A buyer persona é um personagem fictício que representa o perfil do cliente ideal para sua empresa com todas as características favoráveis ao relacionamento.
Nesse contexto, um negócio pode ter um ou vários perfis de buyer persona para o produto ou serviço que oferece.
Mas por que criar uma buyer persona é tão importante? Porque a persona ajuda sua equipe de marketing e vendas a compreender as dores do cliente de maneira mais tangível e prática.
O tipo de conteúdo produzido, as novidades e atualizações do produto ou serviço, as campanhas de venda e o relacionamento com o cliente serão orientados para suprir as necessidades reais, pensadas através da representação.
Quer aprender o passo a passo para criar uma buyer persona? Continue lendo e aprenda a identificar e a descrever o perfil de cliente ideal que você quer no seu funil de conversão.
Buyer persona: formas de obter dados
Para criar uma buyer persona é preciso investir em um trabalho de investigação e pesquisa em diversas fontes para detectar tendências entre seu público-alvo.
A viabilidade de cada método deve analisada e se encaixar na realidade da sua empresa e no que sua equipe tem meios de realizar.
O importante é aproveitar bem as informações que você conseguir ter acesso. Algumas ações de investigação são:
– Analisar seu banco de dados de clientes atuais para estudar como os prospects encontram e consomem seu conteúdo. Por exemplo, você pode tirar informações valiosas do Google Analytics do seu site.
– Fazer reuniões com a equipe de vendas para obter feedbacks sobre os atendimentos e identificar tendências no tipos de clientes em potencial.
– Colocar campos estratégicos que ajudem a identificar um perfil nos formulários das landing pages das suas campanhas. Por exemplo: número de funcionários na empresa onde trabalha.
– Fazer pesquisas com clientes, ex-clientes e clientes em potencial — presenciais, por telefone ou online. A pesquisa, se bem feita, gera insights valiosos. Falaremos desse processo com mais detalhes a seguir!
Recomendamos outros dois conteúdos do blog para reforçar conceitos importantes:
- O que são leads? Começando pela captação.
- Como qualificar leads? GUIA COMPLETO do funil à automação.
15 perguntas para uma pesquisa de buyer persona
O método de pesquisa é bastante rico para criar uma buyer persona. A maneira mais prática de realizá-la é através de um formulário online.
Você pode enviá-lo para sua base de e-mails e publicar nas redes sociais para atingir um público maior e que também é relevante para sua marca.
Essa estratégia vai agilizar o trabalho e facilitar a compilação de dados para descrever o perfil ideal depois.
Separamos abaixo 15 perguntas, divididas em categorias, que você pode fazer na sua pesquisa. Confira:
Dados demográficos
1) Insira os campos que considerar pertinentes: idade, estado civil, gênero, etc.
2) Nível educacional.
Empresa
3) Sua empresa atua em qual setor do mercado?
4) Você sabe a quantidade, exata ou aproximada, do número de funcionários?
Profissão
5) Qual cargo você ocupa no trabalho?
6) Quais são as principais responsabilidades do seu cargo?
7) Quais ferramentas você usa no dia a dia de trabalho?
8) Qual o cargo do seu superior imediato?
9) Quais são os três maiores desafios do seu cargo?
Capacitação
10) Como você aprende novas habilidades para aplicar no trabalho?
11) Quais são suas principais fontes de leitura: blogs, revistas, sites, etc?
12) Quais são as redes sociais que você mais utiliza?
Perfil consumidor
13) Qual a melhor forma de interagir com um profissional de vendas (e-mail, presencialmente, por telefone)para você?
14) Usa a internet como fonte de busca de informação sobre produtos e serviços?
15) Como foi sua última experiência de compra? Quais fatores foram essenciais para considerá-la satisfatória ou não?
Para evitar respostas como sim ou não, acrescente sempre um “por quê” junto da pergunta quando for pertinente.
Complete sua leitura com o artigo: ‘Como reter um cliente utilizando 4 técnicas complementares’.
Criando seu perfil de buyer persona
Com os dados compilados é hora de reunir as equipes para discutir os aspectos e tendências mais relevantes identificados, além das principais necessidades e desafios apontados na pesquisa.
Em seguida, comece a descrever o perfil da buyer persona, especificando seu gênero, cargo, seus desafios de trabalho, o que ela busca para evoluir na carreira, etc.
Caso haja mais de um perfil para o seu negócio, continue montando as descrições, baseando-se na pesquisa.
Depois, crie uma manual com a descrição detalhada de cada perfil para divulgar para toda empresa. Dê um nome real para cada buyer persona e use fotos para facilitar a assimilação.
Essas informações serão essenciais decidir quais serão as técnicas de prospecção de clientes e qual o caminho do prospects e os estímulos que serão feitos ao longo do funil de compras.
Agora você está pronto para começar a criar uma buyer persona para sua empresa. Mãos à obra!
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