Vendas

Como aumentar vendas no e-commerce? 6 dicas para alavancar os resultados da sua loja virtual

Você sabe como aumentar as vendas em uma loja virtual?

O e-commerce no Brasil tem demonstrado excelentes resultados. Uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen mostrou que o comércio eletrônico no país teve uma alta de 12% no primeiro semestre de 2019. E essa tendência no e-commerce parece que vai se manter por muito tempo ainda.

Esse aumento representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões. Além disso, o volume de pedidos cresceu 20% nesse mesmo período, totalizando R$ 65,2 milhões.

Se você é dono de uma loja virtual e quer surfar nessa onda otimista para o setor, você está no artigo certo.

Separamos aqui 6 dicas de como aumentar as vendas no e-commerce. Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para impulsionar seus números e ocupar posição de destaque no mercado usando uma boa estratégia de marketing para e-commerce.

6 dicas de como aumentar as vendas no e-commerce

1 – Conheça seu público

A primeira dica de como vender mais no e-commerce é conhecer melhor o público para o qual os seus produtos se destinam.

Ao fazer isso, é possível ser mais assertivo na hora de oferecer suas soluções e direcionar melhor seus esforços de marketing.

Um boa maneira de conhecer o seu público é por meio da criação de buyer personas. Trata-se da representação fictícia do que seria seu cliente ideal.

Uma buyer persona precisa ter:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Localização;
  • Renda média mensal;
  • Necessidades;
  • Desejos;
  • Hábitos de consumo e várias outras especificidades.

2 – Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma maneira bastante eficaz de como aumentar as vendas em uma loja virtual. Com ele é possível atrair mais clientes (o chamado inbound marketing) para o seu e-commerce e, consequentemente, impulsionar suas vendas.

As estratégias de Marketing de Conteúdo consistem basicamente em produzir conteúdo relevante para as suas buyer personas. A intenção é conduzir seus potenciais clientes até a base do Funil de Vendas.

A criação de um blog é principal ferramenta de Marketing de Conteúdo. Lá você poderá falar sobre temas que dialogam com as atividades da sua loja virtual.

Assim, quando um prospect pesquisar na internet sobre algum assunto que tenha a ver com o produto que você oferece, ele poderá ser direcionado para o blog da sua loja.

3 – Envie e-mail marketing

O e-mail marketing no e-commerce é uma ferramenta essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas em uma loja virtual. Ele serve para divulgar a sua marca e atrair mais clientes.

O e-mail marketing pode ser utilizado para oferecer:

  • conteúdos do seu blog que estejam de acordo com o estágio do Funil de Vendas em que o potencial cliente se encontra;
  • testes grátis do seu produto;
  • promoções exclusivas e muito mais.

Confira abaixo algumas dicas de e-mail marketing que você pode implementar:

Como aumentar vendas no e-commerce

Fonte: NFe.io

4 – Invista em links patrocinados

Um boa forma de como vender mais no e-commerce é investir em links patrocinados. Ao fazer isso, toda vez que um potencial cliente fizer uma pesquisa na internet sobre alguma palavra-chave relacionada a sua loja virtual, o link do seu site estará entre os primeiros resultados.

Essa estratégia impulsiona os acessos a sua loja e aumenta as suas chances de converter o prospect em cliente. O Google AdWords é a plataforma mais utilizada para veicular anúncios pago.

Veja abaixo exemplos de links patrocinados quando digitamos “internet banda larga” na barra de pesquisa do Google:

Aumente suas vendas no ecommerce

5 – Foque na experiência do usuário

Não há como aumentar as vendas no seu e-commerce se você não oferecer uma boa experiência de compra para os usuários que acessarem o site da sua loja virtual.

Busque tornar mais fácil a navegação pelo seu site para que seu potencial cliente possa encontrar o que ele procura e finalizar a compra de maneira rápida e sem dificuldades.

Opte por um visual mais clean, sem excesso de ícones e outras informações desnecessárias. Além disso, seu site precisa ser responsivo e capaz de abrir em diferentes dispositivos (smartphones, tablets, etc.).

As suas páginas também precisam abrir rapidamente. Isso porque o usuário tende a desistir da compra quando o site demora muito para carregar.

Evite fugir da regra dos 3 cliques. Torne o processo de compra simples e direto. Mais que 3 cliques para finalizar uma compra também pode fazer com que o usuário desista do seu produto.

6 – Procure oferecer produtos e condições diferenciadas

Esta última dica de como vender mais no e-commerce consiste em criar estratégias de diferenciação em relação aos seus produtos e às condições oferecidas aos potenciais clientes.

Por exemplo:

  • Frete grátis;
  • Menor tempo de entrega;
  • Produtos exclusivos;
  • Brindes;
  • Descontos para a próxima compra.

Nesta dica de como aumentar as vendas no e-commerce, a intenção é oferecer para os prospects aquilo que eles dificilmente encontrariam na concorrência. Procure sempre se antecipar às necessidades do seu público.

Gostou das nossas 6 dicas de como aumentar as vendas no e-commerce? Coloque-as em prática e veja os resultados da sua loja virtual melhorarem de maneira significativa.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]