Identificar quem são seus consumidores e o que os move é o segredo para aplicar as técnicas de vendas com eficiência.
Isso só é possível quando entendemos como os processos de vendas são interligados com a neurociência.
Ou seja, com a forma como as pessoas tomam suas decisões de compra e a influência que o cérebro tem nisso.
Quanto mais se conhece o lead, maiores serão as chances de usar as técnicas de vendas certas e alcançar uma alta performance.
Porém, para isso, também é preciso que os vendedores entendam que é necessário investir no contato com os consumidores.
Todos esses pontos e detalhes importantes serão discutidos ao longo deste artigo para te fazer refletir.
Assim como, serão descritas 5 técnicas de vendas com base na neurociência para você aplicar na sua empresa e alcançar resultados expressivos. Então, leia até o final!
O que é a neurociência
Em primeiro lugar, antes de iniciar a parte prática, é preciso entender o que é a neurociência e como ela influencia nas negociações.
Então, brevemente, essa é uma ciência que estuda o sistema nervoso, responsável por controlar ações e reações voluntárias e involuntárias.
Inclusive, é comprovado que a maioria das decisões de compra ocorrem de maneira involuntária, com base nas experiências e percepções do consumidor.
Chamado de Sistema 1, esse é o processo de decisão automático do cérebro que age rápido, por impulso e de forma inconsciente.
Por isso, é tão importante investir na experiência do consumidor, no relacionamento de confiança e na construção de um pitch de vendas matador.
Aprofunde-se nesse tema, pois ele fará toda a diferença na forma como seus vendedores irão abordar e tratar seus leads. Vale a pena!
5 técnicas de vendas ligadas a neurociência para você começar a aplicar hoje
Bom, agora que você tem uma ideia do que é neurociência e como a decisão de compra ocorre, é hora de falar de técnicas de vendas.
Então, na sequência, você confere uma lista com as principais delas que estão ligadas ao cérebro. Pronto?
1) Use o Marketing de Influência
De acordo com a pesquisa Influency.me BenchMarks Report 2020, 80% dos profissionais de marketing trabalham com influenciadores.
Além disso, os investimentos nessa ação devem chegar a US$ 8 bilhões. Isso não é à toa, pois o Marketing de Influência “fala a língua” do consumidor.
Com as ações de promoção e vendas nessa vertente, é possível aumentar a relevância da marca e o valor dos produtos e serviços na visão do lead.
2) Trabalhe os benefícios para construir o desejo
Em segundo lugar, uma das técnicas de vendas que mais conversa com a forma como o cérebro percebe e processa as informações é a apresentação de benefícios.
Naturalmente, o ser humano dá mais valor ao que perde do que ao que ganha. Ou ao que deixa de ter ao invés do que conquista.
Por isso, quando você diz o que a pessoa estaria deixando de ter, mais valor ela verá. Portanto, foque nos benefícios e não nas características.
3) Construa confiança e experiências memoráveis com as técnicas de vendas
Aqui, enquanto é uma estratégia, construir confiança e oferecer experiências positivas também deve estar em todas suas ações de vendas.
Afinal, é esse cuidado que gera autoridade, relevância, valor e influencia a decisão de compra.
Para isso, é preciso ter um atendimento ao cliente de alto nível e ter vendedores que, de fato, estão disponíveis para resolver os problemas do consumidor.
Esses dois aspectos geram credibilidade e credibilidade é um fator crucial.
Inclusive, de acordo com pesquisa da ORACLE, 66% dos consumidores que têm uma experiência ruim, desencorajam outros a consumirem da referida empresa.
4) Mostre os resultados do seu produto ou serviço de forma clara
Outra das técnicas de vendas que não podem faltar é a prova social. Ninguém comprará um produto ou serviço que, comprovadamente, mostre para o que veio.
Assim, seja por fotos, vídeos ou depoimentos, deixe sempre claro quais são os resultados do que você vende.
Quando as pessoas estão indecisas, elas buscam no comportamento e nas escolhas do seu grupo de relacionamento uma referência de como devem se comportar.
Afinal, toda escolha é um risco em potencial e a prova social auxilia a reduzir essa percepção.
5) Ofereça conteúdo de valor
Por fim, saiba que para vender mais, é preciso parar de vender. Como assim? Bom, a maioria das pessoas não aceita bem as velhas propagandas impositivas.
Sejam elas oferecidas na TV, internet ou na rua, para tomar suas decisões o público lê bastante, pesquisa e se informa.
Assim, investir na criação de conteúdo de valor também se torna uma das técnicas de vendas com base na neurociência.
Afinal, esse é um comportamento do consumidor que ganha força. Então, crie conteúdos relevantes, que respondam dúvidas e mostrem resultados.
Evite forçar a venda e torne esse processo mais fluído. Inclusive, investindo fortemente em relacionamento e Marketing Visual.
Lembre-se: segundo dados da 3M Corporation e Zabisco, 90% da informação do cérebro dos clientes é visual, com fotos, exemplos e vídeos claros e diretos.
Então, siga essas técnicas de vendas e veja sua performance alcançar novos patamares. Até breve e boas vendas!