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O melhor sistema CRM do mercado

Para saber qual é o melhor sistema CRM do mercado, primeiro é preciso entender o que é um CRM, e qual o objetivo dele.

Um CRM, se refere a adotar um conjunto de práticas, estratégias e ações, que têm o objetivo de entender e conhecer a fundo os seus clientes.

Desde startups, pequenas, médias ou grandes empresas, podem ter grandes benefícios ao usar um CRM.

Já que um dos principais objetivos é gerenciar a comunicação com o cliente atual ou potencial. Isso inclui desde os dados básicos como nome, telefone, e-mail, endereço, etc. Até as interações (ex: ligação, reunião, etc) ocorridas.

Saiba mais sobre o assunto e garanta que você entenda como escolher o melhor sistema CRM do mercado.

O que é um Sistema CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

O melhor sistema CRM do mercado - O que é um Sistema CRM

CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management que traduzindo para o português, significa “Gestão de relacionamento com o cliente”.

Ou seja usar um CRM, se refere a adotar um conjunto de práticas, estratégias e ações, que têm o objetivo de entender e conhecer a fundo os seus clientes.

Desde startups, pequenas, médias ou grandes empresas, podem ter grandes benefícios ao usar um CRM, já que ele ajuda as empresas a manter contato com seus clientes, agilizar processos e aumentar a lucratividade.

– Quando se fala em CRM, remete-se a uma ferramenta usada para gerenciamento de contatos, gerenciamento de vendas, melhoria de produtividade e muito mais.

– O CRM fornece uma estrutura clara de todas essas informações, oferecendo uma visão abrangente de pessoas e empresas e o entendimento de seu relacionamento ao longo do tempo.

  • O software de CRM aprimora o gerenciamento de relacionamento com o cliente fornecendo uma visão geral de 360 ​​graus do cliente.

– Há vantagens e desvantagens para qualquer tipo de software de CRM. Como acontece com qualquer software de negócios, quanto mais recursos e funcionalidades um produto tiver, mais complexo será o processo de implementação.

– Além disso, sistemas altamente personalizáveis ​​geralmente exigem mais conhecimento para serem configurados do que soluções prontas para uso, que são projetadas para equipes pequenas.

Para identificar as melhores soluções de CRM, procure analisar um sistema de classificação replicável com base nas características do produto, usabilidade, escopo, processo de implementação, interface do usuário, integrações, nível de habilidade técnica necessária, atendimento ao cliente e opiniões dos usuários.

Assim, você começará a entender como escolher o melhor sistema CRM do mercado para sua empresa.

Quais os benefícios de um bom software CRM

O melhor sistema CRM do mercado - Quais os benefícios de um bom software CRM

Existem diversos benefícios em apostar em um bom sistema CRM. Afinal, como dito, ele permite que as empresas melhorem o relacionamento com clientes, usuários de serviços, colegas, parceiros e fornecedores.

– Construir boas relações e rastrear prospects é fundamental para atrair e reter clientes – e essa é, em última instância, a função-chave de um CRM.

– Tudo é exibido em um só lugar: em um painel simples e personalizável que permite ver o histórico de um cliente com sua empresa, o status de seus pedidos, qualquer possível problema de atendimento ao cliente e muito mais.

– Os CRMs abrangem serviços leves destinados a um relacionamento rápido e fácil com o cliente, além de levar o gerenciamento a sistemas avançados com soluções integradas de comércio eletrônico e análises avançadas.

– Embora muitos proprietários de pequenas empresas se preocupem com a possibilidade de acabar contando com um produto que não ofereça funcionalidades suficientes, essas preocupações costumam ser exageradas.

A melhor maneira de determinar quais são os benefícios de um CRM é listar o que você deseja fazer com ele e entender de que forma ele atende suas demandas.

Uma tecnologia nunca deve ser adotada simplesmente porque é atual ou comum; deve ser adotada porque resolve um problema específico.

Se você não puder descrever em detalhes o que deseja fazer com seu futuro sistema CRM, quais benefícios obterá com ele e por que deseja adotá-lo em primeiro lugar, talvez não esteja pronto para implementá-lo.

Se você já sabe o que está procurando e por que precisa, mas quer restringir suas opções, comece perguntando a si mesmo (e à sua equipe) estas questões:

  • Devemos ter fluxos de trabalho com aprovações multi-níveis embutidas?

  • Será que precisamos enviar e-mail aos clientes diretamente do CRM? Quais ferramentas de vendas precisamos?

  • Queremos algo que possa ser usado imediatamente ou queremos fazer muitas personalizações? Se quisermos personalizar nosso próprio sistema, quanto acesso à API queremos?

  • Quais serão os principais administradores do sistema CRM e qual o nível de conforto que eles devem ter nesse papel?

  • Quanto estamos dispostos a gastar, por usuário ou anualmente?

Quaisquer que sejam suas necessidades, liste-as além das respostas para essas perguntas para aplicar os muitos benefícios de um sistema CRM à realidade de sua empresa.

Ao delinear suas necessidades com antecedência, você tem uma chance muito maior de obter um produto que faz o que precisa sem pagar demais por recursos que nunca usará.

Você sempre pode atualizar seu sistema – uma empresa nunca se recusará a vender mais recursos no futuro, portanto, atenda primeiro às suas necessidades mais urgentes e prossiga a partir daí.

De forma geral – e não levando em conta as especificações de cada empresa, um bom sistema CRM pode: melhorar relacionamentos com clientes, melhorar a governança, aumentar o ticket médio dos clientes, melhorar a comunicação da equipe e integrar times

Os CRM gratuitos valem a pena?

O melhor sistema CRM do mercado - Os CRM gratuitos valem a pena

Novamente, é preciso saber que depende. Para pequenas empresas, existe um mundo de opções de preços de CRM para explorar.

Há CRMs leves, baratos e até mesmo gratuitos, que são melhores para pequenas equipes e startups – e geralmente oferecem atualizações conforme necessário.

– Porém, há também plataformas de CRM para serviços pesados com preços mais altos e que oferecem mais funcionalidade, flexibilidade e escalabilidade.

– O valor que você gasta em um sistema CRM deve ser um ato de equilíbrio entre suas necessidades atuais, suas necessidades futuras em potencial e o que você pode pagar.

  • A maioria dos serviços baseados em nuvem lista o preço por usuário por mês, enquanto a maioria dos produtos de software nativos tem uma taxa fixa única por usuário.

  • Algumas empresas de software complicam ainda mais os preços oferecendo produtos e serviços adicionais, atualizações de armazenamento, taxas obrigatórias de treinamento e implementação e atualizações automáticas.

Certifique-se de entender completamente a estrutura de preços de qualquer produto de CRM antes de tomar sua decisão e, especificamente, perguntar sobre atualizações automáticas, limites de armazenamento e limites de usuário.

Quanto mais você souber sobre o tipo de produto CRM que você precisa e o que está disponível para usuários como você, mais fácil será encontrar o melhor negócio.

– A maioria dos softwares de CRM para pequenas empresas oferece preços estruturados com base nos recursos e no número de usuários, mas é sempre bom tentar obter várias cotações de preço e pedir descontos sempre que for uma empresa menor.

– Para empresas maiores ou com uma imagem pública popular, pode ser possível negociar recursos gratuitos, suporte adicional ao cliente ou add-ons em troca da exibição do CRM na seção “produtos que usamos” do site da empresa. Em geral, porém, as taxas de assinatura são fixas.

Se você estiver decidindo entre dois níveis de serviços de assinatura oferecidos por uma única empresa de CRM, talvez valha a pena perguntar sobre como criar seu próprio plano personalizado.

Novamente, porém, os provedores de um sistema CRM só podem estar dispostos a fazer isso para clientes grandes e ou empresas de alto perfil.

Qual a promessa em sistema de relacionamentos do mercado atual

O melhor sistema CRM do mercado - Qual a promessa em sistema de relacionamentos do mercado atual

De acordo com a própria gigante de CRM, Salesforce, o futuro do software de CRM envolverá ainda mais o alinhamento de vendas, marketing e operações em torno de objetivos comuns informados por análises avançadas.

Muitos sistemas de CRM começarão a se concentrar em melhorar a experiência do cliente tanto quanto a experiência interna do funcionário, que tem sido historicamente o foco de tal software.

Mais inteligência artificial e recursos de aprendizado de máquina, como chatbots e respostas automatizadas, acabarão se tornando a norma, mas esses recursos provavelmente se espalharão pelo alto escalão dos CRMs antes de chegar às opções menos caras.

Além disso, as equipes de vendas podem usar o CRM para entender melhor o funil de vendas.

– Por exemplo, os gerentes de vendas podem visualizar o progresso feito pelos membros individuais da equipe para atingir suas metas de vendas e ver o status das equipes de vendas individuais, produtos e campanhas.

  • Os vendedores se beneficiam da redução da sobrecarga administrativa, do melhor conhecimento de seus clientes e da capacidade de gastar menos tempo inserindo dados e gastando mais tempo com as vendas reais.

  • Por outro lado, as equipes de marketing podem usar o CRM para facilitar as previsões.

Afinal de contas, com um sistema CRM perfeito para suas necessidades você obtém uma visão geral completa de cada prospect ou lead e acompanha toda a jornada do cliente, desde a consulta até as vendas.

Isso ajudará a entender melhor o funil de vendas e as possíveis tarefas a serem executadas dentro de uma empresa.

Também é possível integrar as informações das atividades públicas dos clientes em redes sociais – como o que eles gostam ou não e como eles são direcionados para marcas e empresas específicas.

  • As equipes de atendimento ao cliente podem acompanhar com eficiência as conversas nos canais.

  • Assim, um cliente pode resolver um problema em um canal como o Twitter ou o Facebook, mas alternar para e-mail, telefone ou chat ao vivo para resolvê-lo em particular.

Sem uma plataforma comum para contatos com clientes, as solicitações podem ser afogadas na abundância de informações, resultando em uma resposta insatisfatória às necessidades de um cliente valioso.

Conclusão

O melhor sistema CRM do mercado - Conclusão

Nas duas últimas décadas, tornou-se mais difícil responder à pergunta “qual o melhor sistema CRM do mercado?”.

Ele cresceu de um glorificado repositório de contatos digitais para uma ferramenta poderosa que empresas de todos os tamanhos podem usar para gerenciar metas e tarefas de maneira interdepartamental.

Ao alinhar os ativos de vendas, marketing e estoque, o sistema CRM facilita o crescimento estratégico e sustentável das empresas.

A proliferação de CRMs fáceis de usar e baseados na nuvem levou à adoção do CRM em muitos setores e aumentou a inovação entre as empresas de software concorrentes.

Hoje, o cenário é dominado por CRMs ricos em recursos e fáceis de usar que oferecem recursos de agendamento, agilizam o processo de marketing por e-mail e oferecem relatórios de dados visuais.

Para usuários de pequenas empresas, a prioridade costuma ser fácil de implementar, e as empresas perceberam isso.

Sistemas fáceis de usar para empresas sem grande conhecimento técnico interno tornaram-se o santo graal dos provedores de SaaS, sendo que os CRMs não são exceção.

O aumento da demanda por tais soluções levou ao crescimento do setor. A Forbes informou em seu blog corporativo que, a partir de 2018, o CRM era uma indústria de US $ 193 bilhões, com:

  • Salesforce (18%), SAP (8%), e Oracle (6%) liderando a participação de mercado.

A tendência de migrar de softwares hospedados nativamente para sistemas em nuvem é uma evidência da mudança de maré nos softwares de negócios.

Longe dos sistemas estritamente corporativos e em direção a soluções personalizáveis ​​que empresas de todos os portes podem usar, segue um futuro promissor para a história do sistema CRM. Conte com ele!

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Sumário.

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