Marketing

Anatomia landing page: 10 elementos essenciais para conversão

A anatomia é uma área de pesquisa da medicina que estuda a “forma e a estrutura dos diferentes elementos constituintes do corpo humano”. Essa é parte da definição do dicionário. Adaptando esse conceito para o marketing, mais especificamente para a estratégia de geração de leads, entender a anatomia da landing page pode ajudar você a compreender os elementos essenciais para o funcionamento dessa ferramenta. 

A anatomia da landing page, então, descreve a estrutura ideal para a criação das páginas de conversão, que vão transformar visitantes comuns em leads da sua empresa.

O que são landing pages? 

Landing pages são páginas usadas para converter visitantes em leads, ou seja, em contatos com os quais sua empresa poderá se relacionar por meio de e-mail, SMS e outros canais. 

Utilizar as landing pages para aumentar a conversão de seu negócio é uma das estratégias de marketing digital que mais ganham espaço no planejamento de empresas de todos os setores e tamanhos.

Com o grande objetivo de converter visitantes em leads, a anatomia da landing page deve respeitar algumas regras, por exemplo:

  • ser direta ao ponto, 
  • não apresentar links que não sejam o CTA,
  • deve conter um botão de call to action bem definido, 
  • apresentar uma vantagem poderosa para o usuário.

A seguir, você verá que apresentamos um passo a passo de como construir landing page, criando uma anatomia da landing page perfeita. São 10 pontos essenciais para você alcançar melhores resultados de conversão.

Anatomia de landing page perfeita: 10 pontos essenciais

Afinal, como fazer uma landing page que realmente ajude na geração de leads da sua empresa?

É claro que a oferta que você irá apresentar, ou seja, a razão para o usuário se converter, é fundamental. Sem um benefício claro, nenhum visitante da página irá compartilhar seus dados como nome e e-mail com uma empresa. 

Mas, o que vai além disso? Existe alguma coisa na forma de construir a landing page que pode mudar os resultados que ela vai oferecer? 

Parece que sim! E é justamente sobre isso que iremos falar a seguir. Confira abaixo um guia para a anatomia da landing page ideal. 

1. Headlines (título da página)

Uma landing page eficiente comunica sua proposição de valor, que nesses casos deve ser única e clara, de forma simples e interessante. 

Um título bem elaborado deve ser atraente e indicar claramente por que vale a pena responder a ação proposta. Vá direto ao ponto!

anatomia-landing-page

Veja esta página de destino da KISSMetrics. Eles indicam sua proposta de valor – que podem ajudá-lo a encontrar e obter clientes valiosos – logo no título.

2. Engaje seu leitor

Use um tom pessoal para envolver leitores e falar diretamente com seus visitantes. Usar a palavra “você” ou “seu” faz com que o material seja mais pessoal. 

Muitas empresas B2B não conseguem fazer isso e usam uma linguagem distante em terceira pessoa.

Se o seu conteúdo não envolver seus leitores, isso não ajudará a fortalecer sua marca, aumentar suas conversões, leads ou vendas

O conteúdo envolvente pode cativar o seu leitor. E isso ajuda a levá-los a:

  • fazer perguntas, 
  • responder ao seu call to action,
  • comprar seu produto ou serviço.

Ao desenvolver sua landing page tente sempre responder a estas perguntas:

  • O que seu visitante obterá de você?
  • Como você pode fazer sua proposta de valor se destacar?
  • O que torna sua empresa melhor do que a concorrência?
  • anatomia_landing_page

A UserTesting.com faz um ótimo trabalho ao explicar o que eles oferecem e seus benefícios. Eles também engajam escrevendo, “Descubra por que os usuários deixam seu site”. Além disso, fornecem um vídeo curto e eficiente, que informa sobre a empresa e seus serviços.

3. Call to Action eficiente

O call to action (CTA) é um elemento crítico de uma landing page.

Uma boa landing page faz com que o visitante execute uma ação desejada (por exemplo, inscreva-se, deixe suas informações de contato, download, etc.). Se o CTA não estimula o visitante a realizar uma ação, então todos os esforços para construir a landing pages serão desperdiçados.

Os melhores CTAs geralmente possuem os seguintes traços:

  • Tem um único foco ou objetivo
  • Está estrategicamente distribuído na página – idealmente acima da primeira dobra do seu site (para que os visitantes vejam sem ter que rolar a página) e ao longo das demais.
  • Deve se destacar em relação ao restante do layout da página, capturando facilmente a atenção do espectador (por exemplo, usando cores de alto contraste ou brilhantes)
  • Usa a palavra-chave que as pessoas interessadas em seu produto ou serviço possam estar pesquisando
  • Deixa claro o que o visitante receberá quando clicar
anatomialandingpage

Dê uma olhada na landing page do site Jeff Bullas. Além de ter um título e subtítulo que comunica um benefício claro, o botão CTA efetivamente atrai a atenção do usuário.

4. Design limpo, organizado e profissional

É importante para a anatomia da landing page ter um design limpo que deixe todas as perguntas que um usuário poderá fazer sobre a oferta sejam respondidas. 

A navegação deve ser bastante fluida e simples. 

Os visitantes devem ser capazes de capturar a essência da sua oferta com um rápido olhar. Lembre-se de que você só tem alguns segundos para converter seu visitante antes que ele escolha fechar a página.

landing page

A landing page da Alexa oferece uma boa hierarquia de informações com seu design.

A página comunica um benefício claro e é separada em pedaços de informação para facilitar a leitura. O rodapé minimalista também não distrai os visitantes.

5. Sinais de Confiança

Para que seus visitantes possam clicar no seu call-to-action, eles devem confiar em você primeiro. Você pode criar confiança incorporando informações como:

  • depoimentos, 
  • revisões, 
  • menções de imprensa, 
  • número de clientes que já adquiriram sua solução, 
  • selos de garantia,
  • certificação de segurança de terceiros.
hootsuite landing

Boas landing pages usam esses elementos de confiança para provar confiabilidade e habilidade. Veja como a Hootsuite faz seus sinais de confiança e testemunhos muito visíveis no meio da sua landing page.

6. Formulários curtos

Naturalmente, você como profissional de marketing digital, deseja coletar o máximo de dados possível dos seus visitantes. No entanto, quando se trata de criar uma ótima landing pages, menos é mais. 

Quanto mais campos em seu formulário você pedir aos visitantes para preencherem, maiores as chances deles saírem de sua página sem completar a tarefa. Peça apenas o essencial.

landing_page

Veja como o formulário da FabFitFun pede apenas endereço de e-mail e código postal.

A maioria dos visitantes não se importará de fornecer seu nome e endereço de e-mail, mas pedir outros detalhes pessoais, como números de telefone ou data de nascimento, podem fazer com que sua taxa de rejeição aumente em até 50%.

7. Cuidado com Links

As landing pages têm metas muito específicas e a adição de informações pode distrair seus visitantes e impedir que eles realizem a ação proposta. A colocação de muitos links pode ter um impacto negativo nas conversões. Simplicidade é a chave. Idealmente, os únicos links clicáveis devem ser para o seu CTA.

landing-pages

Confira o exemplo acima, além de ter um design organizado e uma mensagem clara, contém apenas um link clicável para que os usuários não sejam distraídos com links para outras páginas ou redes sociais.

8. Oferta incrível

Como falamos acima, parte central da anatomia de uma landing page é a qualidade da oferta. A oferta é o que você está dando aos seus visitantes em troca da resposta ao seu chamado à ação. Bons exemplos de ofertas para construir landing pages podem ser:

  • cupons,
  • descontos, 
  • testes gratuitos, 
  • uma consulta, etc. 

Esta parte da landing page deve ser convincente o suficiente para encorajar o público alvo a agir.

landing

A Membership Site Masters possui uma landing page que não só apresenta uma oferta, mas também explica como o usuário se beneficiará por meio dela.

9. Use Vídeo e Imagens

Adicionar um vídeo à sua landing page pode torná-la uma experiência muito mais valiosa para o visitante. É provável que as pessoas permaneçam na página mais tempo se houver um vídeo atraente.

landingpages

No exemplo acima, o vídeo de ShortStack ajuda a explicar o que eles fazem de maneira muito mais efetiva do que um bloco de texto.

10. Aplicabilidade mobile

Nem é necessário explicar, você provavelmente entende por que é importante ter uma landing page otimizada para dispositivos móveis. 

Atualmente, mais e mais pessoas acessam a internet por meio desses dispositivos. Assim, uma landing page otimizada é fundamental para sua taxa de conversão.

landing page

Dê uma olhada na página da Moto 360. Funciona bem porque segue uma regra básica na concepção de uma landing page responsiva: tudo deve ser acessível através de um toque. Se um visitante precisar usar dois dedos para manipular o tamanho da tela ou as ofertas de acesso, é provável que você tenha uma baixa taxa de conversão.

Dentro de um planejamento de campanha de marketing digital, as landing pages são estratégias fundamentais para o funil de conversão. Além de atrair usuários qualificados, também aumentam a captura de leads, para futura nutrição desses contatos. Se tudo der certo esses leads um dia virarão clientes.

Para facilitar na hora de organizar a sua página, a seguir preparamos um checklist com o que é mais importantes para a anatomia da landing page:

  1. Headlines (título da página)
  2. Engaje seu leitor
  3. Call to Action eficiente
  4. Design limpo, organizado e profissional
  5. Sinais de Confiança
  6. Formulários curtos
  7. Cuidado com Links
  8. Oferta incrível
  9. Use Vídeo e Imagens
  10. Aplicabilidade mobile

Depois de converter visitantes em leads é hora de fazer a gestão de leads em busca de convertê-los em clientes.

Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]