Marketing

7 atitudes e perfis de um gestor de marketing digital de sucesso

Liderança, criatividade, confiança e conhecimento são algumas características muito bem-vindas para um gestor de marketing digital, mas será que existem outros atributos que podem fazer a diferença em uma empresa a fim de criar uma equipe de marketing de alta performance?

Com certeza! Para saber mais sobre isso, confira o artigo! 

Como ser um bom gestor de marketing digital? 7 comportamentos ideais

Segundo a  Harvard Business Review, os principais comportamentos de CEOs e gestores de sucesso são. 

1. Tenha velocidade na tomada de decisões

Com a transformação digital, o marketing se tornou muito mais sobre números e resultados do que sobre feeling.

Um bom gestor de marketing digital é capaz de aliar dados e intuição para tomar decisões quando necessário.

Em alguns casos, essas decisões devem ser rápidas e os relatórios são inconclusivos. 

Nessas situações, o gestor deve estar preparado para avaliar o impacto de uma decisão errada e comparar esse resultado com o impacto de nenhuma decisão tomada.

Isso porque em muitos casos não tomar uma decisão pode ser ainda pior.

Entretanto, para que as decisões tenham uma maior probabilidade de serem tomadas com assertividade, é importante que um líder de marketing esteja DIARIAMENTE atento às:

  • novidades do setor;
  • tendências do mercado, não apenas de marketing e consumo, mas também financeiro;
  • informações em tempo real sobre os investimentos realizados no setor e o retorno que eles estão oferecendo;
  • a capacidade financeira da empresa em arcar com custos e prejuízos.

Tudo isso vai fazer com que a decisão de um gestor de marketing digital tenha mais chances de estar correta, mesmo quando os dados se mostram confusos.

2. Desenvolva a capacidade de engajar a equipe

Um líder sem equipe lidera quem? 

Ninguém faz nada sozinho, por isso, independentemente de qual decisão foi tomada, se foi ou não decidida às pressas, um líder deve ser capaz de engajar seus colaboradores a seguirem em busca de bons resultados.

Uma equipe engajada é capaz de transformar um resultado negativo em números positivos!

Entenda as necessidades e motivações da equipe, deixe que eles tomem decisões em suas áreas e não pratique a micro gestão. Entretanto, defina bem os objetivos e ações que deseja e espera de cada um.

Se coloque como uma fonte de apoio e conhecimento, mas não corte as asas de seus liderados.

Lembre-se: engajamento é a capacidade de envolver outras pessoas em torno de um objetivo comum.

3. Busque apoio em seus especialistas

O marketing digital possui muitas áreas, apenas para exemplificar, temos:

É importante para um gestor de marketing digital buscar a opinião de seus especialistas durante a construção de uma estratégia ou a tomada de uma decisão.

Consultar quem lida com resultados e ações todos os dias fortalece um planejamento e ainda apoia o que acabamos de falar no tópico 2, quando abordamos a necessidade de engajamento dos funcionários.

4. Aprenda a fazer a gestão de conflitos

Um bom líder deve saber fazer uma gestão de conflitos imparcial e efetiva.

Quando muitas pessoas trabalham em conjunto é comum que “choques” aconteçam, seja de idade, opinião ou forma de trabalho.

Entretanto, uma equipe que tem muitos conflitos é uma equipe que trabalha pior., o  que não pode acontecer.

Por isso é importante que o gestor de marketing digital desenvolva a capacidade de lidar positivamente com situações difíceis.

Seja transparente, use o diálogo e estabeleça regras claras e igualitárias.

5. Seja flexível e adaptável

Se você já trabalha com marketing há alguns anos, tente se lembrar como as estratégias da área mudaram.

Quem não soube se adaptar às novas ferramentas, plataformas e ações fica  para trás, lá no que parece ser a era das cavernas!

O estudo da HBR descobriu que os CEOs que se adaptam tem de 6 a 7 vezes mais chances de sucesso. 

E a evolução não para de acontecer. Hoje falamos sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina, automação de marketing … continuar estudando e se adaptando não é uma opção. É uma obrigação para gestores de marketing digital!

E para dar aquele empurrãozinho, a seguir confira um vídeo com 5 tendências do marketing digital! Ou seja, corre porque você já está atrasado.

6. Foque seu esforço em entregar resultados

A capacidade de entregar resultados de forma consistente ao longo do tempo faz com que um gestor de marketing digital tenha a confiança de diretores e funcionários da empresa.

Criar um planejamento real, com metas mensuráveis e possíveis de serem alcançadas é o primeiro passo.

Para saber mais sobre esse assunto indicamos a leitura do artigo; Marketing digital de resultados: 4 dicas e mais de 10 ferramentas

Nada de prometer mundos e fundos! Vá com calma, analise históricos, mercado e faça um planejamento estratégico de marketing.

Isso estabelece expectativas reais sobre o seu trabalho e cria um clima organizacional mais harmonioso.

7. Desenvolva sua habilidade analítica

A gestão de marketing se mistura com a gestão de pessoas e a gestão de dados.

Definir, medir e otimizar os resultados das métricas do marketing digital é trabalho para o gestor da área, assim como também é entender o que todos esses números querem dizer sobre o que FOI feito e o que DEVE ser feito.

Entender o que cada taxa quer dizer sobre a estratégia implantada e traçar objetivos e planos de ação para melhorar seu resultado, mesmo quando ele já é positivo, faz parte do novo leque de skills que um gestor de marketing digital deve desenvolver.

Sim, parece e é muita coisa, mas calma que tudo vai dar certo! 

Leia também: Será que deve investir numa plataforma de Análise Web Pago?

Afinal, o que faz um gestor de marketing digital?

Agora que você sabe o que faz um gestor de marketing digital e conhece os sete principais comportamentos para ser um bom gestor, está na hora de compreender quais são algumas de suas funções no dia a dia de trabalho.

1. Define o posicionamento da empresa

Toda marca precisa ter um diferencial que a faça se destacar no mercado, oferecer um benefício que a torne a opção de escolha dos usuários no lugar de seus concorrentes.

De maneira resumida, pode-se dizer que o posicionamento é a combinação de diferencial com segmentação (definição do público alvo), e é uma das principais funções de um gestor de marketing.

Um exemplo prático é a Apple, cujo diferencial é o seu design e sua performance percebida como superior, combinado ao seu público de clientes corporativos que são empresas focadas em design e criação.

2. Realiza pesquisas e análises de dados de CRM

Para realizar um bom trabalho de marketing é preciso ter números confiáveis para basear suas ações.

Ferramentas de CRM são uma ótima opção para reunir informações sobre seus clientes, além de realizar pesquisas de satisfação e tornar possível reunir tudo sobre seus consumidores em um lugar só, garantindo dados confiáveis que servem como norteador das decisões a serem tomadas para a realização de um bom planejamento estratégico.

3. Faz o planejamento de marketing

O planejamento de marketing é um desdobramento do planejamento estratégico, com um foco maior naquilo que deve ser feito pela equipe de marketing para que a empresa atinja seus objetivos e resultados. 

Se você se pergunta qual a importância do gestor de marketing para a empresa, esse é um exemplo bem claro. Afinal, é ele quem define as metas e objetivos de marketing e quais ações serão necessárias para atingir esses resultados e apoiar a empresa a atingir seus objetivos macro.

4. Define o MIX de marketing

Um gestor de marketing é o responsável por definir cada um dos 4 Ps do marketing (preço, produto, praça e promoção) de uma organização, para que possam auxiliar no cumprimento de seu plano estratégico.

5. Acompanha e otimiza resultados 

Para ficar por dentro e descobrir se o que foi planejado está ocorrendo conforme o esperado, é preciso acompanhar os números e KPIs (indicadores chave de desempenho) por meio de um bom sistema de CRM.

Caso as coisas não estejam saindo como o previsto, cabe ao gestor definir melhorias, ações corretivas e novos planos para otimizar sua estratégia e melhorar os resultados.

6. Integra as equipes de marketing e vendas

O gestor de marketing tem muitas obrigações e para que elas surtam algum efeito é preciso que o time de marketing esteja alinhado com o time de vendas.

As duas equipes precisam estar integradas e trabalhar em sinergia para que a organização alcance os resultados esperados.

É papel do gestor integrar as equipes para que trabalhem de forma harmônica e sem conflitos.

Quais os conhecimentos necessários para se tornar um gestor de marketing digital?

Sabendo quais são as atividades comuns a um gestor de marketing, é preciso saber se você está preparado para se tornar um, descobrindo quais os principais conhecimentos necessários para o bom desempenho desse papel.

Devido às diversas atribuições do gestor de marketing digital, alguns conhecimentos são quase que obrigatórios para conseguir desenvolver bem a profissão. Conheça os principais:

  • Desenvolvimento de campanhas;
  • Planejamento de cronograma;
  • Uso do Benchmarking;
  • Criação de canais de comunicação;
  • Definição de público alvo;
  • Estudo de comportamento de consumidor;
  • Conhecimento de ferramentas;
  • Automação de marketing digital;
  • Marketing viral;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • SEM (Search Engine Marketing);
  • Google Analytics;
  • Usabilidade na Web;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Produção de conteúdo para diferentes formatos;

Gestor de marketing digital: salário e benefícios

Uma das perguntas mais frequentes feitas pelos aspirantes ao cargo de gestor de marketing é sobre a média salarial paga para quem desempenha a função.

Ao mesmo tempo que o salário para o papel está em expansão, a concorrência é cada vez maior. Segundo o portal Vagas.com, a média salarial para Gerente de Marketing Digital no Brasil é de R$ 6.102,00, podendo ultrapassar R$10.000,00 em alguns casos.

Será que você tem o perfil certo?

Você já ouviu falar no teste de personalidade MBTI?

Baseado na teoria de Carl Jung, apresentada no livro “Tipos Psicológicos” (1921), o teste de personalidade MBTI pode ajudar você a conhecer mais sobre si e sobre as outras pessoas.

O teste é um questionário com perguntas sobre comportamento. Você consegue fazer o teste gratuitamente, em português, por meio do site 16Personalities.

A proposta do modelo é que existem 16 tipos de personalidade e a partir do seu conhecimento sobre a sua personalidade, você poderá identificar pontos fortes e fracos para o cargo que deseja exercer.

A partir disso, você pode desenvolver o que é positivo e tentar minimizar o que é negativo.

As 16 personalidades são divididas em 4 grupos:

  1. Analistas
  2. Diplomatas
  3. Sentinelas
  4. Exploradores

Antes que você pergunte, não há “mistura perfeita” de características para ser um gestor de marketing digital.

Esse modelo serve como uma forma rápida de autoconhecimento, mas todos podemos evoluir e mudar ao longo do tempo.

Esperamos ter ajudado você a entender a importância de um gestor de marketing digital para uma empresa. A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas e pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreitem o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.

Sumário.

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