Gestão de vendas/ Vendas

Como aumentar suas vendas com relatórios personalizados

Para aumentar suas vendas, não basta contar com excelentes profissionais, preços competitivos e produtos ou serviços de qualidade. Também é preciso fazer um trabalho analítico, acompanhando o desempenho do time de vendas – o que expõe a verdadeira relevância do relatório.

Não há mais espaços para achismos no ambiente corporativo, as empresas que querem ter sucesso precisam investir nas mais diferentes áreas; do marketing digital às vendas.

Nesta última, o relatório de vendas surge como uma opção para tornar o trabalho mais estratégico.

Além de fornecer insights sobre o sucesso das metodologias de vendas, essas ferramentas trazem previsões de dados para vendas futuras, permitem análises de desempenho em comparação com períodos anteriores e garantem maior compreensão das motivações do cliente.

Continue lendo o artigo e descubra de uma vez por todas como criar um relatório de vendas impecável que propicie aumentar suas vendas consideravelmente!

O que é um relatório de vendas?

Como o processo de tomada de decisão é um dos mais importantes dentro de um negócio, as informações corretas fazem toda a diferença.

Afinal, como há de se avaliar quais as estratégias e abordagens mais eficientes ou como aumentar suas vendas sem ter dados e números que comprovam uma tendência ou outra, ou sem um monitoramento desses detalhes?

Um relatório de vendas resume as atividades comerciais de uma empresa, incluindo informações sobre o volume de vendas, leads, novas contas, receitas e custos para um determinado período.

Além disso, esse relatório permite analisar essas informações ao longo de cada etapa do funil de vendas (e quaisquer falhas contidas nele), indicando, ainda, o desempenho da sua equipe comercial.

Com isso, ajudam a empresa a adaptar sua abordagem de vendas e desenvolver estratégias de crescimento. Isso, é claro, se forem bem elaborados.

A importância de um relatório de vendas na empresa

Com um papel de extrema importância em uma empresa, essas ferramentas são úteis não apenas para os departamentos comerciais, mas para outras áreas também.

Isso pode ser demonstrado pelo fato de que, o relatório de vendas pode conter informações úteis para o departamento de marketing.

Saber onde e porque a empresa está se direcionando e o que é necessário fazer para melhorar.

Esses são os pontos que tornam a medição de resultados tão importante para qualquer empresa.

Então, mais importante do que fazer essa medição é medir os resultados da forma correta! Se você não acompanhar o desempenho de vendas corretamente, você cria uma falsa segurança para toda a empresa.

Logo você estará dando a impressão errada de que está no caminho certo! Por isso a importância de sempre analisar os relatórios de vendas..

O que é preciso ter em um relatório de vendas

Se você está buscando uma maneira de aumentar as vendas, precisa saber que é fundamental desenvolver um plano e decidir quais informações serão avaliadas e qual o período para utilizá-los: você pode escolher relatórios mensais, trimestrais, semestrais ou até relatórios de vendas semanais.

Em seguida, você precisa definir o que deve ser incluído no relatório de vendas. Os principais indicadores são:

Taxas de conversão

Todos seus potenciais clientes atravessam um funil de vendas, que é por onde devem ser movidos até fecharem negócio – inclusive, até depois disso.

Em um funil de vendas completo, os compradores passam de prospects para leads, então para oportunidades e, finalmente, se tornam clientes – sendo que o objetivo final é que se transformem em embaixadores da sua marca, recomendando-a para amigos e conhecidos.

Movê-los de um desses estágios para o próximo é o que chamamos de conversão.

Assim, as taxas de conversão mostram a quantidade de prospects que se tornam leads, quantos destes se tornam oportunidades e destas, quais viram clientes.

Além de indicar se eles acabam estagnado em alguma etapa – e por quê.

A melhor forma de obter as taxas de conversão para seu relatório de vendas é através do seu CRM.

Com o Ramper, por exemplo, é muito fácil e prático obter todos estes dados em tempo real. Solicite sua demonstração e confira!

Ciclo de vendas

Esse ciclo além de mostrar a evolução das taxas de conversão, foca na importância de entender quanto tempo demora para um possível comprador se tornar cliente.

E tem mais: observar quanto tempo leva para que o potencial comprador passe por cada uma das etapas do funil de vendas.

Isto irá resultar em apontamentos que identificam se os compradores estão passando tempo demais em qualquer um dos estágios e se este tempo pode ser reduzido.

Para obter este dado, use a fórmula:

Ticket médio

O período de vendas foi lucrativo? Tem certeza? Para obter essa informação com precisão, é necessário incluir esse indicador no relatório de vendas.

Com o conhecimento pleno do ticket médio de vendas da equipe, você pode entender se a receita gerada está cobrindo os gastos para captar e reter clientes. Além de ter uma visão mais detalhada dos clientes que estão gastando mais – podendo até elaborar estratégias de upsell para eles.

Uma das formas de obter esse indicador é utilizando a fórmula abaixo:

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Ter pleno conhecimento do custo de aquisição de clientes (CAC) é fundamental, pois mostra quanto está sendo gasto para conquistar novos compradores – e se esse investimento está compensando.

Por exemplo, se, analisando seu relatório de vendas, você descobre que um determinado tipo de cliente custa R$ 50,00 para ser captado, mas sua compra é de R$ 25,00, você vai saber que não vale a pena continuar a prospectá-lo

Como fazer um relatório de vendas?

A gente sabe que você estava esperando por essa pergunta!

Para efetivamente aumentar suas vendas é preciso entender que ele é composto de  diversos indicadores que tomam diferentes formas e especificidades. Caso surja algum problema no caminho da criação, não se preocupe.

Separamos aqui as principais ações para gerar o relatório de negócios perfeito.

Mesmo que seja utilizando um arquivo de relatório de vendas em planilhas ou de um sistema de gestão, a elaboração deste documento deve ser organizada de acordo com o que já vimos acima.

Então, como fazer um relatório de vendas depende de alguns dados como:

  1. Tenha objetivos bem estabelecidos;
  2. Obtenha e registre apenas informações importantes que estejam de acordo aos objetivos definidos;
  3. Defina de modo assertivo e coeso quais serão os indicadores utilizados;
  4. Mantenha o padrão para otimizar as análises;
  5. Sempre tenha definido quais os períodos para entrega e análise;
  6. Sempre inclua dados sobre quantidade e valor total das vendas.

Na era da internet não é difícil encontrar modelos já prontos para elaborar um documento como esse. No entanto, note o seguinte: ao usar um software de gestão empresarial, a coleta e compilação de dados é otimizada, pois todos os dados necessários já estão registrados no sistema CRM!

Como o programa é online, as informações de vendas podem ser atualizadas em tempo real, não importa onde você esteja, ou seja, não há necessidade de preencher formulários eletrônicos no local de trabalho.

Por esses motivos, relatórios com dados confiáveis ​​podem ser gerados com apenas alguns cliques.

Neste ponto identificamos a importância do relatório de vendas para a gestão do seu negócio. Então, a partir de agora, você já pode considerar este documento como uma ferramenta de trabalho para ajudá-lo a tomar as decisões certas e melhorar o desempenho de sua empresa

Ferramentas como a Ramper são essenciais para essa construção

Para deixar o seu relatório de vendas ainda mais preciso, rápido e pouquíssimo erro, existem algumas ferramentas disponíveis. Não há a menor dúvida de que na equipe de vendas, o mais utilizado é o CRM.

As ferramentas de CRM automatizam muitas coisas para que você possa criar relatórios com mais facilidade e reduzir erros.

Dessa forma, atividades como e-mails enviados pela equipe de vendas, telefonemas e reuniões podem ser gravadas automaticamente. Além disso, no CRM, os vendedores também podem incluir notas personalizadas sobre cada transação em andamento.

Muitas métricas também podem ser rastreadas no CRM, e essas métricas também podem ser incluídas em relatórios de vendas. Cada vendedor pode visualizar o número de oportunidades no funil de vendas, volume de vendas por semana e taxa de conversão.

E para ter acesso a ferramenta perfeita para aumentar suas vendas e contar com um relatório preciso, basta solicitar a sua demonstração da plataforma Ramper!

Sumário.

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