A não convencionalidade nas estratégias de vendas pode parecer um conceito estranho para alguns – afinal, as técnicas que foram usadas até agora funcionaram bem para a maioria das empresas.
Mas se você olhar para o mundo como é agora, verá como estratégias antigas podem estar falhando em seus negócios.
O mundo mudou demais para continuar fazendo as mesmas coisas que você fazia no ano passado, ou mesmo há alguns meses.
Agora é a hora de começar a pensar em novas estratégias de vendas para curto e longo prazo.
Neste artigo, analisamos sete maneiras de abordar as vendas que podem fazer uma enorme diferença em seus resultados hoje.
Expanda o público-alvo
O relacionamento dos negócios locais com os seus públicos mudou consideravelmente nos últimos dois anos e isso pode ser uma boa oportunidade para as empresas.
Com o aumento do trabalho remoto e, consequentemente, do tempo que as pessoas passam online, as empresas podem começar a ampliar o público-alvo.
Se antes pequenos negócios apostavam exclusivamente nos consumidores que frequentavam as redondezas, hoje se tornou mais comum ter clientes nunca foram nem precisam ir até à loja física.
Apostar no marketing digital, implementar estratégias de SEO local, criar planos de fidelidade e flexibilizar a oferta de produtos e serviços são algumas das iniciativas que podem ser tomadas para começar a expandir o público-alvo da sua empresa.
Para organizar a sua estratégia de marketing e as diversas ações necessárias para atingir o seu público nos diversos canais de comunicação, experimente criar um mapa mental como este abaixo:
Os mapas mentais são ótimos para fazer brainstorming e organizar as ideias geradas. Assim, você pode encontrar novas formas de atingir públicos mais amplos e otimizar a sua estratégia de marketing.
Deixe a exclusividade de lado
A exclusividade é uma ferramenta poderosa para gerar receita e garantir o capital de giro das empresas – quanto mais difícil para os clientes obterem um produto, mais lucrativo ele se torna.
O marketing de escassez funciona para despertar o interesse em vários setores, e quanto mais exclusivo é o seu produto, maior o atrativo.
Mas não é hora de esconder conteúdo atrás de um paywall ou de manter os estoques limitados. Em vez disso, várias empresas estão abrindo setores antes exclusivos de seus negócios para os clientes – com razão.
Alguns serviços de assinatura oferecem níveis premium com desconto ou gratuitamente, trazendo mais clientes, e instituições de ensino passaram a oferecer cursos online com preços mais acessíveis.
Teatros nacionais e orquestras têm transmitido peças online semanalmente, tornando eventos extremamente exclusivos disponíveis para milhões de pessoas em todo o mundo.
Da mesma forma, os museus criaram passeios virtuais, dando às pessoas que normalmente teriam que comprar ingressos para o museu e até para o destino um acesso sem precedentes.
Esses serviços estão ganhando muitas visualizações – e elogios – de vários segmentos de clientes, ajudando a manter esses setores vivos e capazes de gerar receita.
Assim, caso você crie produtos digitais, considere ampliar a oferta de planos acessíveis ou grátis para atrair um público mais amplo.
Atraia vários grupos de público
Nem todos os produtos e serviços podem ser convertidos para vendas online – nem todas as empresas são facilmente comercializáveis para todos os clientes.
Para as marcas de luxo, afastar-se da exclusividade pode parecer o fim do negócio, mas, na verdade, é uma oportunidade de alcançar novos clientes.
Seja na esfera local ou global, as marcas de ponta podem ampliar sua base de clientes mudando sua mentalidade sobre como engajar o público. Os preços diferenciados não funcionam apenas para serviços de assinatura e podem ser adotados pelas marcas para atrair uma clientela totalmente nova.
Defina seus modelos de assinatura de serviço e de vendas usando um cronograma que compartilhe visualmente os preços e benefícios de cada pacote ou produto, como no exemplo abaixo.
E além de criar diversos níveis para seus produtos e serviços, uma das outras estratégias de vendas populares é oferecer complementos às versões mais acessíveis ou grátis.
Isso funciona particularmente bem quando seus produtos ou serviços podem ser combinados com os de outras empresas – o que pode gerar uma nova oportunidade de parceria para sua marca.
Atrair públicos de vários níveis não apenas aumenta a longevidade de sua marca, mas também melhora seu alcance durante essa crise.
Adapte-se a novas situações
As estratégias de vendas são desenvolvidas com muito pensamento e estudo, mas isso não significa que elas sejam imutáveis.
É imperativo que as empresas se adaptem às circunstâncias – e aos interesses do seu público.
Várias marcas de alimentos e bebidas deixaram de usar plástico, investindo em embalagens sustentáveis – na tentativa de se adaptarem à tendência das causas ambientais.
Após anos de ativismo de comunidades com deficiência, houve um movimento constante para adicionar recursos mais acessíveis a lojas físicas e serviços online.
Durante a pandemia, empresas e indústrias se voltaram para a criação de bens essenciais para os profissionais de saúde quando a escassez começou a se tornar uma realidade.
Mudar os produtos vendidos pode ser um desafio, mas se o seu modelo não funcionar mais para o seu público ou para o seu ambiente, as mudanças devem ser feitas para a sobrevivência da empresa.
Adote novas tecnologias
Novas tecnologias estão constantemente surgindo, e as marcas devem adotá-las para criar estratégias de vendas mais eficazes.
O bate-papo ao vivo está rapidamente se tornando uma maneira eficaz de manter os clientes engajados – ele oferece respostas imediatas às consultas dos clientes, garantindo que a comunicação permaneça aberta.
Com a IA mais avançada sendo usada para alimentar os chatbots, essa tecnologia também pode ser personalizada para simular interações individuais com os clientes e concluir as vendas. Tudo sem a presença de um representante de vendas.
A automação de serviços também aumenta as vendas – os e-mails gerados no momento em que um carrinho é abandonado podem levar à conclusão de vendas que, de outra forma, seriam deixadas de lado.
Por isso, considere atualizar seus processos de vendas com as novas tecnologias disponíveis para tornar as estratégias de vendas.
Reconquistar Clientes
O medo de não conquistar novos clientes é muito real para as empresas, especialmente quando estão em crise.
Mas focar em novos clientes em potencial não é a única maneira de passar por esse período – você precisa trabalhar para reconquistar seus clientes e criar um relacionamento com eles.
Clientes recorrentes sempre serão a maior parte do negócio – eles gastam mais e trazem lucros maiores.
A melhor maneira de manter os clientes fiéis engajados e aumentar as taxas de retenção é mantendo contato frequente com eles. Isso pode ser feito de diversas maneiras: oferecendo conteúdos interessantes por newsletter, ser ativo nas redes sociais e criar um blog que ofereça informações importantes de forma atraente.
Por exemplo, se a sua empresa é focada em clientes B2B, enviar materiais como relacionados à sua expertise antes de enviar uma proposta comercial é uma forma de não perder uma venda por erro de planejamento.
Digamos que você ofereça serviços relacionados a recursos humanos. Nesse caso, você pode enviar um modelo de relatório ou modelos de avaliação de desempenho, entre outros materiais que ajudem o seu cliente e façam ele criar alguma intimidade com a sua marca/
Com um grande número de pessoas passando mais tempo online, a mídia social é a arena perfeita para lembrar à sua base de clientes estabelecida que você ainda está por perto.
Compartilhe com eles seus métodos de trabalho, explique os procedimentos de segurança que você está usando e como planeja atender as pessoas que compram em sua loja ou fazem pedidos on-line.
Você também deve procurar atualizar os conteúdos existentes no seu blog, principalmente as páginas que tiveram mais tráfego ou que tem melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Ofereça descontos, promoções ou pacotes de pacotes para clientes diferenciados, não apenas para convencê-los a retornar, mas também como um incentivo para que novos clientes participem de seus programas de fidelidade.
Esses métodos garantirão que os clientes que já estão conectados a você permaneçam informados sobre sua nova forma de trabalhar, trazendo oportunidades de negócios contínuas.
Prospecção de Qualidade
A prospecção de novos clientes pode ser um trabalho de tempo integral para muitos na área de vendas.
Mas as estratégias de prospecção podem prejudicar o relacionamento com os seus leads, caso as propostas sejam apresentadas no momento errado.
Em vez disso, escolha seus clientes em potencial e o tempo de apresentação com cuidado e foque nos leads qualificados. Não vá a todos os eventos de networking em sua área – e, inversamente, evite realizar várias sessões de networking.
Novamente, você deseja evitar o esgotamento e gastar dinheiro em grandes eventos que trazem apenas uma pequena porcentagem das vendas.
Concentre-se novamente na qualidade – menos networking, mas nos quais você compartilhe conteúdo exclusivo da sua empresa e agregue valor às suas interações.
As empresas estão obtendo sucesso realizando webinars onde compartilham suas próprias experiências. Isso coloca a empresa como líderes interessadas no avanço do setor por meio do conhecimento compartilhado.
Outra técnica de vendas não convencional a ser empregada na prospecção é não falar sobre sua empresa.
Como você vende sem falar sobre si mesmo? Você fala sobre o que o comprador quer, quais são suas necessidades e como eles podem abordá-las.
Você compartilha seu produto ou serviço como uma solução para o problema deles – é assim que você pode trabalhar para criar perspectivas de vendas de qualidade.
Conclusão
Não ser convencional com as estratégias de vendas pode ajudar as empresas a alcançar o sucesso do cliente e seus resultados.
Estamos vivendo em uma época em que as estratégias tradicionais não funcionam – sair da norma é a melhor maneira de progredir.
As sete estratégias acima podem exigir alguns ajustes para serem implementadas, mas os resultados valerão o esforço.