Sem dúvidas ter um CRM online é essencial para as empresas que buscam alta performance. Especialmente, aquelas inseridas no mercado B2B.
Independente do tamanho da organização, é comum surgirem dúvidas como:
- “Qual o melhor CRM para uma empresa B2B no Brasil?” ou;
- “Qual o melhor CRM para pequenas empresas?”.
Porém, mais do que buscar a melhor ferramenta para o seu negócio, é fundamental entender o que é esse sistema e quais são os softwares CRM mais utilizados.
Afinal, quando o assunto são vendas, quanto mais específica, personalizável e versátil for a plataforma, maior será a chance de ter bons resultados.
Prova disso, é que, segundo pesquisa da Capterra, 47% dos usuários de CRM online identificaram que o sistema foi responsável por aumentar a retenção e a satisfação de clientes.
Assim como, de acordo com a Nucleus Research, os vendedores sentem sua produtividade subir em até 26,4% quando utilizam um software de Customer Relationship Management.
Da mesma maneira, em outro levantamento dessa instituição, também foi observada a redução do ciclo de vendas entre 8 e 14%.
Sendo esse um dos dados mais importantes para uma empresa B2B que, por natureza, tem processos comerciais mais complexos.
Então, quando o assunto é CRM online, qual é o melhor para uma empresa B2B? Na sequência, você confere o que não pode faltar nesse sistema para esse mercado.
1) CRM online deve ser fácil de usar
Em primeiro lugar, quanto mais simples for o sistema, mais fácil será inseri-lo na rotina da sua empresa.
Afinal, um bom CRM online precisa ter uma interface amigável para diferentes níveis de conhecimento tecnológico. Quanto mais plural e versátil, melhor.
2) Dados salvos em nuvem e ampla memória
Depois, essa plataforma deve ser capaz de armazenar dados em nuvem e ter uma grande capacidade de armazenamento.
Assim, a troca de informações e o controle das etapas do funil de vendas no processo comercial B2B é facilitado.
Além disso, todo o histórico estará seguro, já que por ser 100% online, se reduz o risco de perda de informação.
Quer mais? Geralmente, um CRM online com esses recursos também apresenta uma forma visual organizada para gerenciar a jornada de compra.
3) Um bom CRM online automatiza tarefas
Outro ponto crucial para as empresas B2B está na produtividade. Afinal, são muitos dados e etapas para controlar, catalogar e armazenar.
Assim, acabam acontecendo duas coisas: desmotivação ou perda de informações. Com o armazenamento do CRM online você já elimina as perdas.
Porém, quando ele permite automatizar tarefas, seu poder de transformação é maior, pois ele permitirá que o “trabalho braçal e mecânico” seja feito em poucos cliques.
Dessa forma, se ganha em produtividade e se tem uma equipe de vendas mais motivada.
Entre as ações que podem ser automatizadas estão o envio de propostas e e-mails, assim como de mensagens de follow-up.
4) Possui alertas e lembretes
Em quarto lugar, um CRM online, especialmente com foco em vendas, irá possuir uma configuração simples de alertas e lembretes.
Dessa forma, os vendedores serão automaticamente lembrados sobre os seus compromissos, facilitando o controle da agenda.
Para a gestão, fica ainda mais simples gerenciar atividades, resultados e tomar decisões que ajudem a ampliar os fechamentos.
Além disso, a maioria dos sistemas com esse foco possuem avisos de abertura de e-mails, cliques em links e muito mais.
5) CRM online tem tudo em um só lugar
Além de guardar dados sobre o funil de vendas e etapas do processo comercial, um CRM online também armazena outros tipos de informação.
Assim, nele, os vendedores das empresas B2B podem:
- Fazer cadastros facilmente, inclusive de leads e de novos clientes;
- Acessar o histórico de e-mails, ligações e propostas, de acordo com o prospect ou consumidor;
- Verificar documentos, como contratos, por exemplo;
- Avaliar o Ticket Médio e como podem elevá-lo;
- Fazer contato com outros vendedores do time;
- Incluir feedbacks, entre outros.
Ou seja, fica tudo organizado, segundo a oportunidade obtida, e em um só lugar. O melhor? Acessível de qualquer dispositivo conectado a web.
Inclusive, com essas facilidades, a gestão tem em mãos informações cruciais para definir metas individuais e coletivas, assim como pode acompanhar em poucos cliques as métricas.
Assim, o CRM online ajuda em diversos aspectos da rotina de negócios B2B. Mas, especialmente, a reduzir a complexidade do processo e a aumentar a conversão.
Por fim, saiba que você encontra todos esses recursos e muito mais no CRM online de vendas da Linkseller. Inclusive, você pode testar a ferramenta por sete dias gratuitos, sem compromisso.
Conheça, aplique o que aprendeu aqui para fazer uma boa escolha e sinta a diferença nos resultados. Boas vendas!