Vendas

[Tudo sobre] CRM como ferramenta utilizada pelo marketing

A visão do CRM como ferramenta utilizada pelo marketing, às vezes pode parecer confusa, para quem pensa no marketing apenas como propaganda. O marketing é muito mais que isso.

O CRM como ferramenta utilizada pelo marketing, é parte importante, mas não única dentro das estratégias que uma empresa precisa ter.

Nada disso é novo. Trabalhar a relação com seu cliente sempre existiu. Assim como o marketing não é só propaganda, mas sim um conjunto de ações e estratégias que visam vender mais.

É com foco no CRM como ferramenta utilizada pelo marketing que vamos te mostrar tudo o que ele pode te oferecer.

Neste nosso artigo nós vamos ver o que é CRM e para que serve, além de responder a diversas outras dúvidas recorrentes a muitos gestores.

Com esse objetivo, organizamos este conteúdo da seguinte forma:

  • O que é CRM e para que serve
  • Quais são as ferramentas de CRM?
  • Quais as melhores ferramentas de CRM?
  • Quais os CRM mais usados?
  • Quais as ferramentas usadas no marketing?

Essas são perguntas frequentes, feitas por gestores, as quais vamos abordar neste post. Portanto, siga com a gente!

Oferta LAHAR + CRM PipeRun

O que é CRM e para que serve?

O CRM (Customer Relationship Management), que podemos traduzir no português para: Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia e uma ferramenta, que busca melhorar a relação de sua empresa com o seu cliente.

E para que esse relacionamento seja bom, é preciso captar o maior número de informações possíveis de seus clientes. Armazenar essas informações, organizá-las e aprender com elas. Para que você consiga agir de maneira estratégica, comunicando da melhor forma possível com seu cliente.

As informações vão desde o histórico de compras, até mesmo quais são os canais preferidos por ele para se comunicar com sua empresa. Tudo aquilo que você pode usar para conhecer melhor o seu cliente, é importante aqui.

Com todo esse poder, o CRM como ferramenta utilizada pelo marketing precisa ser parte das estratégias de qualquer empresa, não importando o seu tamanho.

Quais são as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)?

Essa é uma pergunta bem comum depois que você entende o CRM como uma ferramenta: quais são as ferramentas de CRM?

As ferramentas são muitas! Como o CRM precisa lidar com um grande fluxo de informações, sobre cada um de seus clientes, é preciso que você faça uso de soluções específicas que vão tornar parte destes processos automatizados, ou até mesmo facilitar parte delas nas atribuições a seus clientes.

Existem muitas empresas que trabalham oferecendo ferramentas de CRM que podem servir para sua empresa. E para você conhecer melhor quais são as melhores ferramentas de CRM, separamos elas na pergunta abaixo.

Quais as melhores ferramentas de CRM (Customer Relationship Management)?

Separamos algumas das melhores ferramentas de CRM para você conhecer e experimentar em sua empresa. 

CRM PipeRun

O CRM PipeRun é um sistema de CRM completo e gestão do funil de vendas.

É um sistema de CRM muito fácil de usar, com uma interface simples e intuitiva que você pode configurar em poucos minutos e deixá-lo pronto para o uso.

Uma grande vantagem do CRM PipeRun é sua integração com ferramentas de automação de marketing como a da LAHAR. Dessa forma você complementa suas soluções, melhorando os resultados e facilitando até mesmo o trabalho de suas equipes.

Agendor

Agendor é um famoso CRM brasileiro que auxilia muito no acompanhamento de suas vendas. Independente se ela possui um time de vendas externo ou interno.

Seu sistema tem uma interface fácil de usar, além de trazer ferramentas super valiosas para o trabalho de vendas.

Zendesk

A Zendesk é uma gigante nas soluções corporativas e possui um ótimo CRM que ajuda sua empresa, independente do tamanho, a melhorar seu atendimento, atender as necessidades de seus clientes e aumentar suas vendas.

Estes sistemas de CRM são opções que se encaixam em diversos tipos de empresas. Portanto vale a pena conferir o que cada um pode te oferecer de melhor.

Quais os CRM mais usados?

Quais os CRM mais usados? Essa é outra das perguntas que os gestores mais procuram e podemos dizer que ela se relaciona muito bem com as respostas da pergunta anterior.

Mas é claro que você precisa estudar bem o que cada uma das opções tem de melhor e relacionar isso a sua empresa. O que sua empresa mais precisa no momento, em relação a solução de CRM?

Não importa, exatamente, qual o CRM mais usado, mas sim qual dele se encaixa melhor nas necessidades de sua empresa.

Quais as ferramentas usadas no marketing?

Além do CRM, o marketing possui inúmeras ferramentas para que sua empresa possa alcançar vendas. Dessa forma, não dá para citarmos aqui, todas as ferramentas. Mas, podemos mostrar algumas das ferramentas mais usadas atualmente, além do CRM, no marketing:

  • plano de marketing: um plano de marketing é o básico para qualquer empresa que está começando. É a partir dele que você começa a colocar sua ideia no papel e desenvolver sua empresa inicialmente. Ele é o guia para o início de qualquer empresa;
  • SWOT ou FOFA: essa é uma clássica análise que todas as empresas usam para entender quais são os seus pontos fortes, oportunidades, fraquezas e ameaças;
  • pesquisas de marketing: pesquisas sempre são importantes quando lidamos com pessoas. É a partir de pesquisas que você pode descobrir dados que não podem ser captados de outra maneira;
  • benchmarking: essa é uma ferramenta que busca analisar e comparar suas ações de marketing em relação aos seus concorrentes. Buscando assim as melhores práticas.

É difícil dizer quais as ferramentas usadas no marketing que mais serão úteis em sua empresa, mas a partir destas, você já poderá ter uma boa ideia de por onde começar.

Pronto para aumentar suas vendas?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o CRM como ferramenta utilizada pelo marketing e as principais perguntas relacionadas a esse tema, imagino que tenha ficado ainda mais fácil entender sua necessidade nas empresas. E como você pode perceber, CRM e marketing andam lado a lado.

Uma das ferramentas que podem ajudar muito no processo são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.

Além disso, a LAHAR e a Piperun, lançaram uma parceria para integração, agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.

Acesse a plataforma da LAHAR, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias todos os benefícios dessa integração!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]