Para se destacar no cenário digital, é fundamental aplicar as melhores técnicas e estratégias de Marketing Digital, em busca de maior relevância dentro do seu segmento de mercado e, consequentemente, resultados mais satisfatórios. Esse trabalho, porém, não é simples, requer muita atenção, planejamento e deve ser aprimorado constantemente.
Mas como garantir a produtividade da equipe ao cuidar de tantas obrigações e responsabilidades? Existem algumas técnicas que tornam essa tarefa mais fácil e duas delas são CRM e automação de marketing. Quando integradas, elas potencializam a precisão das ações em busca de uma relação mais próxima com o consumidor.
Ficou curioso e quer saber mais sobre como CRM e automação de Marketing podem tornar o dia a dia da sua equipe mais produtivo? Continue a leitura deste artigo para entender melhor como essas duas ferramentas podem colaborar para que o seu plano de marketing funcione e os resultados alcançados sejam, de fato, satisfatórios. Confira!
Por que é importante otimizar tarefas burocráticas?
Se por um lado a transformação digital garantiu mais poderes ao consumidor na hora de se relacionar com as empresas, ela também oferece mais recursos e ferramentas para quem se preocupa em oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Afinal, tudo o que você não quer é que o seu cliente tenha motivos para procurar a concorrência.
Não à toa, um estudo da Salesforce mostra que 57% dos usuários trocariam uma empresa por sua concorrente após uma experiência negativa. Sendo assim, é importante colocar em prática ações mais eficientes na busca por essa satisfação. Como? O primeiro passo é se concentrar na estruturação de um planejamento estratégico.
Afinal, o consumidor presta cada vez menos atenção em campanhas e ações que não sejam do seu interesse. A solução é conhecer a fundo quem você quer que se torne cliente e adotar estratégias que se encaixem no perfil do público-alvo. Como consequência, o trabalho de fidelização, por exemplo, se torna mais simples e efetivo.
Mas com tantas responsabilidades que um time de marketing tem, não é tão fácil administrar o tempo para que tudo seja realizado. Assim, uma solução é contar com ferramentas e soluções que otimizem esse trabalho para você. A ideia é que, assim, os profissionais do seu time possam se concentrar em atividades mais estratégicas e menos burocráticas.
Afinal, por que perder tempo compilando informações e dados dos leads se, na realidade, você pode contar com uma ferramenta que realize esse trabalho de forma mais eficiente? É exatamente por isso que a integração entre CRM e automação de marketing pode ser um diferencial competitivo para que a sua empresa se destaque no segmento.
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management que, em português, pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, é uma ferramenta utilizada para captar, armazenar e organizar dados e informações importantes dos usuários para que elas sejam usadas de forma estratégica.
Parte importante do aprimoramento das ações de marketing é compreender melhor quais são os desejos, preferências, objetivos, desafios, enfim, o perfil de quem você quer conquistar, certo? Contando com um sistema de CRM, esse processo é automatizado, transformando uma tarefa burocrática em algo simples e fácil de ser acessado e utilizado.
Com todas as informações — de histórico de compras até os canais de comunicação preferidos — centralizadas em um mesmo lugar, você consegue tornar as suas estratégias mais efetivas. Dos formatos utilizados nas campanhas de email marketing até a linguagem nas redes sociais, todos esses pontos do Marketing Digital podem ser aprimorados.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing consiste, na prática, na adoção de ferramentas e soluções para aumentar a produtividade do trabalho e, consequentemente, dos resultados obtidos. A ideia é facilitar algumas tarefas e, assim, agilizar processos internos que costumam demandar muito tempo e que nem sempre ofereciam resultados precisos.
O objetivo, portanto, é reduzir o tempo desperdiçado com tarefas burocráticas e que gerem poucos resultados. Ao contar com algumas ferramentas para esse trabalho, a tendência é que os dados recolhidos sejam mais úteis e favoreçam, por exemplo, o processo de decisão da equipe de marketing na hora de escolher as estratégias mais eficientes.
Do agendamento de publicações e posts no blog até a geração de leads para uma estratégia de Inbound Marketing, todas essas atividades podem ser beneficiadas pela automação dos processos. Dessa forma, tarefas burocráticas — mas necessárias — acabam sendo realizadas rapidamente e de forma muito mais eficiente.
Quais são os benefícios de integrar CRM e automação de marketing?
Você já sabe o que é CRM e o que é automação de marketing, certo? São dois conceitos fundamentais para que as ações de Marketing Digital sejam, de fato, efetivas. Então, que tal aprender a potencializar os resultados proporcionados por essas duas técnicas? A partir da integração das estratégias, os ganhos são os mais variados. Confira!
Maior integração entre as áreas
Para que as estratégias de Marketing Digital adotadas sejam, de fato, efetivas, é preciso, por exemplo, conseguir um nível satisfatório na taxa de conversão, certo? Mas, para isso, o trabalho não é de apenas uma equipe, visto que o time de vendas também se torna importante, especialmente na parte final da abordagem para fechar o negócio.
Com a integração entre CRM e automação de marketing, todas as informações estão centralizadas, ou seja, todo o processo é acompanhado por ambas as áreas, da atração e a nutrição dos leads até a organização e o registro das vendas. Assim, Marketing e Vendas trabalham juntos, evitando o retrabalho e potencializando as chances de sucesso.
Ações mais precisas
A precisão é uma das grandes metas de qualquer estratégia de Marketing Digital, afinal, são vários os indicadores diretamente impactados por esse fator. Porém, a principal vantagem é construir campanhas e ações de comunicação que passem uma mensagem que, de fato, vai chamar a atenção do lead, aumentando, por exemplo, a taxa de cliques.
Além de conseguir passar uma mensagem mais eficiente ao usuário, outra vantagem é a melhor utilização dos recursos disponíveis. Visto que nem sempre é disponibilizado um grande orçamento para a área de marketing, é fundamental adotar ações que gerem os melhores retornos e um aproveitamento mais eficiente do que está disponível.
Equipe mais produtiva
A gestão de tempo costuma ser uma dor de cabeça para quem precisa lidar com tantas responsabilidades e tarefas, certo? As obrigações vão se acumulando, nada é priorizado ou recebe a devida atenção e, assim, as estratégias não geram retornos tão positivos. A solução pode ser a integração entre essas duas técnicas.
Em vez de passar horas compilando informações sobre os clientes em potencial, os profissionais podem se dedicar ao planejamento estratégico. Da mesma forma, o time de vendas terá acesso a informações mais completas sobre o lead, podendo fazer a abordagem no momento mais propício para a conversão.
Relação mais próxima com o cliente
Uma das tarefas mais importantes é, sem dúvidas, construir uma relação mais próxima e de confiança com os consumidores. Como fazer isso? O primeiro passo é conhecer melhor quem está do outro lado e a integração entre CRM e automação de marketing vai contribuir diretamente nessa busca por mais informações.
Assim sua empresa obterá informações precisas e realmente úteis para se aproximar do consumidor. Com essa integração, a tendência é que tudo seja centralizado e você consiga utilizar os dados de forma ainda mais eficiente.
Ou seja, suas ações se tornam mais personalizadas, resultando em uma experiência mais satisfatória, o que aumenta, por exemplo, as chances de fidelização.
Mais conversões para o seu negócio
Alinhando todos os pontos acima, chegamos ao que talvez seja o principal benefício da integração entre CRM e automação de marketing: mais conversões. Com a união entre as equipes, uma maior produtividade dos colaboradores, a utilização mais inteligente dos recursos e um contato mais próximo, a tendência é conseguir mais conversões.
Afinal, quando o cliente está satisfeito com a relação e a experiência construída com a sua marca e os profissionais da sua equipe são mais produtivos, as possibilidades de crescimento são enormes. Além disso, você conta com uma maior precisão das estratégias adotadas, somando a eficiência das duas técnicas juntas.
Com a integração entre CRM e automação de marketing, você potencializa as chances de o seu negócio impactar quem realmente pode ser tornar um consumidor. Afinal, o grande desafio do Marketing Digital é conseguir segmentar ações e estratégias cada vez mais, e unir as duas ferramentas pode ser fundamental para atingir esse objetivo.
Agora que você já sabe como CRM e automação de marketing podem caminhar juntos para aumentar as chances de sucesso das suas estratégias, que tal conhecer algumas opções para otimizar a gestão de tempo e fortalecer o relacionamento com o cliente? Por isso, listamos as 8 melhores ferramentas de automação para a sua empresa!
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