Gestão de vendas/ Vendas

Reduzir os custos de vendas e aumentar o lucro: como fazer em 7 estratégias

Não existe fórmula mágica para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro. Porém, existe estratégia.

Dessa forma, com uma boa análise do cenário da empresa e alguns cuidados é possível identificar pontos de melhoria e começar a trilhar o caminho rumo a esse objetivo.

Então, nas próximas linhas você conhece 7 ações que farão diferença nesse processo e poderão trazer resultados efetivos. Pronto?

1) Faça uma análise detalhada para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro

Em primeiro lugar, é impossível tomar decisões sem ter em mãos informações sobre o que está acontecendo na empresa.

Ou seja, é preciso fazer um levantamento geral para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro.

Sendo assim, reúna dados referentes a diversas vertentes da organização, como:

  • Total de fechamentos e suas características;
  • Quantidade de leads captados e quantos assinaram o contrato;
  • Ticket médio;
  • Histórico de compra de clientes;
  • Perfil dos melhores vendedores;
  • Canais com mais retorno;
  • Ações de marketing mais efetivas, entre outros.

Lembre-se: quanto mais dados captar melhores serão suas decisões e estratégias.

2) Crie metas para os dois

Reduzir os custos de vendas e aumentar o lucro_estratégias

Em segundo lugar, um bom planejamento financeiro é essencial. Dessa forma, é fundamental criar metas ou “tetos” para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro.

Cada um deve ter a sua porcentagem de redução e aumento, de acordo com os dados reais levantados.

Além disso, é preciso acompanhar constantemente a movimentação financeira, volume de negociações e não se pautar apenas pela falsa impressão de sucesso.

Afinal, você pode ter muitos contratos assinados, mas altas despesas. Por isso, fique sempre de olho e tome decisões ao longo do tempo que melhorem a produtividade.

3) Foque em ofertas com custo agregado menor, porém mais rentáveis

Na sequência, outro cuidado para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro é estar atento aos momentos de crise.

Neles, mais do que nunca você deve focar nas vendas “quentes”, ou seja, mais seguras. Assim, se reduz o desperdício de tempo, dinheiro e se tem mais certeza de fechamento.

Entretanto, esse também é um segredo para ter um processo de comercialização mais eficaz, desde que se crie um “manual” das ações necessárias para diminuir os riscos e garantir resultados.

Entre as ações possíveis está a automatização de tarefas, uso da tecnologia para vendas remotas e a criação de um relacionamento próximo com leads e clientes.

4) Automatize processos para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro

Em quarto lugar, vale falar sobre a importância de automatizar no objetivo de redução x lucro.

É comum que mesmo os melhores vendedores percam muito tempo fazendo determinadas atividades, especialmente as mais repetitivas.

Por isso, é fundamental investir em ferramentas que reduzam esse desperdício. Afinal, elas também contribuirão para diminuir os custos e aumentar a capacidade de fechamento.

Nesse sentido, os mais usados são os sistemas de CRM, especialmente focados em vendas, e os softwares de automação de marketing.

5) Tenha estratégias de marketing modernas e ajuste-as com o tempo

De fato, o marketing é um aliado do comercial. Afinal, essa é a área que atua na geração de leads. Entretanto, assim como são necessárias ações específicas para o time de vendedores, esse setor também precisa de atenção.

Dessa forma, para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro, além de investir na automação, crie estratégias alinhadas, que aumente a captação de leads qualificados.

Assim, os esforços de todos terão resultados mais efetivos e serão mais certeiros. Da mesma maneira, é preciso acompanhar os processos de ambos para ajustar as ações com o tempo.

6) Personalize o seu serviço ou oferta

Agora, vem uma das estratégias mais importantes e até uma exigência dos consumidores.

Afinal, ninguém quer comprar mais do mesmo e sim uma solução real e específica para a sua necessidade, especialmente na contratação de serviços.

Assim, quanto mais dados tiver dos leads e clientes e melhor entender suas dores, mais terá capacidade de personalizar o atendimento e as ofertas.

Esse cuidado aumenta a performance, reduz custos na jornada de compra, pois a encurta, e ainda gera fidelização e satisfação.

7) Invista em um sistema de CRM

Por fim, como você viu, para reduzir os custos de venda e aumentar o lucro é essencial reunir e acompanhar informações. Entretanto, isso precisa ser feito de maneira confiável.

Assim, a melhor forma de fazer isso rapidamente, de qualquer lugar com conexão à internet e com segurança, ou seja, sem risco de perder dados, é através de um sistema de CRM.

Especialmente, com foco em vendas, como o da Linkseller, que permite fazer a gestão de clientes, leads, vendedores, marketing e até de diferentes plataformas que a empresa use, por integrações.

Dessa forma, fica o convite para analisar resultados em tempo real e de forma constante fazendo um teste gratuito da plataforma por até sete dias. Conheça, implemente o que aprendeu aqui e veja a diferença na performance.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]