O marketing digital não para de crescer e a cada dia os números são mais surpreendentes como, por exemplo, o ROI de $38 a cada $1 investido em e-mails marketing. Esse crescimento faz muitos profissionais pensarem sobre como vender consultoria de marketing digital.
Como bom profissional de marketing eu espero que você não seja do tipo “casa de ferreiro, espeto de pau”, porque para vender consultoria de marketing você terá que investir em ações bem parecidas com as que indica para seus clientes B2B, como:
- marketing para redes sociais (em especial o LinkedIn);
- SEO;
- estratégia de Inbound marketing e conteúdo e mais.
A seguir separamos algumas estratégias de como vender consultoria de marketing digital. Elas serão importantes para seu planejamento estratégico de marketing e vendas.
Vamos conferir, a seguir!
Como vender consultoria de marketing digital: 7 estratégias para acertar no alvo
Quer aprender como vender consultoria de marketing digital? As dicas abaixo vão ajudar você a alcançar esse resultado mais rapidamente.
Confira!
1. Crie uma persona
Persona! Assim como você busca pelas personas de seus clientes para criar campanhas, sua agência também precisa criar suas próprias personas.
Conhecer os tipos de empresas que precisam dos seus serviços, ajudará você a descobrir quem não pode viver sem sua agência.
E aqueles que não podem viver sem você estão dispostos a pagar mais.
2. Crie uma proposta de valor única
O que te diferencia da concorrência?
Encontre algo que seja verdadeiramente seu e use isso em suas ações de marketing.
Seja sua forma de trabalho, suas especialidades, sua equipe, os resultados que você gera para seus clientes, encontre pontos fortes e use-os em suas plataformas de marketing.
Depoimentos de clientes são provas sociais que comprovam os benefícios que você gerou.
Dados de campanhas também Use-os de maneira geral. Para falar sobre um cliente em específico, peça autorização.
Resumindo, não deixe dúvidas sobre o benefício que os clientes terão ao optar por sua consultoria.
3. Use dados, indicadores e métricas
Atualmente o mercado busca por consultorias que ofereçam retorno em números e não apenas com boas ideias.
Ao tentar aprender como vender consultoria de marketing digital, use dados de campanhas que você realizou e mostre que sua empresa oferece uma média x de ROI para clientes que investem uma média Y em ações de links patrocinados.
Isso vai ajudar a justificar o valor do investimento que o cliente deve fazer em se trabalho.
Isso reduz a briga por preço, afinal, outras agências podem cobrar menos, mas podem provar que oferecem os mesmos resultados que os seus?
4. Use o marketing pessoal a seu favor
Quando desejam informações sobre algum assunto as pessoas recorrem a pessoas das quais já ouviu falar.
Dentro do processo de como vender consultoria de marketing digital você pode usar o marketing pessoal como um aliado.
Seja autêntico e reforce seus pontos positivos como profissional e líder de marketing.
Use suas próprias plataformas de comunicação como:
- atualizando suas redes sociais com conteúdo profissional (mas não esqueça da vida pessoal, ela dá credibilidade para o restante do conteúdo);
- criando um blog e atualize-o;
- realize webinars e cursos online;
- proponha guest posts em blogs que atendam a nichos semelhantes.
5. Networking
O networking faz parte do marketing pessoal, mas merece atenção especial.
Ao aprender como vender consultoria de marketing digital crie uma rede de contatos relevante, com clientes, fornecedores, outras empresas e profissionais.
Para isso vá a eventos e encontros empresariais.
Participe de congressos da sua área.
Quase toda cidade possui associações de empresários, faça parte de uma.
Algumas empresas organizam eventos voltados para o networking. Vá!
Participe de um grupo e conecte-se a outros proprietários de empresas.
Fóruns e grupos também ajudam nesse processo.
A ideia básica aqui é começar a conhecer pessoas. Todo empresário é um cliente em potencial.
Mas acalme-se! Em um primeiro momento, você não deve ter um discurso de vendas. Primeiro conheça as pessoas.
6. Reúna-se com seus potenciais clientes
Não dependa apenas de emails. Agende uma reunião, seja presencial ou Skype.
Apresente sua empresa, sua proposta, seu trabalho e clientes que confiam em você.
Não espere que o lead se torne um cliente para estreitar relações. Faça-o o quanto antes.
Se o cliente “levantou a mão” interessado em fazer negócio, isso quer dizer que ele já está na última etapa do funil de vendas, você deve criar uma relação próxima, o quanto antes.
7. Estratégias de marketing
Nós iniciamos este texto falando sobre as estratégias de marketing aplicadas em sua agência de marketing. Não havia outra forma de encerrar nosso manual, senão voltando à essas mesmas ferramentas.
Crie um site para sua agência de marketing digital.
Invista em SEO. Quando os proprietários de empresas locais procurarem por uma consultoria que apoie seu crescimento, garanta que ele encontre a sua empresa.
Use anúncios no LinkedIn e Adwords e deixe que os clientes em potencial saibam o que você pode fazer por eles.
Gere conteúdo valioso e de alta qualidade para seu blog e compartilhe em suas redes sociais.
Pode parecer muita coisa para você fazer, e realmente é!
Aprender como vender consultoria de marketing digital pode exigir bastante do fôlego de trabalho da sua empresa, por isso, você pode e deve recorrer a ajuda das ferramentas para agências de marketing digital.
Com elas você não apenas otimiza o seu processo de vendas, alcançando mais clientes, por meio de uma estratégia mais robusta, como também melhora os resultados que oferece para os seus clientes, afinal, as ferramentas podem ser aplicadas às estratégias deles também.
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