O infográfico de marketing digital é um tipo de conteúdo rico que ajuda a converter e suavizar a leitura do usuário. De tempos em tempos, muitas empresas postam esses materiais de forma gratuita ou com custo baixíssimo.
De acordo com o levantamento sobre estatísticas de marketing de conteúdo visual, 36,6% dos profissionais de marketing preferem usar imagens originais, como infográficos do que o conteúdo propriamente dito em suas estratégias de Marketing de Conteúdo.
Para saber quais são os principais modelos e como eles servem de acordo com o nicho certo, listamos 12 infográficos de marketing digital sobre diversas estratégias online. Vamos conferir um por um a partir de agora.
Por que os infográficos ainda funcionam no marketing de conteúdo?
Com o excesso de informações no dia a dia, as pessoas têm cada vez menos tempo para ler um conteúdo, principalmente quando é extenso. Isso reforça a ideia de montar um infográfico que consiste em um recurso visualmente interessante e com dados relevantes para o leitor.
Para que os profissionais de marketing cheguem a um determinado público, eles precisam adotar diferentes métodos de compartilhamento de informações. Por isso, para melhorar o envolvimento com o conteúdo, os infográficos voltaram a fazer sucesso.
Afinal, esse modelo de conteúdo é interessante porque:
- é fácil de compreender em período reduzido de tempo;
- compacta várias informações em pequenos trechos usando elementos visuais;
- é compartilhável, o que pode torná-lo viral.
Mesmo que você não tenha tempo em produzir um, saiba que os infográficos podem entrar no seu plano de marketing digital, já que incorporados com autorização servem como um conteúdo novo e compartilhável.
Como criar excelentes infográficos?
- Use modelos atraentes, bem definidos e personalizáveis para facilitar a criação;
- Priorize as informações do que os recursos visuais, isto é, não pense somente na ilustração, e sim, na relevância do conteúdo para o público;
- Anote as palavras-chaves, mapeie o títulos e o conjunto de dados para formar o conteúdo;
- Escolha o tipo certo de gráfico que comporte os dados;
- Use fontes diversas, mas não ultrapasse três tipos porque torna o infográfico confuso e enjoativo.
Com essas dicas, vamos conhecer os principais modelos de infográficos para o seu plano de marketing digital.
Lista de infográficos de marketing digital: exemplos
Infográficos de Inbound, resultados e início de processo
1. Inbound Marketing: conceito e fundamentos
O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing digital que todo profissional que começa a trabalhar na área deve saber.
Seja você um novato no ramo ou um profissional vindo do marketing tradicional, o Inbound hoje norteia o posicionamento de muitas empresas.
O marketing digital é um setor amplo e o Inbound ajuda a criar uma sequência de ações bem planejadas, usando os diversos formatos de conteúdo como “isca”.O primeiro infográfico de marketing digital da nossa lista é da The Whole Brain Group e explica os fundamentos da metodologia de Inbound Marketing.
2. Resultados gerais do Inbound Marketing
Mesmo sendo bastante usado como estratégia de marketing digital, há pessoas que ainda tem um pé atrás com o Inbound.
Vale ressaltar que, de acordo com o Resultados Digitais, as técnicas de Inbound Marketing que levam em conta mídias sociais, blog e SEO, geralmente trazem para as companhias um CPL (Custo por Lead) cerca de 61% menor que leads gerados por métodos tradicionais.
O infográfico de marketing digital abaixo feito pela Invesp traz algumas estatísticas e tendências que destacam o potencial do Inbound quando bem feito.
3. Start de um processo de Inbound Marketing
O próximo infográfico de marketing digital explica como começar uma estratégia de Inbound Marketing em uma empresa.
Para ter sucesso, é necessário seguir etapas para estruturar as ações e reunir os ativos e os profissionais que vão fazer a produção dos materiais.
No infográfico abaixo, podemos ver um processo básico de implementação de Inbound Marketing. São 10 etapas para serem implementadas em um período de três meses.
Infográficos de marketing de conteúdo
4. Planejamento de conteúdo para blog
O conteúdo é o centro da estratégia de Inbound Marketing. E não estamos falando apenas dos blog posts, pois a criação de conteúdos profundos em formato de e-books, vídeo, webinars, entre outros, são variantes que atraem o público.
Para começar, é fundamental enriquecer o blog da empresa, principalmente, produzindo conteúdos alinhados com as técnicas de SEO.
O LinkedIn e a Column Five mostram no infográfico de marketing digital abaixo como criar um blog com conteúdo relevante, por meio de uma comparação criativa com a pirâmide alimentar.
5. A estrutura do conteúdo viral
A viralização positiva de um conteúdo com milhões de visualizações e compartilhamentos é algo impossível de prever. Uma boa chamada e um texto/vídeo bem escrito/falado, inédito, sobre algo relevante, são passos desse caminho com o objetivo de atrair a atenção das pessoas.
Mesmo sendo difícil prever esse efeito, o site BuzzSumo fez o infográfico de marketing digital abaixo para mostrar alguns dados importantes sobre a produção de conteúdos virais, entre eles:
- tipos de conteúdos mais compartilhados na internet;
- fatores que incentivam o compartilhamento;
- etapas para criar um conteúdo com potencial viral.
A construção desse infográfico é toda baseada em dados e estatísticas. Dê uma olhada!
Infográficos de marketing de vídeo
6. 31 estatísticas de marketing em vídeo
Que o vídeo é um formato de conteúdo popular, isso é inegável. Basta ver o crescimento do Youtube nos últimos anos e a criação de recursos como o Instagram Stories e o Facebook Live.
O dinamismo desse tipo de mídia ajuda a contar histórias de forma mais clara. O efeito dos vídeos é comprovado pelas estatísticas que apontam o aumento das taxas de engajamento e, consequentemente, de conversão para as marcas.
Todas as plataformas estão valorizando e incentivando a produção de conteúdos em vídeo, pois o formato realmente é bem recebido pelas pessoas.
Confira abaixo o infográfico de marketing digital da Hyperfine Media com 31 estatísticas de marketing de vídeo que podem orientar suas estratégias com esse tipo de mídia:
7. Tendências de marketing de vídeo
Como mostramos no infográfico de marketing digital acima, o marketing de vídeo é um formato forte no mercado digital.
A Offeo criou o infográfico sobre as últimas tendências em marketing de vídeo que as empresas podem explorar, que também aborda os comportamentos de consumo de conteúdo em vídeo
Infográficos marketing de influência
8. Entendendo o marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia que usa a imagem e o posicionamento de líderes no mundo digital para informar o público em geral.
Principalmente nas redes sociais, essa estratégia ganhou espaço e colocou os perfis de influenciadores em evidência.
O objetivo do marketing de influência é unir o posicionamento da marca ao influenciador como um mediador da mensagem para alavancar uma ação, compartilhar conteúdos, visitas ao site, etc.
O infográfico de marketing digital da Flying Point Digital explica e mostra alguns dados sobre o marketing de influência e como essa estratégia veio para ficar.
9. Estatísticas sobre marketing de influência
O marketing de influência tem potencial, mas quais são os resultados reais que esse tipo de estratégia já alcançou?
A Mediakix elaborou o infográfico de marketing digital abaixo com estatísticas que reforçam a importância de manter o marketing de influência na estratégia digital.
10. Passos para usar o marketing de influência
Entendido o que é e o potencial de resultados, como incluir o marketing de influência na estratégia de uma empresa?
O infográfico de marketing digital abaixo, também da Mediakix, mostra um passo a passo com 10 etapas da implementação a mensuração de resultados para usar o marketing de influência.
Infográficos de Redes Sociais
11.Instagram Stories em dados
Uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos foi o Instagram. A ferramenta Stories foi a grande responsável por manter e conquistar mais usuários para essa rede social.
Sem dúvida, o recurso é muito eficiente para a relação entre as marcas e o público.
No infográfico de marketing digital abaixo, a mLabs mostra alguns dados relevantes sobre a ferramenta e seu uso estratégico.
Infográficos de comunicação
12. WhatsApp Business
O WhatsApp é uma dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil. A ferramenta é de uso pessoal, mas tem uma versão profissional, o ‘WhatsApp Business’, com várias funções para fornecer um atendimento exclusivo de qualidade aos clientes.
Ainda não conhece o WhatsApp Business? Veja o infográfico de marketing digital abaixo da Infobase Interativa:
Gostou das nossas dicas de infográficos de marketing digital? Se você também tem uma referência bacana para indicar, deixa para gente nos comentários!
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