Uma estratégia baseada na jornada de compra do cliente é um dos muitos benefícios do Inbound Marketing.
Com o Inbound Marketing sua empresa acompanha cada passo do cliente dentro do funil de vendas, estimulando que ele passe para as fases mais ao fundo, onde acontece a conversão.
Para saber onde seu cliente está é preciso entender que o comportamento de compra dele mudou e começa na internet (mesmo que você tenha apenas uma loja física ou uma empresa de serviços).
Não acredita? Cerca de 92% dos usuários da internet pesquisam sobre produtos ou serviços nas plataformas digitais antes de realizarem uma compra.
Ou seja, se você acredita que seu cliente acessa a internet, saiba que ele começa suas pesquisas por lá!
Neste novo cenário, os métodos tradicionais de marketing focado em anúncios imperativos e frios, estão se tornando cada vez menos eficazes.
E exatamente por fugir desse modelo de Outbound marketing, o Inbound se mostra muito vantajoso para as empresas tando a curto como a medi-o e longo prazo!
É por meio da produção de conteúdo relevante, que o Inbound quer entregar informações certas, no momento mais oportuno, para o usuário ideal.
Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, sugerimos que acesse o artigo, “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.
Com o objetivo de te ajudar a compreender melhor essa estratégia e adaptá-la para alcançar ótimos resultados com o marketing digital, a seguir, separamos 7 benefícios do Inbound Marketing.
5 benefícios do Inbound Marketing
#1 Aumenta o alcance e a visibilidade da marca
SEO, marketing para redes sociais, e-mail marketing são soluções de Inbound que estão concentradas na atração de novos usuários para as páginas da sua empresa.
Por exemplo, por meio do conteúdo gerado por sua empresa, as páginas do seu site e blog podem estar posicionadas entre os primeiros resultados de uma pesquisa feita no Google.
Isso quer dizer que essa página será mais acessada e assim sua marca mais vista.
As redes sociais também permitem que você crie uma página para compartilhar informações relevantes, criar campanhas e atingir novos usuários de forma inteligente.
As redes sociais ainda oferecem um ponto positivo extra: a possibilidade do seu conteúdo ser compartilhado e alcançar ainda mais pessoas!
#2 Gera mais tráfego e leads mais qualificados
No tópico acima falamos sobre o benefício das ações de atração do Inbound Marketing.
Essas ações geram mais tráfego de pessoas nas páginas oficiais da empresa. Com isso, a chance de ampliar a captação de leads também aumenta.
Uma vez que no Inbound você cria conteúdo segmentado para cada persona do seu negócio, voltado para cada etapa do funil de vendas, você terá como resultado tráfego de qualidade para seu site que resulta em: geração de leads qualificados!
Os leads qualificados são contatos que estão mais próximos da conversão em clientes, ampliando o ROI da empresa e diminuindo o custo de aquisição.
Leia mais: Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão
#3 Reduz o custo de aquisição por cliente
Falamos rapidamente acima, mas um dos benefícios do Inbound Marketing que enchem os olhos de empresários é a redução do custo por aquisição.
Isso quer dizer que você vai gastar menos para conquistar um novo cliente do que gastava antes sem o Inbound!
Em média, os leads de Inbound Marketing custam 61% menos do que os leads vindos de estratégias de Outbound.
É um sonho, neh?
Leia mais em: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?
#4 Gera um ROI mais alto
Quando você precisa investir menos capital para conquistar um cliente, você tem um aumento automático no retorno sobre investimento.
Esse é sem dúvida um dos principais benefícios do Inbound Marketing e é o que pode convencer um diretor de empresa a investir na área.
E esse retorno é a longo prazo! Afinal, quando você escreve conteúdo de qualidade, ele vai continuar a atrair visitantes para o site da empresa, favorecendo o tráfego qualificado e a geração de leads.
É claro que é importante rever o conteúdo e mantê-lo atualizado, mas fato é que, diferente das campanhas de anúncios pagos que param de gerar retorno para a empresa quando o orçamento termina, as ações de Inbound permanecem ativas.
Se você tem interesse em posicionar seus conteúdos na primeira página do Google e ser encontrado facilmente por seus prospects, sugerimos que você leia o texto; “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.
#5 Gera o sentimento de reciprocidade
Um dos gatilhos mentais mais poderosos é a reciprocidade.
Isso porque uma das estruturas principais do Inbound Marketing é oferecer conteúdo e informações relevantes para o usuário, em pedir nada em troca.
Isso gera nas pessoas uma espécie de sentimento de “dívida” e uma aproximação com a marca, que ajudou quando ela precisava.
Um dos benefícios do Inbound Marketing então é estreitar o relacionamento entre empresas e clientes.
Então, quando eles estiverem confiantes sobre sua competência, eles poderão dar o salto nas etapas do funil de vendas, para comprar seu produto ou serviço.
Quer saber mais sobre o que e como escrever para atrair potenciais clientes? Leia “Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads”
Como você viu, os benefícios do Inbound Marketing ajudarão sua empresa a:
- aumentar o tráfego do site
- gerar leads qualificados
- reduzir custos
- aumentar o retorno sobre investimento
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