O mercado muda. O comportamento do consumidor também. Por isso, é cada vez mais importante saber aplicar técnicas de negociação matadoras nas suas estratégias de vendas.
Entretanto, para fazer o processo da forma certa é preciso entender:
- O que são as técnicas de negociação e sua importância;
- Quais são as principais com foco no aumento das vendas.
Afinal, o objetivo de qualquer empresa é ter cada vez mais lucro, clientes fiéis e, claro, um time comercial de alta performance.
Então, leia até o final e aplique na rotina do seu negócio o que aprender aqui. Boa leitura!
O que são as técnicas de negociação
Acima de tudo, entenda que as técnicas de negociação podem ser um grande diferencial. Porque elas são capazes de contribuir para uma venda bem-sucedida ao invés de os vendedores desperdiçarem seu tempo em negociações fadadas ao fracasso.
É claro que aqui também entra o cuidado com a conquista de leads qualificados, assim como os esforços de Marketing Digital. Ambos fundamentais para que o fechamento aconteça.
Dessa forma, as técnicas de negociação podem ser descritas como uma estratégia que usa a argumentação e o convencimento para levar a assinatura do contrato.
Entretanto, para que funcionem é preciso ter planejamento e focar os esforços no relacionamento com os leads e clientes. Assim, é possível impulsionar os resultados, através da compreensão de motivações, necessidades e influências, por exemplo.
Porém, é importante que você tenha em mente que as técnicas de negociação devem ser usadas ao longo de todo o processo de vendas. Afinal, são diversos momentos de contato onde é preciso quebrar objeções e guiar o prospect para o próximo passo.
Então, embora negociar seja da natureza humana, é preciso cautela, ética e buscar uma solução boa para os dois lados. Aliás, em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial ter foco total no lead, saber persuadir positivamente, mas também abrir concessões, apostando em uma relação ganha-ganha.
5 técnicas de negociação matadoras para aumentar as vendas
Agora, na sequência, você confere quais são as principais técnicas de negociação quando o foco é aumentar as vendas.
1) Planeje-se e crie um script de vendas poderoso
Em primeiro lugar, além de planejar como deve ser o processo comercial, é preciso criar um “roteiro” e um discurso de vendas que faça sentido.
Dessa forma, você consegue criar um determinado padrão e nível de qualidade e atendimento que até os vendedores mais inexperientes conseguirão acompanhar.
2) Incentive o treino
Em segundo lugar, é fundamental estimular cada um do time a treinar seu discurso. Afinal, as emoções podem aflorar durante uma conversa e ter autocontrole é crucial.
Então, seja através de dinâmicas e treinamentos ou orientando sobre técnicas de preparação e fala em público, faça sua parte e incentive. A prática leva sim a perfeição!
3) Saiba escutar
Depois, pode até parecer óbvio, mas é comum que a ansiedade ou insegurança interfiram nesse aspecto. Afinal, no caminho até o fechamento aparecem diversos obstáculos e oportunidades.
Assim, escute de fato o lead ou cliente, mostre que está atento e que quer ajudar. Dessa forma, você cria uma relação de confiança, o que leva naturalmente a venda.
4) Use gatilhos mentais
Embora muito se fale sobre eles, essa é uma das técnicas de negociação que não deve ser usada sem critério. Por isso, é essencial saber a hora certa em que os gatilhos devem aparecer na conversa.
Dessa forma, os mais usados e que ajudam o cérebro a tomar decisões ou acelerar a compra são:
- Urgência;
- Escassez;
- Exclusividade;
- Reciprocidade.
5) Respeite as particularidades
Por último, mas tão importante quanto os demais, é preciso personalizar o discurso. Embora possa existir um script, o contato com as pessoas nunca pode ser robotizado ou padronizado.
Afinal, nunca se sabe qual rumo uma negociação vai ter e, se o cliente perceber que está recebendo mais do mesmo, tende a “fugir”.
Por isso, é preciso conhecer o perfil de cada lead ou cliente, assim como ter uma ideia de suas principais dúvidas, desejos e necessidades.
Da mesma maneira, é fundamental para que as técnicas de negociação funcionem deixar a conversa fluir de forma pessoal e natural.
Quanto mais a pessoa se sentir acolhida, compreendida e perceber que de fato a empresa e vendedor querem ajudar, maior será a chance de fechamento.
Invista em um sistema de CRM de vendas
Por fim, uma das melhores maneiras de agregar informações e fazer com que o time tenha tempo e conhecimento para se dedicar às técnicas de negociação e ao relacionamento é investir em um CRM de vendas.
Afinal, essa ferramenta oferece, entre outros benefícios:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Definição de metas, inclusive em tempo real;
- Segurança, pois os dados são armazenados em nuvem;
- Gestão do time comercial facilitada;
- Mensagens pré-determinadas;
- Integrações com diversas plataformas, inclusive de comunicação;
- Acompanhamento de métricas.
Então, faça um teste gratuito de até sete dias do CRM da Linkseller, feito por vendedores especialmente para a sua performance. Boas vendas!