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A liderança feminina em vendas: conheça 3 exemplos e como podem elas te inspirar

A liderança feminina e sua participação no mercado de trabalho precisa ser um assunto recorrente e cada vez mais discutido no universo corporativo.

As vantagens da liderança feminina, tema igualmente urgente, também é um aspecto de reflexão e debate nas empresas. Principalmente por conta da discrepância em cargos e salários.

Felizmente, há uma luz de evolução no Brasil, mas ainda tímida. Um recente estudo feito pela ONU aponta que o nosso país integra o TOP 10 do ranking de países com mais empresas que têm mulheres líderes.

Por isso, vamos discutir o tema, apresentar estratégias para fomentar a equidade de gênero na sua empresa e apresentar três mulheres que se destacam em suas áreas, e que conquistaram seu lugar como liderança feminina no Brasil em empresas de tecnologia.

A liderança feminina no Brasil

Ainda alocada nas mais altas esferas de uma estrutura geral de uma empresa, a igualdade de gênero tenta se estabelecer com certas dificuldades.

Isso ocorre desde a quantidade limitada de banheiros femininos ao baixo número de vagas para grávidas, são vários os motivos que levam a um inaceitável desequilíbrio no ambiente corporativo.

Mesmo com as vantagens dessa liderança serem muitas, como ajudarem a promover diferentes perspectivas e experiências aliados a processos de mercado, ainda há certas resistência no mercado de vendas.

Mas quando a empresa estrutura uma liderança feminina, a inclusão sai do papel e passa a ser algo real às instituições. Inclusive, quando incluída, a liderança feminina e suas características, podem adicionar diretamente:

  • Aumento da sociabilidade no dia a dia: as mulheres podem estabelecer laços estreitos que fortalecem o compromisso com objetivos ou negócios particulares.
  • Valorização do ambiente cooperativo: trabalho em equipe ocorre naturalmente. Com um senso mais voltado para trabalhos em grupo e a importância de estratégias como Team Building;
  • Multitask ou Multitarefa: as mulheres podem pensar e operar em diferentes direções ao mesmo tempo. O que oferece uma vantagem ao tomar decisões e enfrentar crises.
  • Inovação: com maior nível de flexibilidade, as mulheres podem mudar a direção de uma empresa, permitindo a participação de outras;
  • Ambiente empático: as lideranças femininas consideram, além do lado puramente profissional, o lado humano ou emocional em seus colegas e subordinados;
  • Diversidade e Inclusão: elas fortalecem a identidade individual de seus pares, promovendo a participação igualitária na tomada de decisões.

Atualmente, as organizações estão mais conectadas, afinal, as mudanças são extremamente mais rápidas do que em outro momento. Por isso, precisam das características da colaboração, empatia, sensibilidade e consenso que são associadas mais ao feminino.

Em geral, as mulheres tendem a ser mais participativas para encontrar as melhores soluções dentro da equipe de trabalho.

Os benefícios da liderança feminina para sua empresa

A liderança feminina aplicada no cenário dos profissionais de vendas, seja na prospecção B2B ou em outra área da equipe, se traduz em benefícios comerciais.

Independentemente das questões sociais com as quais se pode mais ou menos concordar ou internalizar, isso é uma realidade.

Com a participação feminina na liderança, é possível aproveitar diversas vantagens estratégicas e até financeiras. Vamos te ajudar a entender, de forma clara e objetiva, porque vale a pena investir em contratar e desenvolver mulheres para a liderança.

As mulheres são melhores estrategistas

Os profissionais de vendas liderados por mulheres possuem maior confiança na estratégia.

Quando questionados quais são “os objetivos e estratégias comerciais gerais estabelecidos pela alta administração que estão levando a empresa na direção certa”, esses profissionais costumam concordar e confiar mais no que está sendo transmitido.

Já não era o caso em organizações lideradas por homens.

Melhor desenvolvimento em soft skills

Comunicação e missão são dois pilares fundamentais em qualquer empresa, mas esses itens são mais valorizados em empresas que contam com a liderança feminina.

Ambos são primordiais para alcançar os objetivos comerciais; por isso, quando a liderança tenta implementar novos objetivos e estratégias, a resposta é majoritariamente positiva.

A boa comunicação e a clareza na apresentação da missão faz com que a liderança feminina saiba implementar com maior taxa de sucesso as ‘novidades’ propostas por quem está gerindo.

Posicionamento e fortalecimento da marca

Outro impacto positivo da liderança feminina para empresas envolve a construção e a percepção de marca. Graças à ampliação da diversidade, é possível construir e consolidar uma imagem positiva perante o público.

As pessoas consumidoras veem como éticas as organizações diversas. Logo, isso pode impactar o julgamento sobre a marca e futuros resultados, como o posicionamento e a fidelização.

Além disso, é uma forma de se posicionar de maneira alinhada aos valores e à visão da marca. Com a atitude prática de ter mulheres na liderança, pode ocorrer aumento do reconhecimento de marca (brand awareness) e o fortalecimento da estratégia de branding.

Inclusive, se você quiser saber como aumentar a visibilidade da sua marca baseado em um caso real, dê uma olhada nesse caso que a Ramper foi parte fundamental!

Exemplos de liderança feminina no Brasil

Como você já viu, não são poucas as vantagens da liderança feminina; além de ajudarem a promover diferentes perspectivas, experiências e processos de mercado, a inclusão sai do papel e passa a ser algo real às instituições.

Confira abaixo os nomes de líderes que estão impactando diferentes segmentos e que são nomes que inspiram à transformação do universo corporativo.

Elas reforçam a importância da diversidade e inclusão nas empresas e as vantagens da liderança feminina.

Alexandra Papangelacos

A Alexandra atua com profissionais de vendas de software há mais de 10 anos, tendo atuado, também, em outras frentes, como implantação e pós vendas no início de sua carreira. Tanto que a sua primeira experiência com liderança foi com um time de implantação, onde, de maneira repentina, sua vida mudou e ela se tornou responsável por desenvolver 14 pessoas.

Já considerada uma figura influente na empresa, a promoção para liderança foi uma surpresa e Ale conta que não teve um tempo de preparo antes de assumir o cargo de gestão.

Foi necessário se reinventar muito rápido e adquirir habilidades que até então não tinha, sem poder perder de vista outro desafio gigantesco, de resultados que tinha que alcançar.

Essa primeira experiência foi liderando um time sênior e o acompanhamento da sua própria liderança não era tão presente. Ale foi atrás, estudou sozinha, pediu ajuda para amigos e se espelhou em outras pessoas líderes, dentro e fora da empresa.

Isso permitiu que ela entregasse o resultado, evoluísse seu time e fizesse mudanças interessantes ao analisar melhor o perfil de cada pessoa. E dessa maneira, Ale foi traçando sua trajetória e hoje é head de vendas e sócia na Vindi.

O conselho de Ale para outras mulheres é: “Não se vitimize, não se coloque pra baixo, se imponha. Mesmo que você seja a única mulher em um debate, lembre que você não é inferior a ninguém, e que as pessoas têm a mesma capacidade independente do seu gênero.

Camely Rabelo

Com mais de 10 anos como líder comercial de canais e inside sales, Co-founder da Escola Exchange, a Camely Ribeiro começou a trabalhar em vendas logo após finalizar seu período de estágio na faculdade.

Esse primeiro contato aconteceu em uma empresa de tecnologia, como SDR. Foi o marco inicial de uma grande carreira na área onde atua há mais de uma década.

Ela nos contou que sempre quis atuar com liderança e que, aos 22 anos foi convidada para assumir como supervisora de canais, onde ainda desempenhava uma liderança indireta, supervisionando franqueados e representantes comerciais de 48 unidades. Depois de 6 anos atuando nessa mesma companhia, em 2015, Camely assumiu a gerência regional de vendas na Omie, liderando 3 pessoas.

Hoje, esse número já chega a 90!

Sabendo que é extremamente desafiador assumir uma posição de gestão e liderança feminina, Camely nunca parou seu desenvolvimento. Além de ser formada em administração, brinca que é uma “colecionadora de treinamentos”, tendo em sua bagagem cursos de gestão de projetos, PNL, liderança, oratória, alta performance, inteligência emocional e muitos mais.

Camely lembra da sua própria trajetória e deixa um conselho para as mulheres que estão nessa jornada: “Se desenvolvam. Não parem de se desenvolver, não parem de estudar. Esse é o grande segredo do sucesso.”

Lizi Rodrigues

A história da Lizi Rodrigues se difere um pouco das anteriores: ela passou por empresas como TOTVS, Locaweb, Runrun.it e Loggi, mas sua formação é em secretariado executivo!

Foi nessa área que ela entrou em uma empresa de tecnologia. Lá, teve contato com os vendedores, e sua atenção foi chamada por um motivo que ficava muito evidente: dinheiro.

Essa foi a isca inicial, mas Lizi percebeu que gostava do que fazia: lidar com clientes, resolver problemas e ajudar pessoas.

Na área de vendas, Lizi atuou como hunter e farmer por muitos anos e na Locaweb ouviu falar sobre algo até então menos conhecido: inside sales. Um time gigante, que fazia uma venda totalmente diferente da que ela praticava, que era mais baseada em relacionamento. Lá, fez essa migração e assumiu a liderança da equipe de inside sales.

Apesar de entender muito sobre o produto e sobre técnicas de vendas com seus mais de 10 anos na área comercial, teve um grande desafio para fazer a gestão de pessoas com um perfil diferente do que já conhecia e auxiliar no desenvolvimento delas.

Nesse momento, Lizi contou com líderes que a ajudaram a desenvolver essas habilidades, e ela destaca a importância de aprender a dar feedback para o time.

Algo que a marcou muito nessa trajetória foi quando a mãe de uma mulher de seu time disse que tinha muito orgulho da filha e do trabalho que ela fazia na área de vendas. E é por meio desse trabalho que muitas mulheres conseguem mudar suas vidas.

Como recado desse dia, Lizi compartilha que é uma satisfação enorme trabalhar com mulheres e que ela gosta muito de ver quando as mulheres têm noção do quanto são importantes não só na questão profissional, mas, também, com os resultados e frutos que isso representa quando ela vai para casa e é uma figura forte na vida pessoal.

Como promover a liderança feminina na sua organização?

Conhecer exemplos inspiradores é sensacional, mas também existe a necessidade de entender o que pode ser feito para que esses perfis de liderança feminina se multipliquem.

As organizações precisam encontrar formas de viabilizar que a maternidade possa acontecer em paralelo ao crescimento profissional das mulheres.

Ações que ofereçam condições para que as mulheres possam cumprir suas tarefas de mãe, principalmente no primeiro ano de desenvolvimento da criança, sem terem que abrir mão das carreiras.

Do mesmo modo, é preciso incentivar uma divisão mais igualitária na criação dos filhos, dando apoio aos pais também. Horários mais flexíveis, home office e políticas de contratação de grávidas são caminhos que algumas empresas já seguem.

Agora, é fato que nada acontecerá sem o apoio irrestrito por parte dos homens. Afinal, são eles que estão em maioria nesses cargos no momento.

É necessário ter o suporte de CEOs e conselheiros, é preciso ter o he for she. Se os homens em altos cargos não participarem desse acolhimento, de nada adiantarão campanhas de qualificação e currículos excelentes.

A diversidade pode caminhar junto da tecnologia

O investimento na liderança feminina não se trata apenas de criar políticas de contratação para construir times mais diversos, é importante ter uma ferramenta em que o gestor tenha uma visão ampla das equipes e do desempenho individual de cada pessoa.

Além disso, não podemos falar sobre liderança feminina e equidade de gênero sem apontar a importância de mulheres líderes na tecnologia e inovação!

Isso porque o setor tecnológico está repleto de engenheiras, cientistas e especialistas em tecnologia de ponta ao redor do mundo. E para que a sua empresa tenha um projeto de desenvolvimento de líderes de ponta.

A Ramper possui um catálogo de ferramentas que auxiliam no dia a dia de muitos profissionais de vendas, peça uma demonstração do Ramper Prospect e conheça mais!

Sumário.

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