Não tem discussão, sem lucro, nenhuma empresa sobrevive. Por isso, é essencial estabelecer metas de vendas (compatíveis com a realidade, claro) e ter os recursos necessários para alcançá-las.
Porém, é comum que as empresas, especialmente quando estão em crescimento, tenham dificuldade na definição dos objetivos comerciais. Por isso, neste artigo, você confere:
- Como estabelecer metas de vendas;
- 7 segredos para atingi-las.
Pronto? Então, leia até o final e aproveite para aprimorar seu processo comercial e aumentar sua performance.
Como estabelecer metas de vendas
Primeiramente, vale a pena explicar uma diferença importante entre metas e métricas. Afinal, muitas pessoas ainda confundem as duas.
Embora elas sejam interligadas, metas de vendas é aonde se quer chegar nos resultados e as métricas dizem o que, de fato, se está conquistando.
Portanto, são as métricas que precisam ser acompanhadas para determinar as metas, de forma que elas sejam tangíveis e não “matem” a equipe de vendas.
Entendida essa relação, o processo ideal para defini-las é:
- Estudar o mercado: dessa forma, entenda o nicho. Veja quem são seus concorrentes, o que fazem, o que dá certo ou é um tiro no pé, avalie o crescimento do segmento, analise e determine o perfil do público-alvo e por aí vai. Um bom recurso para isso é avaliar os dados fornecidos pelas associações, como a ABCOMM e a ABCOMÉRCIO e órgãos oficiais;
- Estabelecer os indicadores: eles serão relacionados à saúde financeira. Se estiver favorável, as metas de vendas terão o intuito de ampliá-la. Já, se for uma fase de crise, elas devem revertê-la;
- Mensurar a capacidade de entrega: a partir do momento que se quer vender mais, se deve ter estrutura para garantir as entregas. Por isso, estabeleça os objetivos de acordo com a realidade.
Por fim, uma questão importante é pensar nos vendedores. Então, vale reforçar que as metas devem ser criadas para motivá-los e considerando o bem-estar deles. Empatia também vale para o ambiente corporativo.
7 segredos para atingir as metas de vendas
Bom, agora chegou a hora de sair da inércia e descobrir alguns caminhos para chegar a performance que você deseja. Confira!
1) Crie metas individuais
Em primeiro lugar, os vendedores não têm o mesmo desempenho, nem estão no seu máximo o tempo todo. Por isso, além de criar objetivos gerais, estabeleça metas individuais. Dessa forma, cada um terá um motivador a mais para fazer o seu papel.
2) Estipule também goals diários para alcançar metas de vendas
Além dos objetivos individuais e coletivos, uma boa saída é criar uma rotina de trabalho que facilite o caminho. Assim, vale estipular a quantidade de visitas, ligações, captação ou até de fechamentos por dia. Inclusive, a prospecção deve ser o máximo possível, pois se ampliam as chances de sucesso.
3) Acompanhe os resultados
Da mesma maneira, crie um período para avaliação do que está sendo alcançado. Para muitas empresas, por exemplo, há o fechamento no final do dia para avaliar se é necessário alterar algo no processo.
Para outras, uma avaliação semanal ou quinzenal já basta. Porém, o acompanhamento deve ser constante. Afinal, as metas geralmente são estabelecidas para o período mensal ou semestral.
4) Avalie e melhore o processo comercial
Similarmente, ao acompanhar as métricas de perto, você terá em mãos informações importantes para a tomada de decisão. Elas poderão, por exemplo, te dar a noção de que é possível encurtar ou melhorar a jornada de compra.
Inclusive, os números te dirão o que dá certo, o que precisa ser mudado e também ajudarão a criar ofertas especiais e até a desenvolver novos produtos ou serviços.
5) Qualifique seus leads
Aqui, entra o cuidado com a análise dos leads que realmente estão prontos para comprar o produto ou serviço.
Dessa forma, aposte na contratação do Sales Development Representative (SDR), um vendedor especializado em captação, qualificação e busca pelas melhores chances fechamento. Além disso, faça limpezas periódicas na pipeline para eliminar oportunidades vazias.
6) Peça indicações
Você com certeza já ouviu falar que um cliente satisfeito é capaz de gerar muitas vendas extras. Por isso, aproveite os fãs para solicitar indicações.
Comumente, elas serão de pessoas com perfil semelhante, aumentando a captação de leads qualificados e ampliando as oportunidades de fechamento, contribuindo para o alcance das metas de vendas.
7) Invista em tecnologia, como um sistema de CRM
Enfim, avalie também a inclusão de ações como estratégias de outbound, simplificar apresentações, fazer treinamentos, mas, acima de tudo, invista em tecnologia.
Além de ajudar os vendedores a otimizarem seu tempo, um sistema de CRM tem vantagens para todos, tanto gestão quanto comercial. Com a plataforma da Linkseller, por exemplo, você acompanha métricas em tempo real, agiliza a comunicação entre o time, estabelece metas e muito mais.
Então, faça uma avaliação gratuita por sete dias, sinta a diferença e alcance suas metas de vendas com facilidade!