por Carlos Moura | Diretor da Superlógica Se você trabalha com assinaturas e pagamentos recorrentes, sabe bem o enorme desafio que é gerir sua empresa e lidar com as particularidades típicas da economia de recorrência. São inúmeras tarefas trabalhosas e operacionais que acabam comprometendo um bom tempo seu e de sua equipe para […]

“A realização resulta de empenhar todo o seu ser. Você trata o trabalho como se fosse algo completamente separado de sua vida pessoal? Ou sua vida pessoal está interferindo no trabalho? Combine-os para se beneficiar ao máximo dos dois. O trabalho pode melhorar a vida pessoal e a vida pessoal pode melhorar o trabalho.” Atualmente […]