Falar em venda por telefone pode soar ultrapassado para muitos, ainda mais na era tecnologia e digital que vivemos. Por outro lado, sempre existe um público remanescente que ainda não se acostumou com tanta modernidade.
Pensando nesse público, a venda por telefone é uma estratégia com penetração em praticamente todas as camadas da sociedade e com resultados incríveis. Ainda mais com o auxílio de uma plataforma de prospecção que te auxilia no dia a dia com a inserção da tecnologia.
Isso é o que vamos ver a partir de agora! Ao longo deste conteúdo vamos te mostrar como essa abordagem ainda é muito útil e ainda te dar dicas de como utilizar essa estratégia de vendas por telefone.
Acompanhe!
Por que utilizar a venda por telefone para prospectar?
A venda por telefone juntamente com pedidos de referências, visitas a clientes e envio de e-mails são exemplos de prospecção ativa, isso pois você controla o contato.
Quando se trata de prospectar clientes, é mais vantajoso estar no controle dos números e a única maneira de ter esse resultado é através da prospecção ativa.
Mesmo que seja interessante conhecer os aspectos da prospecção passiva, é fundamental prospectar ativamente no seu dia a dia.
E a ligação faz parte desse cenário!
Quando a empresa tem acesso ao número e tem o aval do cliente para ligar, é sinal de que há um interesse consistente ali. Além disso, o profissional responsável pela estratégia de vendas por telefone pode utilizar várias técnicas, argumentos e métodos para tornar a comunicação mais agradável e confortável.
A venda por telefone possui vantagens se comparada às outras estratégias, e uma delas é a pessoalidade, onde o cliente sente como se estivesse à frente do vendedor.
Ainda vale a pena vender por telefone?
É fato que a maioria das pessoas já estão saturando as ligações, principalmente se forem cold calls – ligações como as vindas de um número desconhecido, não solicitadas e com o objetivo de vender.
Mas no decorrer desse artigo você já viu que, sim, vale a pena insistir e montar uma estratégia de vendas por telefone.
Obviamente que para isso a empresa necessita estabelecer critérios rígidos em relação às suas abordagens, já que as taxas de reclamação por importunação batem recordes no Brasil. A venda por telefone deve ser uma maneira de facilitar o atendimento ao cliente, jamais um meio para forçar ou coagir a uma venda.
Portanto, atenção ao próximo tópico! Vamos mostrar o caminho a seguir nessa abordagem telefônica.
Como fazer uma boa venda por telefone?
Nesse momento já deve ter pairado o questionamento por aí: mas então, por que eu mesmo não deveria investir nessa estratégia?
E deveria mesmo! Por isso vamos te apresentar alguns métodos, já comprovados, de como fazer uma boa venda por telefone:
Pesquise e conheça o seu prospect
É fundamental que você saiba sobre o negócio do seu prospect – se não a mais importante, essa é uma das técnicas fulcrais na venda por telefone.
É preciso ter em mente todas as informações referentes a segmento, concorrência, operação da empresa e principalmente, uma ideia do problema que você precisa resolver. Inclusive, esse último ponto é fundamental para o pitch de vendas, assim, você pode mostrar valor e seguir em frente com a conversa.
Outra forma de fazer isso é ligando para algum conhecido comum de sua confiança e perguntar sobre o prospect.
Uma coisa é certa: não tem como fazer uma boa venda por telefone sem conhecer bem o cliente.
Agregue valor no começo da ligação
Tendo o pleno conhecimento do business e do cliente tudo flui com maior facilidade.
Então, o próximo passo é juntar todo seu conhecimento e trazer bons conselhos, agregando valor à ligação. A autoridade do vendedor só será possível caso o lead consiga extrair boas dicas da ligação e a relação de confiança seja estabelecida.
Compile conteúdos, tenha dicas práticas e eficientes em mente que costuma dar em outras ligações e entregue algo de valor.
Se o prospect consegue ser um profissional melhor após sua chamada, valeu a pena!
Utilize o rapport para estabelecer confiança
Já falamos em outro momento da importância do rapport com o prospect. Essa é uma das formas mais eficazes de construir um elo de confiança entre as partes.
Inclusive, existem algumas técnicas a partir do rapport que podem ser aplicadas na venda por telefone:
- Fale de outros clientes: mostrar que outras empresas obtiveram sucesso com aquele negócio é um grande incentivo para continuar a conversa, principalmente se forem concorrentes, ou do mesmo setor, que o prospect;
- Demonstre seu conhecimento sobre o setor de atuação do prospect: lançar fatos e informações relevantes é um ótima forma de construir rapport pois mostra que você se preocupou em buscá-las;
- Faça afirmações embasadas em dados: mencionamos esta estratégia no início, mas é uma ótima dica! Dados são ótimos para sustentar argumentos e podem fazer toda a diferença em uma ligação de prospecção.
Identifique as objeções
Como você já deve saber, as objeções aparecem durante qualquer abordagem de venda. É natural que o cliente exponha durante o diálogo todas aquelas razões que o cliente tem pra não comprar de você.
Então, antes mesmo de encerrar a ligação, preocupe-se em perguntar se ele ficou com alguma dúvida e dedique-se a esclarecer tudo.
Em muitos casos, você pode aprofundar o contato, abrindo espaço para uma segunda oportunidade, em uma nova ligação ou até em uma videochamada, por exemplo.
Não modifique a sua entonação de voz
Por um lado, a venda por telefone é feita usufruindo de estratégias, mas por outro lado também é necessário uma certa técnica. Manter a entonação adequada é uma delas.
Aliás, você se recorda do último atendente que entrou em contato e ficou minutos a fio falando do mesmo modo cansativo e monótono no seu ouvido? Tá aí um belo exemplo do que não fazer!
É preciso realmente saber pontuar as vantagens de um produto ou serviço e chamar a atenção para alguns aspectos da venda. Portanto, fazer com que os vendedores estudem sobre entonação é um investimento importante e que ajudará a manter a atenção do cliente.
E vamos deixar uma dica especial para o próximo tópico: uma ferramenta que te ajude a prospectar e controle as chamadas pode contribuir (e muito) para o êxito nas vendas pelo telefone, não acha?
Continue no artigo que vamos te apresentar essa dica especial!
Ramper Prospect
Você precisa contar com a mais completa plataforma de prospecção digital na sua estratégia de vendas!
O Ramper Prospect vai ajudar seu time a gerar mais leads, automatizar os processos e aumentar as chances de conexão no momento certo e em tempo real!
Quer saber quais são as funcionalidades dessa ferramenta? Confere aí:
- Prospecção outbound digital
Gere leads para sua empresa fazendo buscas na internet com dados públicos e de acordo com a LGPD. Com a Ramper você pode fazer buscas em redes sociais corporativas e também no site das empresas.
- Prospecção inbound ativa
Dentro do Ramper Prospect você conta com uma interface pronta para prospectar dentro da sua base de leads inbound. Aproveite as oportunidades que você já gerou, e possivelmente estão na inércia, e ative campanhas para gerar novos leads ativos.
- Automação de e-mails
Acabe com o trabalho manual e repetitivo. Automatize suas prospecções de e-mail com as cadências Ramper. Programe os e-mails de follow up, faça teste A/B no assunto e tenha todos os indicadores de performance da sua prospecção.
- Automação de bounce e nutrição de leads
Essa é a única plataforma do mercado que te dá outras opções quando seus prospects não se tornam leads interessados na compra, incrível, né?
Além disso, você pode ativar automaticamente cadências inteligentes no caso de bounce, além de enviar seus leads para sua ferramenta de inbound para nutrição.
- Integração com CRM
Uma das piores coisas do processo comercial é ter etapas desconexas e que se encavalam. Com a Ramper isso não acontece!
Os leads gerados no Ramper Prospect podem ser enviados para o seu CRM na etapa do funil que você escolher. Você também pode exportar do seu CRM leads perdidos em alguma etapa do processo e reengajá-los.
Com a Ramper você aprimora a conexão com seus leads!
Faça sua venda por telefone com a janela de ligação Ramper!
Ter a tecnologia como aliada é fundamental em quaisquer processos de vendas, principalmente se falarmos na venda por telefone.
Por isso, conheça e utilize a janela de ligação do Ramper Prospect!
Com uma interface intuitiva e prática, essa funcionalidade do Ramper Prospect casa perfeitamente com quem tem o objetivo de fechar a venda sem perturbar os clientes com calls desnecessárias.
Além disso, a plataforma te avisa quando o seu lead cumprir comportamentos que indicam que ele está com atenção na sua mensagem.
Solicite já a sua demonstração!