A inteligência em vendas é um trabalho que desafia as equipes de marketing. Com a ajuda da tecnologia, entretanto, gerar dados e detectar tendências nas ações dos usuários ficou mais fácil.
Com softwares de automação de marketing e CRMs, as informações estão disponíveis em tempo real para serem analisadas.
Essa ferramentas auxiliam tanto do trabalho do marketing quanto do setor de vendas que precisam estar unidos na conquista de novos clientes.
Quer aproveitar melhor o potencial da inteligência em vendas na sua empresa? Continue lendo e conheça os três maneiras de aplicar esse recurso no seu planejamento estratégico de marketing digital e aprimorar suas ações.
3 maneiras de usar inteligência em vendas nas empresas
1. Para obter dados de fontes variadas
Existem várias fontes através das quais uma empresa pode obter dados que sinalizam oportunidades de compra e interesses dos usuários sobre seu produto ou serviço.
Alguns exemplos de fontes de dados são:
- software de aumentação de marketing;
- sistemas de vendas CRM;
- ferramentas de monitoramento de redes sociais;
- cookies de site;
- tags de site para dispositivos móveis, etc.
O principal objetivos de utilizar essas ferramentas de inteligência em vendas é ter um conjunto de dados que geram insights para as ações de marketing.
Rastrear as atividades do lead, seu comportamento como usuário no site e etapa do funil de venda em que ele está é fundamental.
Mas a equipe de marketing e vendas pode ir além, coletando informações de outras fontes — inclusive de fontes offline.
Para organizar esse trabalho, é importante ter um mapeamento de processos na empresa para que a equipe saiba quais são as fontes de dados usadas.
Por exemplo: analisando os dados do site da empresa, foi detectado que a maioria dos acessos vem de dispositivos móveis, principalmente, o celular.
A partir disso, é fundamental que todos os materiais de marketing e funcionalidades do site funcionem perfeitamente em modo responsivo.
Assim, o “cenário” para atrair clientes e conduzi-los ao longo do funil que vai resultar na efetivação da venda fica mais intuitivo.
Unindo insights de diversas fontes, as ações ficam mais coerentes com o que o usuário espera e sua empresa só tende a ganhar.
Dados das redes sociais
As redes sociais concentram bilhões de usuários e todas já oferecem versões de perfis comerciais que disponibilizam dados sobre o público, as interações e o engajamento.
Se a sua empresa investe nas redes sociais para a divulgação de conteúdos e para promover ações de venda através de anúncios pagos, aproveite esses dados de inteligência em vendas a seu favor.
Assim, a equipe de marketing vai conseguir orientar as ações e oferecer incentivos de compra, além de entender o que mais atrai o usuário.
2. Para dar contexto e organização ao trabalho
Entre as ferramentas de inteligência em vendas utilizadas, o CRM é uma das mais importantes.
Aliado ao software de automação de marketing, o sistema de vendas auxilia na organização e nas ações que a equipe de vendas deve tomar frente aos leads qualificados.
O CRM também ajuda a automatizar alguns processos de comunicação, organizar as tarefas do departamento e obter dados sobre os atendimentos de cada membro da equipe.
Acompanhando a evolução do lead ao longo do funil de compras, o CRM ajuda a contextualizar a comunicação e a usar argumentos certos para transformá-lo em cliente.
3. Para ter acesso a dados em tempo real
Cada empresa tem um funil de vendas diferente e que pode durar dias, semanas ou meses até o lead chegar na decisão de compra.
Usar a inteligência em vendas é útil, pois a equipe mantém o acompanhamento de dados em tempo real e pode detectar as mudanças de comportamento do usuário.
Assim, se existe um crescimento de acesso ao site ou a uma página específica que destaca sua solução, por exemplo, é possível entrar em ação.
Esses dados podem ser aproveitados para criar ações nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e para direcionar os investimentos em anúncios pagos.
Outro ponto positivo da inteligência em vendas aplicada aos negócios é que enquanto buscam por novos leads, o atuais continuam sendo nutridos.
Dessa forma, a empresa se mantém ativa, a equipe produtiva e motivada e os resultados têm um maior potencial de serem positivos.
Complete sua leitura com as dicas do post: Como vender novamente para sua base de clientes.
Agora que você entende um pouco mais sobre inteligência em vendas, reúna sua equipe para discutir formas de usar os dados que sua empresa compila a favor das vendas e do crescimento do negócio.
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