O atendimento ao cliente é uma das vertentes mais importantes para prospectar clientes B2B.
Por isso, ter o auxílio de um CRM de vendas nesse processo comercial faz toda a diferença.
Afinal, é com a ajuda desse software que se conseguem vantagens como:
- Encurtar a jornada de compras;
- Gerenciar facilmente o funil de vendas;
- Criar um planejamento de vendas mais adequado;
- Gerar leads mais qualificados, incluindo os tomadores de decisão;
- Automatizar tarefas;
- Trabalhar o geomarketing e a categorização;
- Estabelecer fluxos e muito mais.
Tudo isso é importante quando se faz negócio entre empresas. Especialmente, devido à complexidade da negociação e a sua extensão.
Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da XANT.ai, quando o assunto é follow up e sucesso no contato com o cliente B2B, alguns dados chamam atenção:
- O telefone aumenta em 20% as chances de fechamento quando usado para o primeiro contato;
- Se seus e-mails forem abertos ou tiverem cliques em algum link, pode considerar que você tem 4x mais chance de sucesso na comunicação;
- Agilidade também é importante. Respostas em menos de 24 horas elevam em 3.7 vezes a oportunidade de assinar um contrato.
Mas, dentro desse cenário, como usar o CRM de vendas para melhorar essa dinâmica e gerar mais resultados? É o que você confere na sequência.
1) Entenda bem o público-alvo e o seu perfil
Em primeiro lugar, vem um ponto óbvio, mas que muitas vezes na correria do dia a dia passa despercebido pelo time comercial.
Não basta saber quem são as pessoas que precisam ser buscadas, é preciso entendê-las. Saber de fato o que buscam. Só assim se consegue fazer uma boa qualificação.
Inclusive, quem prospecta clientes B2B poderá precisar falar com diferentes perfis, sendo necessário estudar e entender cada um deles.
O CRM de vendas facilita esse processo, justamente por ter um histórico de informações e dos contatos realizados.
Assim, se torna mais eficiente a análise de comportamentos, a definição de etapas e até a determinação da linguagem, mensagens e propostas que serão feitas e usadas.
2) Saiba como encontrar seus possíveis clientes B2B com a ajuda do CRM de vendas
Depois, com a definição do perfil e descrição detalhada do público, é hora de encontrá-los.
Geralmente, mais do que saber onde (região) eles estão, é preciso entender quais são os melhores meios, incluindo os digitais, para falar com eles.
Assim, ainda segundo a pesquisa da XANT.ai, é possível automatizar o follow up com clientes B2B em seis veículos principais. Inclusive, com o uso do sistema de CRM de vendas. São eles:
- Telefone;
- E-mail;
- Carta;
- Mensagens de texto, como as de WhatsApp ou SMS;
- Redes sociais;
- Vídeos.
Também vale reforçar que o uso de recursos audiovisuais está cada vez maior nesse tipo de negociação.
Prova disso, é que, de acordo com o levantamento Think with Google, a cada 10 compradores do mercado B2B, pelo menos 7 assistem vídeos para ter mais informações sobre um produto, serviço ou oferta.
Portanto, invista na identificação desses canais e na criação de estratégias específicas para cada um deles no seu planejamento de vendas B2B. Assim, você manterá o funil de vendas sempre cheio!
3) Converse, mas respeite o momento de cada lead
Em terceiro lugar, um dos segredos do atendimento ao cliente B2B está na conversa. Afinal, negociação entre empresas são mais longas e a tomada de decisão nunca é por impulso.
Dessa forma, além de ter paciência, boa capacidade de comunicação e saber negociar, o vendedor precisa entender cada momento do lead.
Assim, o contato será adequado e poderá contribuir para levar o prospect para uma nova etapa do funil de vendas.
Quando o time comercial entende o que o possível consumidor precisa, ele saberá o que falar e ofertar, por exemplo.
Mais uma vez, vale usar o CRM de vendas para acompanhar a negociação. Inclusive, nele você poderá incluir feedbacks e orientações sobre o timing do lead.
Da mesma maneira, com o sistema, toda a equipe, assim como a gestão, pode ver o que está sendo feito em tempo real e determinar ações estratégicas.
4) Estabeleça uma relação de confiança e use o CRM de vendas
Por fim, as indicações também são importantes na prospecção de clientes B2B. Entretanto, elas só acontecem quando existe uma relação de confiança e a satisfação plena do consumidor com o produto ou serviço.
Então, ao fechar o negócio não dê o relacionamento como encerrado e sim invista ainda mais nele.
Para isso, tenha um bom sistema de CRM de vendas, que ajudará no contato pós-venda e na criação de um histórico de cada cliente B2B.
Da mesma maneira, continue alimentando a relação e gerando confiança com conteúdo relevante, convites para eventos e até criando oportunidades para troca de experiências, por exemplo.
Agora é analisar seu planejamento de vendas, estudar seu público-alvo e aplicar o que aprendeu aqui. Boas vendas!