Um bom CRM é essencial para qualquer empresa. mas ter um CRM pode ajudar a vender mais ? Saiba como um software CRM irá ajudar a sua empresa.
Já que ele serve para fazer a gestão de relacionamento, com os seus clientes, pois ele contém todas as informações passadas ao cliente. Em suma, ele é o ponto central para o qual sua equipe terá acesso a todas essas informações.
Ao entrar em contato com um cliente é fundamental, ter acesso a todas as informações já discutidas, para não correr o risco de passar vergonha, tendo que perguntar novamente pontos que já foram discutidos.
Função de um software CRM dentro do funil de vendas
Em sua essência, um software CRM é um banco de dados que ajuda você a gerenciar a comunicação com seus clientes.
Você (e ou seus vendedores) insere informações sobre seus clientes e prospects, e seu software CRM ajudará você a acompanhar os detalhes.
O software CRM está disponível em diferentes faixas de preços e com recursos diferentes e muitos têm módulos que você pode adicionar quando precisar de mais funcionalidade. Vamos explorar alguns desses abaixo.
– Dependendo de suas metas, você pode usar o software CRM para gerenciar o funil de vendas, organizar seus esforços de marketing, descobrir quanto tempo leva para fechar negócios, automatizar seu atendimento ao cliente, acompanhar as interações de seus clientes com sua empresa.
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Você também pode saber quais produtos vendem melhor e quando, quais ofertas de marketing e promocionais são mais bem-sucedidas e gerenciar o inventário com base nos dados históricos de vendas.
– De acordo com as estatísticas mais recentes, o maior desafio de 65% das empresas é a geração de leads.
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A geração de leads é um processo extremamente importante de geração de receita para qualquer negócio.
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Má ou nenhuma geração de leads resulta em ciclos de conversão atrasados, o que por sua vez afeta as receitas e lucros para as empresas modernas.
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No entanto, com o advento do marketing digital, a geração de leads online tornou-se o meio mais popular de geração de negócios entre profissionais de marketing e vendas.
– 93% das empresas B2B buscam seus leads através de marketing de conteúdo – ao invés do marketing tradicional.
– O marketing de conteúdo, por sua vez, desempenha um papel fundamental na criação de um funil de vendas perfeito e que considera a jornada do cliente e seu padrão de tomada de decisão em cada etapa.
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Uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), ou seja, um software CRM, auxilia as equipes de marketing e vendas em gerenciamento de contatos, segmentação de clientes e criação de fluxos de trabalho de campanha.
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Isso, por sua vez, auxilia na identificação de leads abordando as oportunidades mais relevantes e registrando a comunicação.
Considere esta analogia: o funil é como uma criança. O sucesso de uma criança não depende exclusivamente de seus pais;
Há muitos outros aspectos, como nível socioeconômico, sistema educacional, grupos e a mídia que moldam as experiências e decisões de uma criança e preparam o caminho para suas realizações na vida.
Em paralelo, o funil é formado e influenciado por diferentes tecnologias que trabalham juntas para gerar tráfego, conversões e receita. Portanto, não há uma coisa específica que seja responsável pelo resultado do funil.
Porém, um software CRM pode ser de grande ajuda ao lidar com ele. A quantidade de dinheiro gasto pelas organizações na implementação de novas tecnologias para otimizar o funil é impressionante.
Gastos para otimizar o funil com um software CRM
O IDC prevê que os gastos com aplicativos de software CRM cheguem a US $ 31,7 bilhões em 2019, enquanto os gastos com tecnologia de marketing aumentarão de US $ 20,2 bilhões em 2014 para US $ 32,4 bilhões nesse ano.
– Mas por que esses números estão aumentando? Porque as empresas, especialmente B2B, querem manter um pulso estável em marketing, vendas, experiência do cliente ou qualquer dado que possa impulsionar os leads na direção certa e ajudar a aumentar a receita.
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Se dermos uma olhada mais de perto no funil, as tecnologias usadas podem ser divididas em dois grupos principais: marketing e vendas.
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No topo do funil (TOFU), os profissionais de marketing usam muitas tecnologias, incluindo ferramentas de SEO, o Google Adwords para ajudar a aumentar o tráfego no funil.
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Já no meio do funil (MOFU), os profissionais de marketing usam plataformas de automação de marketing para melhorar os leads através do e-mail marketing e de mídias sociais.
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Na parte inferior do funil (BOFU), os vendedores implementam várias tecnologias, como o software CRM, para capturar dados sobre leads, gerenciar oportunidades de vendas e fechar mais negócios.
No final do dia, aproveitar o poder das mídias sociais para melhorar o funil de vendas é uma das decisões mais importantes que uma empresa pode tomar.
Mas, para que as equipes de marketing e vendas façam um trabalho melhor, os dados coletados das mídias sociais precisam ser integrados aos demais softwares da empresa.
Por exemplo, um profissional de marketing que usa o Google Analytics pode visualizar o número de visitas ao seu website, mas ele não tem os dados para poder atribuir essas visitas a mídias sociais, muito menos a uma rede, perfil ou postagem específicos.
Com todas essas tecnologias à sua disposição, uma das principais questões que as empresas enfrentam é o fluxo de dados.
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Dados em silos evitam que as organizações criem uma imagem maior e mais clara de seu ecossistema de marketing e as impedem de otimizar seus processos em todas as etapas do funil.
Ao implementar uma plataforma de gerenciamento de mídia social centrada em dados, como um software CRM, as empresas B2B podem reunir esforços de marketing e vendas e permitir a integração entre diferentes softwares.
Por um lado, os profissionais de marketing conectarão nativamente seus dados de leads sociais com qualquer uma das principais plataformas de automação de marketing, para aprimorar os programas de incentivo e pontuação.
Por outro lado, os vendedores poderão incorporar dados sociais à sua ferramenta de software CRM para melhor comunicação com leads e oportunidades de vendas mais altas.
Como implementar o software CRM em sua empresa
Agora você já sabe que o software CRM desempenha um papel crítico no sucesso de qualquer organização.
Se mantido de forma adequada, ele ajuda você a desenvolver seus negócios, manter o controle de seus clientes, manter-se a par dos seus esforços de vendas e marketing e comunicar-se efetivamente com fornecedores e clientes.
– É fácil obter todas as coisas maravilhosas que o software CRM pode fazer por um negócio. Mas, o mais importante é ter em mente que implementar o CRM em sua empresa deve ser algo simples.
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Em suma, você deve selecionar a solução certa e que se adapte ao seu negócio.
A implementação de uma solução baseada em nuvem pode ser uma excelente maneira de as PMEs obterem acesso a todas as vantagens que um software CRM pode oferecer – sem a dificuldade associada a uma implementação interna.
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Organizações maiores geralmente têm uma estratégia de TI para reunir todas as instalações, seja em casa ou por um provedor.
Não é essencial o que o software tenha mais recursos do que você precisa em um determinado momento.
O fator importante é o quanto um usuário individual de uma empresa pode usar e como a solução está vinculada ao processo de negócios específico.
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É melhor manter a solução simples – especialmente na primeira fase, e expandir conforme sua empresa cresce é a única maneira de ter sucesso.
Nessa hora, é inteligente obter uma ajuda inicial de implementação – especialmente se você estiver começando a usar uma solução de software CRM e tiver uma equipe de TI mínima.
Essa assistência inicial permite que você comece a trabalhar muito mais rápido com o seu CRM e garante que você comece com o pé direito.
É complicado demais usar um software CRM?
Não, não é. Conforme dito, a solução deve ser fácil de usar. Se um software CRM exigir muito tempo e esforço para aprender e usar, os usuários resistirão a incorporá-la em seu trabalho.
– Uma solução que simplifica as rotinas diárias da equipe de vendas é essencial. Selecione uma solução que se integre facilmente aos seus aplicativos de negócios existentes.
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Isso facilitará muito a implementação de uma nova solução de CRM para todos os envolvidos.
Flexibilidade também é essencial. Diferentes usuários trabalham de maneiras diferentes e, se uma solução de CRM impõe fluxos de trabalho que não se ajustam à maneira como a equipe de vendas gosta de usar, ele encontrará forte resistência.
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Quando você estiver avaliando uma solução de CRM, peça uma demonstração e veja como o software funciona de acordo com a maneira que você gostaria – e não o contrário.
Qual o melhor Gestão de Relacionamento com o Cliente?
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher a melhor solução de CRM. Inicialmente, escolha o software CRM que ofereça os recursos certos para o seu negócio.
– Pense no tipo de informação que seria útil para você e verifique se o produto fornece isso. Por exemplo, alguns sistemas de CRM são voltados para clientes business-to-business e outros para operações business-to-consumer (B2B e B2C).
– Pense em quanto você precisa do CRM agora, como você pode crescer com ele ao longo do caminho e como ele é escalável através de módulos que você pode adicionar.
– Encontre, então, o equilíbrio entre um sistema que faz o que você quer, mas não é um exagero e é muito difícil de usar ou dominar.
– Certifique-se também de que o programa CRM pode ser personalizado para o seu negócio.
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Finalmente, investigue como você faz alterações e ajustes ao longo do caminho. Que tipo de ajuda e suporte está disponível? O sistema CRM é baseado em nuvem e compatível com dispositivos móveis?
Como dissemos acima, o CRM precisa ser usado para ser eficaz. Você e sua equipe vão querer usá-lo rapidamente, o que, nos dias de hoje, provavelmente significará em um telefone ou pelo menos em um laptop habilitado para wi-fi.
– A maioria das pequenas empresas usa o CRM principalmente como um gerenciador de contatos e se beneficia de conectá-lo a um e-mail.
Quanto custa um bom software CRM?
Certifique-se de que o software CRM escolhido por você se adapta ao seu orçamento, bem como às suas necessidades.
De um modo geral, quanto mais recursos um sistema tiver, mais custará. Alguns aplicativos são gratuitos, mas geralmente são versões reduzidas, limitadas a alguns usuários por empresa.
No mais alto nível, você pode pagar centenas de reais por mês por recursos avançados – de uma versão totalmente carregada e contando com um painel personalizado, integração de mídia social, geração automática de leads e outros recursos avançados.
Um bom software CRM também oferece recursos mais básicos por preços bem mais modestos. Lembre-se: leve seu produto de CRM para um test drive antes da compra.
– Entenda como o software escolhido por você funciona e o que ele pode fazer por você. Certifique-se de que ele seja algo com o qual você e sua equipe se sentirão confortáveis e que realmente usarão.
Muitos programas de CRM fornecem vários relatórios úteis. As projeções de vendas são apenas um tipo de relatório disponível na maioria dos programas de CRM.
Você também pode descobrir quantos leads você gerou e qual método usado para tentar alcançar as pessoas é mais eficaz.
Para isso, descubra quem são seus clientes mais e menos lucrativos, quais são os problemas e objeções mais comuns que os clientes e clientes em potencial têm com sua empresa e os produtos com maior lealdade.
Muitos programas de CRM também permitem criar relatórios personalizados específicos para as necessidades da sua empresa.
Dessa forma, você entenderá o valor que um software CRM tem na sua empresa e, sabendo que ele certamente ajuda você a vender mais, poderá escolher aquele que mais atenda suas necessidades.
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