Marcar presença em eventos de vendas (ou de qualquer segmento) traz uma imersão rica de conhecimentos e trocas. Tais experiências ajudam a moldar a sua liderança, afinam a sua estratégia de mercado e operação e aumentam o seu poder de negociação. Mas só assistir não é o suficiente. Eventos são dinâmicos e para aproveitar da melhor forma, você também precisa ser.
Confira cinco dicas para enriquecer a sua experiência em um evento de vendas:
1 – Amplie o seu network
Networking é chave em vendas. As pessoas ainda possuem uma concepção errada quando se trata de nertwork. Acreditam que trata-se apenas de ampliar a rede de conhecidos ou que a rede serve apenas para ser lembrada em uma emergência. Isso está errado. Além de disso, você corre o risco de queimar os contatos que você já possui. Não basta criar uma rede de contatos profissionais, ela deve ser nutrida e mantida em diversas ocasiões e não só no momento do aperto.
São diversos profissionais sedentos por criar oportunidades de negócios, portanto aproveite todas as chances para fazer networking: coffee break, almoço e happy hour.
Para um networking de sucesso leve essas dicas ao pé da letra:
- seja natural;
- você também é responsável pelo que o outro entende. Por isso, saiba se expressar e seja claro para evitar qualquer ruído na comunicação;
- estabeleça uma conexão com o ouvinte para facilita a abordagem. Fique atento ao seu redor, pois você pode aproveitar uma situação para iniciar um diálogo;
- o relacionamento não termina ali. Cultive-o após o evento.
Não esqueça de levar um bom número de cartões de visita no bolso com os dados atualizados.
2 – Fortaleça o seu mindset
Estar no mesmo ambiente que centenas de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e compartilham suas experiências com um objetivo claro em mente, ajudam a fortalecer o seu mindset e a sair do óbvio.
Eventos costumam ser mais do que fontes de aprendizado, mas também uma injeção de inspiração. É comum sairmos de eventos energizados, repletos de ideias e loucos por colocá-las em ação. Mas se não aplicarmos em breve o que aprendemos, logo a energia se esvai e pouco a pouco guardamos ideias incríveis numa caixinha com medo de não serem assim tão boas.
Frequentemente o que nos limita não é a falta de dinheiro e sim nós mesmos. Parar de se auto sabotar é o primeiro passo para dar uma guinada no seu negócio ou na sua carreira.
3 – Se mantenha atualizado no mercado
Às vezes estamos tão focados em nosso próprio negócio que esquecemos do óbvio: como está se comportando o mercado? Geralmente as palestras trazem estudos e cases que podem abrir a sua mente e trazer novas ideias aplicáveis ao seu negócio.
Entender o comportamento do mercado é imprescindível para você ter sucesso e criar estratégias assertivas. Mas apesar de ser o arroz com feijão, muita gente deixa isso de lado com a correria de captar leads e fechar novas vendas. O sucesso está em dividir o tempo e saber se dedicar em prospeção, novas vendas e alinhar estratégias conforme o comportamento do mercado – que muda constantemente. Caso contrário, em mais ou menos tempo você estará fadado ao fracasso.
Deste modo, você estará um passo à frente da maioria dos seus concorrentes.
4 – Aprendizado rápido
São vários os conteúdos, troca de experiências, estudos de mercado acontecendo ao mesmo tempo. Essa dinâmica oferece a grande vantagem de você aprender mais em um dia do que em uma semana. Por não haver distrações ou interrupções, você conseguirá focar e aprender de maneira mais eficiente.
Será impossível anotar tudo, mas tente anotar os principais tópicos e métricas caso queira se lembrar mais tarde para se aprofundar. Uma outra forma mais prática é gravar o áudio, caso queira usar o material para consulta. Só não esqueça que compartilhar esse tipo de conteúdo é crime. Por isso, o uso deve ser pessoal e intransferível.
5 – Novas parcerias e vendas
Você estará num ambiente propício para encontrar parceiros, vender ou até conhecer o seu mais novo investidor.
As feiras de negócio que geralmente acontecem nos eventos são facilitadoras para se criar a oportunidade tão almejada. Por isso, treine o seu elevator pitch para o dia. Mas não se esqueça: por mais que você esteja empolgado em falar das grandes coisas que a sua empresa faz, entender a dor do seu potencial cliente é o mais importante. Assim sendo, escute verdadeiramente a pessoa que está falando. Veja se realmente o seu negócio consegue atender e solucionar o problema. Ser franco, aumenta a sua credibilidade, e com certeza se o negócio não for fechado na hora, uma oportunidade foi criada e assim que ele precisar, você será a primeira opção a vir à mente.
O Ramp UP Tour é um evento itinerante que traz o que há de mais moderno em vendas e prospecção B2B de maneira prática. O evento leva para as principais capitais do Brasil, profissionais experientes que ensinam técnicas realmente aplicáveis ao seu negócio. O próximo Ramp UP Tour será em São Paulo, no dia 10 de dezembro.
Ficou interessado? Venha fazer parte da (r)evolução em vendas B2B! Adquira já o seu ingresso!