Vendas

5 dicas para aproveitar ao máximo um evento de vendas

Marcar presença em eventos de vendas (ou de qualquer segmento) traz uma imersão rica de conhecimentos e trocas. Tais experiências ajudam a moldar a sua liderança, afinam a sua estratégia de mercado e operação e aumentam o seu poder de negociação. Mas só assistir não é o suficiente. Eventos são dinâmicos e para aproveitar da melhor forma, você também precisa ser.

Confira cinco dicas para enriquecer a sua experiência em um evento de vendas:

1 – Amplie o seu network

Networking é chave em vendas. As pessoas ainda possuem uma concepção errada quando se trata de nertwork. Acreditam que trata-se apenas de ampliar a rede de conhecidos ou que a rede serve apenas para ser lembrada em uma emergência. Isso está errado. Além de disso, você corre o risco de queimar os contatos que você já possui. Não basta criar uma rede de contatos profissionais, ela deve ser nutrida e mantida em diversas ocasiões e não só no momento do aperto.

São diversos profissionais sedentos por criar oportunidades de negócios, portanto aproveite todas as chances para fazer networking: coffee break, almoço e happy hour.

Para um networking de sucesso leve essas dicas ao pé da letra:

  • seja natural;
  • você também é responsável pelo que o outro entende. Por isso, saiba se expressar e seja claro para evitar qualquer ruído na comunicação;
  • estabeleça uma conexão com o ouvinte para facilita a abordagem. Fique atento ao seu redor, pois você pode aproveitar uma situação para iniciar um diálogo;
  • o relacionamento não termina ali. Cultive-o após o evento.

Não esqueça de levar um bom número de cartões de visita no bolso com os dados atualizados.

2 – Fortaleça o seu mindset

Estar no mesmo ambiente que centenas de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e compartilham suas experiências com um objetivo claro em mente, ajudam a fortalecer o seu mindset e a sair do óbvio.

Eventos costumam ser mais do que fontes de aprendizado, mas também uma injeção de inspiração. É comum sairmos de eventos energizados, repletos de ideias e loucos por colocá-las em ação. Mas se não aplicarmos em breve o que aprendemos, logo a energia se esvai e pouco a pouco guardamos ideias incríveis numa caixinha com medo de não serem assim tão boas.

Frequentemente o que nos limita não é a falta de dinheiro e sim nós mesmos. Parar de se auto sabotar é o primeiro passo para dar uma guinada no seu negócio ou na sua carreira.

3 – Se mantenha atualizado no mercado

Às vezes estamos tão focados em nosso próprio negócio que esquecemos do óbvio: como está se comportando o mercado? Geralmente as palestras trazem estudos e cases que podem abrir a sua mente e trazer novas ideias aplicáveis ao seu negócio.

Entender o comportamento do mercado é imprescindível para você ter sucesso e criar estratégias assertivas. Mas apesar de ser o arroz com feijão, muita gente deixa isso de lado com a correria de captar leads e fechar novas vendas. O sucesso está em dividir o tempo e saber se dedicar em prospeção, novas vendas e alinhar estratégias conforme o comportamento do mercado – que muda constantemente. Caso contrário, em mais ou menos tempo você estará fadado ao fracasso.

Deste modo, você estará um passo à frente da maioria dos seus concorrentes.

4 – Aprendizado rápido

São vários os conteúdos, troca de experiências, estudos de mercado acontecendo ao mesmo tempo. Essa dinâmica oferece a grande vantagem de você aprender mais em um dia do que em uma semana. Por não haver distrações ou interrupções, você conseguirá focar e aprender de maneira mais eficiente.
Será impossível anotar tudo, mas tente anotar os principais tópicos e métricas caso queira se lembrar mais tarde para se aprofundar. Uma outra forma mais prática é gravar o áudio, caso queira usar o material para consulta. Só não esqueça que compartilhar esse tipo de conteúdo é crime. Por isso, o uso deve ser pessoal e intransferível.

5 – Novas parcerias e vendas

Você estará num ambiente propício para encontrar parceiros, vender ou até conhecer o seu mais novo investidor.
As feiras de negócio que geralmente acontecem nos eventos são facilitadoras para se criar a oportunidade tão almejada. Por isso, treine o seu elevator pitch para o dia. Mas não se esqueça: por mais que você esteja empolgado em falar das grandes coisas que a sua empresa faz, entender a dor do seu potencial cliente é o mais importante. Assim sendo, escute verdadeiramente a pessoa que está falando. Veja se realmente o seu negócio consegue atender e solucionar o problema. Ser franco, aumenta a sua credibilidade, e com certeza se o negócio não for fechado na hora, uma oportunidade foi criada e assim que ele precisar, você será a primeira opção a vir à mente.

O Ramp UP Tour é um evento itinerante que traz o que há de mais moderno em vendas e prospecção B2B de maneira prática. O evento leva para as principais capitais do Brasil, profissionais experientes que ensinam técnicas realmente aplicáveis ao seu negócio. O próximo Ramp UP Tour será em São Paulo, no dia 10 de dezembro.

Ficou interessado? Venha fazer parte da (r)evolução em vendas B2B! Adquira já o seu ingresso!

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]