Na nossa opinião como especialistas que lidam diariamente com as principais estratégias de marketing digital, acreditamos que sim, vale a pena criar um blog.
Você já deve ter ouvido falar que, nas táticas atuais de marketing digital, “conteúdo é rei”! E a razão que torna isso uma verdade é a predominância das estratégias de conteúdo sobre quase todas as demais ações de marketing.
O conteúdo está no site de uma empresa, em suas redes sociais, e-mail marketing, vídeos, enfim. Ao criarmos bons conteúdos, que sejam úteis e interessantes, nos aproximamos de possíveis clientes na internet.
Quando o assunto é blog, a produção de conteúdo relevante, entretanto, toma outras proporções. Isso acontece porque, além de criar relevância para a marca, ele ainda contribui para outras estratégias, como o SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização para motores de busca).
Sim, o conteúdo do blog é fundamental para que sua empresa seja facilmente encontrada nas pesquisas feitas nos diversos mecanismos de busca. Uma boa construção desses artigos garante as primeiras posições entre os resultados.
Isso sem contar no papel essencial do blog: abrigar os conteúdos que vão ajudar sua empresa a levar seus leads pelas etapas do funil de vendas. Essa é a base de uma estrutura de Inbound Marketing.
Por todas essas razões e muitas outras, sim, vale a pena criar um blog.
Leia também: “Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+BÔNUS]”.
Como saber se vale a pena criar um blog? 4 razões para começar ou continuar o seu
Principalmente entre pequenas e médias empresas, ainda há muita resistência à adoção do blog como uma ferramenta de marketing. Isso porque muitos empreendedores ainda enxergam nas redes sociais a única forma de estar em contato direto com seu público.
Entretanto, essa estratégia está longe de ser realidade.
Pense em situações comuns da sua vida. Quando você tem uma dúvida sobre qual celular comprar, como realizar determinada tarefa ou preparar um prato especial, onde você busca informação?
Sim, no Google! Ou em outro buscador, talvez o Bing.
Como já dissemos acima, oferecer conteúdo valioso e relevante dentro de um blog vai ajudar sua empresa a colocar nas primeiras posições, as páginas que responderão às dúvidas de seus clientes.
E não é esse o único benefício!
A seguir, listamos 4 razões de porque acreditamos que vale a pena criar um blog.
1. Aumentar o tráfego do seu site
Já que estamos falando sobre o Google e o rankeamento das páginas de seu site na ferramenta, a primeira razão do porquê vale a pena ter um blog é o aumento do tráfego de usuários.
Esse tráfego é ampliado não apenas por causa do Google, mas também porque seu conteúdo de blog pode ser divulgado em locais como:
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- sites de parceiros que compartilham seu material;
- outros sites que podem utilizar seus artigos como referência (backlinks tem valor inestimável para SEO);
- outros textos dentro do seu próprio blog, criando relações entre conteúdos diversos que se complementam.
Resumindo, vale a pena criar um blog porque essa é uma maneira incrível de direcionar novos visitantes e gerar tráfego qualificado para o seu site.
2. Estabelecer sua empresa como referência
Ofertar conteúdo valioso é um dos caminhos que podem tornar sua empresa referência em sua área de atuação.
Com a produção de conteúdo constante, sua empresa pode passar a ser vista como uma fonte de informação confiável. A constância de postagens é um dos pontos avaliados por esses robôs que geram informações para os mecanismos de busca.
É importante ter em mente as personas e as etapas do funil de compras que cada conteúdo pretende atender. Ao aplicar a estratégia certa, você terá grandes resultados.
Leia também: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs
3. Gerar engajamento
O engajamento digital é, sem dúvida, uma das razões de porque vale a pena criar um blog.
Além das interações na própria página do conteúdo publicado, um bom texto também pode promover um aumento nos comentários, curtidas e compartilhamentos das suas redes sociais. É uma relação de ganha-ganha: ao chamar seus seguidores para ler algo interessante no blog, você está criando material de qualidade para as redes.
O engajamento é um fator decisivo para ampliar seu alcance orgânico, além de estreitar a relação entre você e seu leitor. Relacionamento e confiança é tudo no Inbound Marketing!
Não é incrível como no marketing digital tudo se completa?
4. Alcançar clientes em potencial
Não é recomendado que você inicie a abordagem dos conteúdos de forma muito comercial. O ideal é responder a expectativa do usuário sem que ele tenha que pagar alguma coisa para acessar esse conhecimento, certo?
Usar o final do artigo para apresentar seu serviço ou produto, entretanto, pode ser uma boa pedida para manter os leitores com você. Afinal, você já demonstrou que tem conhecimento sobre o tema, deixando a sua solução ainda mais confiável e atrativa.
Nessa área, é estratégico oferecer algo de valor para o leitor, mas nada de exagerar na publicidade.
Mesmo não sendo um canal de conversão de vendas diretas, os blogs também podem – e devem – ser vistos como ferramentas de vendas.
Ao criar credibilidade, confiança, mostrar domínio sobre diferentes assuntos e provar que você entende dos problemas e necessidades das suas personas, o blog acaba te ajudando a gerar vendas.
Além disso, blogs são boas portas de entrada para visitantes e leads, o que aumenta os contatos do seu pipeline e permite converter um maior número de clientes.
Agora que você já entendeu que vale a pena criar um blog, que tal receber algumas dicas de como escrever um conteúdo perfeito? A seguir, selecionamos um vídeo com 10 dicas simples, mas muito importantes, para começar ou melhorar suas postagens.
Estes são apenas alguns dos benefícios que mostram que vale a pena ter um blog.
Ainda vale a pena criar um blog em 2022?
Embora a criação de um blog de negócios de sucesso leve tempo, dedicação e paciência, uma vez que você comece, estará no caminho certo para perceber esses e muitos outros benefícios.
Você não precisa – nem deve – guiar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo sozinho(a). Fazer essa gestão demanda um volume considerável de atividades, portanto, utilizar ferramentas de automação, ajudará a otimizar seu tempo e seus resultados.
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