Você tem produtos SaaS na sua empresa ou pretende investir neles? Então, saiba que com algumas estratégias a alta performance em vendas é garantida!
Afinal, esse é um mercado em ascensão no Brasil e no mundo. Prova disso, é que, de acordo com uma pesquisa da Rock Content, SaaSholic, Signal Hill, Redpoint e Ventures:
- 71% dos entrevistados criou a organização com investimentos próprios. Ou seja, nada de burocracia excessiva para financiar seu projeto;
- 60% dos ouvidos tiveram retorno do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) em menos de 6 meses com o SaaS.
Além disso, segundo um levantamento da Gartner, o Software as a Service será responsável por uma receita de 98,9 bilhões de dólares em 2020 no mundo.
Assim como, a previsão dela é de que esse número suba para 113,1 bilhões de dólares em 2021.
Portanto, o potencial de crescimento dos negócios com foco em SaaS é grande.
Por isso, é preciso que a gestão fique atenta às necessidades das pessoas para criar soluções que de fato entreguem conceitos, ideias e inovação.
Bom, antes de entrar nas dicas para impulsionar suas vendas nesse setor, vale a pena conhecer ou rever o conceito de SaaS e os benefícios desse nicho. Boa leitura!
O que significa SaaS na prática
Em primeiro lugar, é fundamental ter em mente que o Software as Service é um relacionamento duradouro. Ou seja, não é uma venda única e que termina na assinatura.
Dessa forma, é preciso investir no sucesso do cliente, através da disponibilização de softwares e soluções tecnológicas que entreguem alto valor na ponta.
Assim, esse modelo de negociação envolve, geralmente, uma assinatura mensal que permitirá o cadastro e acesso para uso da plataforma.
Um exemplo clássico desse nicho é o Netflix. Assim como, o Dropbox e sistemas de CRM de vendas, como o da Linkseller.
Então, caberá à sua empresa manter o SaaS funcionando, garantir a segurança dos acessos e dados, disponibilizá-lo em diversos dispositivos, entre outras responsabilidades.
Benefícios do SaaS
Depois, entendido o que é o serviço e seu papel nele, é importante que você conheça quais são os benefícios que devem ser oferecidos. Afinal, são eles que atrairão consumidores.
Assim como, conheça aqueles que contribuem para o seu negócio ter sustentabilidade. Dessa forma, entre eles estão:
- Custos iniciais reduzidos;
- Poucas barreiras de entrada, em caso de algo inovador ou criativo, por exemplo;
- Acessibilidade multiplataforma;
- Atualizações automáticas;
- Integrações variadas e com as principais plataformas digitais, como redes sociais e e-mail;
- Não requer estrutura física para armazenamento do software, pois pode ser feito em servidores terceirizados;
- Possibilidade de customização, entre outros.
5 dicas para impulsionar sua performance de vendas
Agora, se você não tem um SaaS, é hora de começar a tirar suas ideias do papel e criar o seu. Então, use seus conhecimentos sobre o público-alvo e suas dores para criar a solução ideal.
Após, invista nas técnicas abaixo. Se você já tem um SaaS, veja as dicas de como impulsionar suas vendas e resultados!
1) Aposte no marketing SaaS
Para começar, elabore estratégias de marketing que posicionem seu serviço perante a concorrência.
Essa comunicação deve incentivar leads a assinarem, seja através de amostras gratuitas ou pela criação de conteúdo relevante.
2) Invista em melhorias
Depois, um dos problemas comuns do SaaS está na rotatividade de usuários. Com o tempo e o crescimento, isso pode fazer com que a empresa perca receita e tenha que investir mais esforços na conquista de novos clientes.
Por isso, é importante ter algumas ações que reduzem a perda, como a melhoria do processo de integração. Além disso, trabalhe com:
- Marketing direcionado para um perfil diferente de leads;
- Pesquise constantemente o comportamento dos consumidores;
- Saiba se reinventar quando necessário para atender novas demandas.
3) Tenha uma boa estratégia de SEO
Em terceiro lugar, é preciso trabalhar a otimização. Ela deve estar presente tanto no conteúdo do blog quanto na estrutura das páginas do site.
Apenas com esse cuidado é possível conquistar tráfego orgânico vindo dos principais buscadores, como o Google, por exemplo.
4) Trabalhe para conquistar novas inscrições
Ao trabalhar com um SaaS, quanto mais assinaturas, melhor para a sua receita. Dessa forma, crie ações que atraiam clientes em potencial. Entre elas estão:
- Ter uma proposta de valor atraente e que se confirme na prática;
- Publicação de depoimentos de usuários. Afinal, essa prova social gera credibilidade;
- Aposte em conteúdos que expliquem como o serviço funciona e de que forma ele entrega solução;
- Acompanhe leads e clientes para identificar oportunidades;
- Ouça feedbacks;
- Inove.
5) Crie campanhas de e-mail
Por fim, usar o e-mail marketing é sempre uma estratégia poderosa de lembrança e aproximação de clientes em potencial.
Por isso, vale a pena investir na humanização desse canal e na criação de campanhas específicas para ele.
Os resultados são ainda melhores quando se usa conteúdo de qualidade, mensagens consistentes e uma frequência de envio adequada.
Agora é com você! Coloque em prática e boas vendas SaaS!