Gestão de vendas/ Vendas

Como usar conteúdos interativos para aumentar as vendas do seu e-Commerce

A relação entre conteúdo, experiência do consumidor e aumento das vendas através da fidelização de clientes e relatos positivos é evidente. Uma boa experiência de compra, que envolve desde o primeiro contato com um produto numa loja de e-Commerce até facilidade para conhecer bem e comparar opções é fundamental se você quer aumentar as vendas. 

Levando em conta que a jornada do cliente não é algo linear como é representado para fins de organização dos esforços de marketing, o conteúdo se torna mais importante do que nunca e está presente em todas as etapas do processo de compra. 

Mas apenas oferecer qualquer conteúdo já não é suficiente para encantar os seus clientes em potencial com um ambiente virtual tão saturado de informações e ações de marketing. 

Um aspecto fundamental de usar conteúdo para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas de e-Commerce passa por capturar de fato a atenção do público. A melhor forma de fazer o público interagir com a sua marca é oferecer conteúdo que o convide a fazer isso, ou seja, conteúdo interativo.  

5 Ideias para aumentar de conteúdo interativo para e-Commerce

Qualquer formato de conteúdo que envolva a participação ativa do público é considerado um conteúdo interativo. Esse tipo de material funciona porque é focado em oferecer uma experiência personalizada, agrega valor e leva ao engajamento. E tudo isso contribui, e muito, para o aumento das vendas em lojas virtuais.

Vamos ver a seguir como você pode usar conteúdos interativos para aumentar as vendas do seu e-Commerce e conquistar a fidelidade do seu público-alvo.

1. Deixe o público explorar o conteúdo 

Pode haver momentos em que você tem muitos dados para compartilhar. Nessas ocasiões, criar conteúdos estáticos e sobrecarregados de informações provavelmente vai deixar o seu público confuso e desatento. 

Por isso, às vezes é melhor criar um infográfico interativo ou um vídeo que deixe as pessoas explorarem as informações no seu próprio ritmo. Isso melhora a legibilidade e aumenta a compressão, o que leva a uma melhor experiência do consumidor e aumenta as chances de conquistar e fidelizar clientes. 

Além disso, o mesmo conteúdo pode ser percebido de forma diferente por cada pessoa. Criar um infográfico interativo permite que o público foque nos aspectos que o interessa mais sem ter que ler informações desnecessárias. 

Alguns exemplos de elementos interativos que você pode adicionar aos seus gráficos incluem:

  • Elementos de rolagem
  • Insira dados para revelar informações
  • Destacar certas áreas
  • Adicionar várias páginas
  • Usar um fluxograma como este abaixo para criar caminhos de decisão:

2. Capture ideias inspiradoras

O primeiro passo para proporcionar uma experiência positiva para o consumidor é entender realmente o seu público-alvo e as suas necessidades, motivações e interesses. E a melhor forma de saber é simplesmente perguntar.

Você pode criar enquetes interativas e pesquisas para captar o feedback do público e ter ideias valiosas que podem ser usadas para personalizar a experiência do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas. 

A melhor parte sobre usar conteúdos interativos para obter informação sobre o seu consumidor é que essa é uma prática que beneficia todas as partes envolvidas. O público é incentivado a compartilhar informações de forma divertida e educativa, dependendo do foco do seu conteúdo. 

3. Ofereça valor

Muitas páginas de produtos que encontramos normalmente em sites de e-Commerce são feitas para serem preenchidas com textos e imagens estáticas. As pessoas percorrem essas imagens, às vezes leem as descrições, mas muitas vezes, não chegam a prestar muita atenção ao texto.

Uma maneira simples e efetiva de captar a atenção para a sua página de produtos é incluir alguns elementos interativos. A ideia é usar o espaço para apresentar um conteúdo que agregue valor e eduque os visitantes do seu e-Commerce para persuadi-los a comprar. 

Isso ajuda o público a conhecer bem os benefícios do produto e também a escolher a opção mais adequada, evitando arrependimentos e comentários negativos. Quanto mais as pessoas souberem sobre os seus produtos, mais elas vão confiar na sua marca ou loja.

Você pode criar páginas interativas para apresentar os seus produtos para:

  • Destacar características e benefícios;
  • Ajudar os clientes a compararem produtos diversos;
  • Apresentar o produto sob todos os ângulos;
  • Dar a chance do usuário ver o produto em diversos ambientes; 
  • No caso de roupas e acessórios, escolher combinações;
  • Simular customizações;
  • Ver o produto em funcionamento.

Veja essa página interativa, por exemplo. Ela permite que você interaja com a página e deslize o cursor para comparar a carteira Bellroy com outras marcas. 

4. Ofereça soluções personalizadas

As pessoas fazem buscas na internet porque precisam de soluções para os seus problemas e respostas para as suas perguntas. Se você suprir essas necessidades de forma personalizada, vai estar um passo à frente da maioria das lojas de e-Commerce.

Uma pesquisa da Epsilon aponta que 80% dos consumidores são mais inclinados a fazer uma compra quando estão diante de uma experiência personalizada. E conteúdos interativos como quizzes e calculadoras proporcionam personalização aos visitantes de um site.

Calculadoras interativas, por exemplo, oferecem soluções instantâneas e precisas com base em dados que os usuários enviam.

Os quizzes funcionam de maneira parecida, mas com os benefícios de serem divertidos, ajudarem a educar o público e colher informações importantes a respeito dos visitantes do seu site. 

5. Tenha um e-Commerce responsivo

Todas as dicas anteriores terão maior impacto na experiência que você proporciona ao seu cliente se a sua loja virtual for responsiva. Hoje, o Mobile Commerce é responsável por mais da metade das vendas feitas na internet. Então é fundamental proporcionar a mesma experiência aos usuários que acessam o seu site através de smartphones. 

Para mais dicas a respeito de design responsivo e outras formas de otimizar o seu site, veja o artigo com as 38 melhores ferramentas para criar loja virtual

Conclusão

A personalização está no cerne das experiências positivas do cliente – e é exatamente isso que forma a essência dos conteúdos interativos também.

O conteúdo interativo envolve mais do que apenas entretenimento. A criação de recursos interativos bem pensados pode ajudá-lo a melhorar a experiência do cliente, construir fidelidade à marca e impulsionar visitas repetidas no seu e-Commerce.

Sumário.

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