Depois de criar um treinamento online, é muito importante que você tenha domínio sobre algumas estratégias essenciais para que todo o tempo e esforço dedicado na elaboração do seu curso seja bem recompensado.
Pensando nisso, separamos aqui neste artigo 6 dicas valiosas e indispensáveis de como vender treinamentos pela internet.
Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para alavancar suas vendas online e ampliar a sua base de alunos com seis ações fundamentais:
- Tenha clareza sobre quem é o seu público-alvo;
- Dedique-se ao marketing de conteúdo;
- Marque presença nas redes sociais;
- Promova webinars para falar sobre o seu treinamento;
- Faça uso de e-mail marketing;
- Escolha a plataforma ideal para hospedar seu treinamento online.
6 dicas matadoras de como vender treinamentos pela internet
Saber como vender treinamentos pela internet pode ser bem mais simples do que você imagina. A adoção de algumas boas práticas é capaz de impulsionar suas conversões e fazer com que mais pessoas comprem seu curso online.
Confira a partir de agora 6 dicas que você não deve ignorar caso queira ir bem nas vendas de treinamento pela internet.
1 – Tenha clareza sobre quem é o seu público-alvo
Não há como vender treinamentos pela internet sem antes ter plena clareza sobre quem o público-alvo do seu treinamento.
Todas as estratégias de divulgação precisam estar alinhadas a um perfil ideal de alunos para os quais você quer vender seu curso online.
Tendo isso em vista, esteja ciente sobre as características comportamentais do seu público, suas principais dores, necessidades e expectativas, qual a linguagem mais adequada para abordá-los, quais redes sociais eles mais usam etc.
2 – Dedique-se ao marketing de conteúdo
Para conseguir ser bem sucedido na venda de treinamentos pela internet, é extremamente importante que você consiga se posicionar como autoridade no assunto que você se propõe a ensinar no seu treinamento.
E uma das formas de fazer isso é a partir da produção de conteúdos relacionados ao que é abordado no treinamento.
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para atrair potenciais alunos que buscam aprofundar seus conhecimentos em determinados temas.
Você pode começar a produzir artigos para um blog ou vídeos para o seu canal no YouTube.
E para que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja ainda mais eficaz, utilize técnicas de SEO para otimizar as buscas online por seus conteúdos.
3 – Marque presença nas redes sociais
Não tem como negar a relevância das redes sociais como ferramentas de vendas. Elas são um ótimo espaço para divulgar o seu treinamento, interagir com o seu público, oferecer conteúdos rápidos, esclarecer dúvidas e conquistar a confiança de potenciais alunos.
Crie um perfil nas principais redes sociais utilizadas pelo seu público-alvo e alimente o seu feed com frequência. Responda todos os comentários e DMs, interaja com os seguidores e adote uma linguagem que seja compatível com a do público que você quer trazer para o seu treinamento.
Nas redes sociais você também tem a opção de investir em anúncios de posts patrocinados. Dessa forma, é possível impulsionar o alcance das suas publicações e fazer com que mais pessoas tomem conhecimento sobre o treinamento que você oferece.
Neste vídeo, você descobre como usar anúncios no Facebook e no Google e qual deles pode ser mais efetivo para o seu negócio:
4 – Promova webinars para falar sobre o seu treinamento
Os webinars são transmissões ao vivo que você pode fazer para conversar com seus seguidores sobre assuntos relacionados ao seu treinamento.
Nesses eventos online, você pode convidar especialistas para debater diferentes temas e compartilhar seus conhecimentos com aqueles que estão assistindo.
Tudo o que você precisa para fazer um webinar é uma câmera boa com microfone e uma internet banda larga de boa qualidade.
5 – Faça uso de e-mail marketing
Outra estratégia de como vender treinamentos pela internet é a utilização de e-mail marketing.
Você pode enviar para os seus leads conteúdos ricos que os ajudem a entender melhor o problema que enfrentam e mostrem como o seu treinamento online pode ajudá-los.
O e-mail marketing é uma ferramenta com forte potencial para aumentar suas conversões. Porém, ele deve ser utilizado de forma estratégica, sem lotar a caixa de entrada dos leads.
Além disso, opte sempre por personalizar suas mensagens e segmentar os disparos. Uma ferramenta de automação de marketing pode ser muito útil nesse sentido.
Entre outras vantagens, a automação de marketing permite captar leads mais qualificados, descobrir oportunidades de vendas, fidelizar clientes e tem custo acessível.
6 – Escolha a plataforma ideal para hospedar seu treinamento online
Para que as vendas do seu treinamento sejam um sucesso, é fundamental que você possa contar com uma plataforma para cursos online robusta para hospedar todas as suas aulas e conteúdos.
A EAD Plataforma, por exemplo, possui todas as funcionalidades necessárias para que você e os seus alunos tenham a melhor experiência durante o treinamento, incluindo aulas ao vivo com chat, integração com sistemas externos, automação de cobranças e emissão de certificados.
Agora que você já conhece as melhores dicas de como vender treinamentos pela internet, coloque-as em prática e alavanque as suas vendas online.
E se você deseja mais uma dica de como vender cursos online, este vídeo te passa todos os segredos para criar os textos perfeitos: como devem ser escritor, que temas focar, que linguagem usar e muito mais:
Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.