Você já deve saber que vendas B2B são mais complexas do que a maioria das negociações. Por isso, para esse tipo de negócio, é ainda mais importante ter o auxílio de um sistema de CRM online.
Inclusive, nesse mercado, a presença digital e as operações na web se tornaram essenciais.
Afinal, com o novo cenário econômico, causado também pela pandemia do Coronavírus, as empresas B2B brasileiras tiveram que se reinventar e investir mais no online.
Prova disso está na pesquisa divulgada pela Intelligenza, onde se destaca que:
- 71% dos entrevistados têm o uso do WhatsApp como principal ferramenta para geração de negócios;
- 33% criaram estratégias voltadas para o e-mail marketing;
- Já 30% investem também na realização das Cold Calls (Chamadas Frias).
Ou seja, a transformação online ou remota está aí e gerenciar esses dados é muito mais simples e prático com um software especializado.
Também é importante que você entenda algumas particularidades das vendas B2B, que reforçam a necessidade desse suporte:
- A aquisição é racional, diferente do que ocorre, por exemplo, com produtos ou serviços para o consumidor padrão, que pode comprar por impulso;
- A jornada de compra é maior;
- Geralmente, a tomada de decisão depende de vários envolvidos no processo;
- O Ticket Médio tende a ser mais elevado que as vendas B2C, o que justifica os pontos acima.
Com esse cenário em mente, agora você está pronto para descobrir os benefícios do CRM para as vendas B2B. Então, leia até o final!
1) Gerenciamento facilitado do funil de vendas B2B
Em primeiro lugar, um CRM B2B ajudará a controlar, construir e aprimorar o funil de vendas.
Afinal, como prospectar clientes B2B fica muito mais fácil quando você tem em mãos dados e automatizações que contribuam para alcançar as pessoas certas.
Nesse sentido, o sistema poderá auxiliar em todo pipeline, do primeiro contato até a assinatura da proposta com mais facilidade.
Especialmente, pelo fato de que o time comercial tem acesso a cada fase e ao que está sendo feito por todos no fluxo das vendas B2B.
Assim, a troca de informações, feedbacks e planejamento de ações se torna mais simples e eficiente. Entre as vantagens do CRM aqui estão:
- O cadastro de quantos funis e etapas desejar, ou seja, é personalizado para o negócio;
- É possível categorizar cada fase ou prospect por cor;
- Dá para configurar os funis e etapas que um usuário pode acessar e controlar.
2) Guardam o histórico de negociações e compras
Depois, outra vantagem indiscutível de um CRM de vendas B2B está na sua capacidade de armazenar dados.
Então, por ser 100% online, acessível em tempo real e com informações salvas em nuvem, o histórico também permanece seguro.
Assim, embora você possa gerar novos negócios todos os dias, você sempre terá acesso a cada processo que está em andamento ou no pós-venda, por exemplo.
Apenas em um CRM B2B você consegue saber a etapa de relacionamento de cada lead ou cliente em poucos cliques. Desde a troca de e-mails, passando pelas propostas enviadas até o registro de ligações e recompras.
3) Automação de tarefas, mensagens e propostas
Em terceiro lugar, as vendas B2B, justamente por serem mais complexas, acabam tendo muitas ações simultâneas por parte dos vendedores, o que pode prejudicar a performance.
Entretanto, ao ter um sistema de CRM você consegue automatizar tarefas repetitivas e cadastrar mensagens padrões.
Além disso, também pode subir na plataforma documentos de orçamentos e propostas comerciais pré-estabelecidos, que ficarão disponíveis online para o time.
Assim, se ganha tempo, se aumenta a produtividade e, consequentemente, as oportunidades de fechamento.
Afinal, o vendedor também poderá se dedicar ao relacionamento com leads e clientes, inclusive contribuindo para a fidelização.
4) Geração de contratos, ordens de serviço e controle de documentos das vendas B2B
Por último, outro benefício do CRM para as vendas B2B está na gestão de documentos.
Assim, os sistemas mais modernos também têm um histórico de arquivos enviados ou recebidos, além de permitirem o armazenamento de documentos padrões, como ocorre com as propostas.
Dessa forma, os vendedores encontram tudo o que precisam em um só lugar e podem renovar contratos mais facilmente.
Qual o melhor CRM para uma empresa B2B no Brasil?
Por fim, o melhor CRM para as vendas B2B é aquele que oferece os benefícios acima e ainda te permite:
- Integrações com outras ferramentas utilizadas internamente;
- Criação de campanhas para geração de leads, por exemplo, ou com outra finalidade;
- Personalização de campos;
- Hierarquia de acessos;
- Notificações;
- Controle de métricas;
- Acompanhamento de metas individuais ou coletivas;
- Gerenciamento de tarefas dos vendedores;
- Ranking de vendas, entre outros.
Então, tudo isso e muito mais você encontra no CRM de vendas B2B da Linkseller.
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