Marketing/ Vendas

CRM e automação de marketing para microempresas: o que é, como usar e quais as vantagens?

O uso de ferramentas especializadas em CRM e automação de marketing já é uma realidade indispensável a toda e qualquer empresa que trabalhe sua presença online.

Com o impulso que a pandemia deu para os negócios digitais, fica cada vez mais claro a importância de ter o melhor controle sobre as informações que sua empresa administra.

Já há alguns anos, nem se discute mais sobre a importância de ter um bom CRM para microempresas. Sabemos que é primordial. No entanto, muitos gestores estão começando agora a entender como isso funciona no ambiente digital e como a interação do CRM e automação de marketing é importante para sua empresa.

Diante desse novo cenário para diversos gestores, vamos trazer neste artigo diversas informações relacionadas ao CRM e automação de marketing. Respondendo às principais questões que surgem neste momento. E para isso vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é automação de marketing?
  • O que é CRM e automação de vendas?
  • Quem pode usar automação de marketing?
  • Quais as melhores ferramentas de automação de marketing?

Portanto, siga com a gente e vamos aprender mais sobre CRM e automação de marketing.

O que é automação de marketing?

Responder o que é automação de marketing é simples, como o próprio nome diz. Nada mais é que a utilização de ferramentas que buscam automatizar suas ações de marketing. Ou seja, a automação de marketing busca tornar os processos escalonáveis e eficientes. 

Com processos escalonáveis e eficientes, não importa a quantidade de leads que sua empresa gera, você vai conseguir trabalhar corretamente e de forma personalizada a jornada de seu cliente. Jornada essa que vai desde a descoberta de sua empresa até o pós venda.

Portanto, podemos dizer que automação de marketing é indispensável para qualquer gestor em um ambiente online. Já que ela é a melhor forma de conquistar, nutrir e converter clientes de forma eficiente.

O que é CRM e automação de vendas?

A relação entre o CRM e automação de vendas precisa ser estreita para que você não deixe escapar nenhuma venda.

CRM é a sigla para customer relationship management, que pode ser traduzido para relacionamento com o cliente. E é uma ferramenta que busca registrar, reunir e organizar, toda informação relevante possível de um consumidor.

Entre essas informações estão tudo aquilo que pode te ajudar a entender melhor seu cliente, como:

  • nome, 
  • data de nascimento, 
  • histórico de compras, 
  • hábitos de consumo, e mais.

Respondendo o que é CRM e automação de vendas então, podemos dizer que é uma estratégia complementar, reunindo informações conquistadas com um bom CRM, com objetivo de fazer com que o processo de vendas seja mais eficiente.

Com mais informações sobre seu cliente, você poderá criar abordagens personalizadas e eficientes, eliminando barreiras e processos durante o processo de compra de seu cliente e as etapas do funil de vendas.

Conhecer o seu cliente é essencial para saber apresentá-lo a melhor opção de compra, no melhor momento, reduzindo assim barreiras de compra.

Um CRM para microempresa é essencial, e a integração dessa ferramenta com a automação de marketing proporciona a sua empresa um alto potencial de gestão de leads. Fazendo com que sua empresa apresente tenha um funil de vendas mais eficiente.

Quem pode usar automação de marketing?

Para responder quem pode usar automação de marketing, basta perguntar: Quem vende ou quer ter uma presença online?

E pronto, sua resposta está aí. Qualquer pessoa ou empresa que queira vender ou fazer sua presença online pode e precisa usar automação de marketing. E o motivo é bem simples, como já vimos anteriormente: eficiência e escalabilidade.

Apenas com a automação dos processos, você conseguirá dar conta de atender cada um de seus clientes de forma rápida e personalizada. Ao invés de lidar individualmente com cada um deles manualmente.

Imagine que você tem uma loja física com 2 atendentes e 10 clientes entrando e querendo atendimento. Eles não vão dar conta e você perderá vendas. No ambiente online, é parecido. A diferença é que você dispõe de ferramentas como CRM e automação de marketing para dar conta de toda essa demanda, em toda a jornada de compra de seu cliente.

Quais as melhores ferramentas de automação de marketing?

A partir do momento que a gente entende estas necessidades em um ambiente digital, nos vem à mente a pergunta: 

Quais as melhores ferramentas de automação de marketing?

O que não faltam são ferramentas que buscam solucionar estas questões, mas são poucas as que conseguem uma interação tão boa, do CRM e automação de marketing, como a CRM PipeRun e a LAHAR.

A CRM PipeRun é uma plataforma especializada na gestão de relacionamento com clientes, atendendo mais de 1.000 empresas e juntamente com a LAHAR, que é um software de automação de marketing, permite que sua empresa consiga o melhor dos dois mundos.

As duas empresas possuem agora integração completa entre seus sistemas, fazendo com que você e sua empresa tenham acesso ao que há de melhor no mercado.

A LAHAR possui soluções personalizadas de acordo com o tamanho e o tipo de empresa que você possui. Seja você uma microempresa ou até mesmo uma agência de publicidade que busca oferecer soluções para outras empresas.

Como você pode ver, hoje não basta apenas um CRM para microempresas, você que precisa fazer sua presença online, precisa também fazer a gestão de seus visitantes e futuros clientes, para que eles passem por todo processo de:

Atração > Conversão > Relacionamento > Venda / Análise

Fazendo com que um visitante se torne um lead, qualificando este lead, criando oportunidade e realizando a venda.

E para conquistar o melhor do CRM e automação de marketing você pode contar com a integração da LAHAR com a CRM PipeRun.

Sumário.

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