Vendas

4 tipos de sistemas de CRM para seu negócio: qual é o ideal?

Hoje em dia utilizar ao menos um tipo de sistema de CRM em seu negócio não é mais uma opção, é uma regra! 

Qualquer empresa que se preze precisa ter uma maneira prática de gerenciar as interações com seus clientes e consumidores em potencial, mas quais os tipos de CRM? Como funcionam? 

O CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com Clientes, em português, é muito mais do que um software, é um conceito onde todo o processo de vendas é centrado no cliente.

Afinal é ele quem dá sentido ao negócio, só quando encontramos: 

  • qual cliente quer seu produto ou serviço, 
  • quando ele quer, 
  • quanto ele pode e quer pagar por ele,
  • por qual canal ele quer ser atendido é que se consegue uma venda completa. 

Para compreender mais sobre o que é CRM assista ao vídeo abaixo.

Funções dos tipos de sistema de CRM

Independentemente do setor da empresa, o objetivo é a venda. Para que isso flua de maneira mais natural e contínua os setores de marketing, vendas e atendimento têm que caminhar juntos e alinhados. Os tipos de sistemas de CRM auxiliam muito nesse processo. 

Por meio de um software de CRM sua equipe será capaz de acompanhar a jornada de compras e o comportamento dos clientes. 

A personalização da oferta é a palavra da vez, só assim é possível vender o produto certo, pro cliente certo, na hora certa e pelo canal que o cliente quer e assim, além de fazer uma venda ser capaz de fidelizar esse cliente.

4 tipos de CRM: funções e vantagens

Os 4 principais tipos de sistema de CRM são:

  1. CRM Operacional
  2. CRM Analítico
  3. CRM Colaborativo
  4. CRM Estratégico

A seguir, apresentamos detalhes sobre cada um deles. Confira!

1. CRM Operacional

De todos os tipos de sistema CRM, o Operacional é talvez o mais comum, isso porque ele é o que mais dá suporte ao time de vendas e auxilia também na gestão, criação e acompanhamento das atividades diárias.

Dentro desse CRM você consegue operar de forma mais ativa, é nele que o vendedor tem que se apoiar durante as vendas, tudo fica registrado ali:

  • o histórico do cliente, 
  • todas as interações já feitas com ele, 
  • compras realizadas, 
  • suportes prestados,
  • estágio do pipeline e mais.

Além disso, o CRM operacional disponibiliza organizar o setor de vendas:

  • permitindo uma visão de todos os prospects e leads,
  • reunindo dados de contato,
  • indicando qual é a próxima atividade que o vendedor deve realizar com cada contato, 
  • reunindo templates de e-mails, roteiros de ligação, 
  • fornecendo uma agenda de contatos agendados, e mais. 

Dessa forma, nenhum lead fica esquecido na agenda do vendedor.

Esse CRM é uma arma valiosa para o vendedor, faz com ele tenha capacidade de entender melhor qual a oferta ideal para aquele cliente e possa se preparar para o processo de negociação. 

Fica muito mais fácil de convencer um cliente quando você tem  um conhecimento amplo sobre ele, e o CRM operacional te oferece isso. 

Além disso, com todo o histórico de interações o vendedor e o profissional de atendimento conseguem oferecer respostas rápidas, ágeis e eficazes, aumentando muito as chances de venda.

2. CRM Analítico

Este CRM é responsável por reunir os dados vindos do dia a dia de vendas do CRM Operacional. A partir da análise desses dados será possível tirar conclusões que auxiliarão em diversas tomadas de decisão durante o processo de vendas  

O CRM analítico é o tipo de sistema de CRM que permite uma visão de dados e estatísticas sobre o perfil dos clientes e cada etapa do processo de vendas, permitindo que os gestores identifiquem oportunidades, gargalos e o perfil do cliente que mais está “comprando sua ideia”.

Através do conhecimento que os dados deste CRM te trará, você será capaz, por exemplo, de:

  • segmentar clientes para saber quais perfis se encaixam para um produto ou outro, 
  • prever uma venda para um cliente que logo precisará novamente do seu produto, além de outras ações importantes.

Conhecer melhor as características de cada grupo de clientes facilita a personalização de uma oferta, o que vai fazer com que seus clientes comprem mais e por mais vezes

3. CRM Colaborativo

O CRM Colaborativo é dos tipos d sistema de CRM que mais tem potencial de integração. 

Com o sistema de cloud computing é possível que todos acessem os dados do CRM de forma remota e simples, diminuindo as burocracias e atendendo melhor e mais rapidamente o cliente.

Mesmo que os setores de marketing, vendas e suporte tenham suas formas de trabalho independentes, ao abrir um canal em comum todos têm a ganhar e o cliente sempre é melhor atendido. 

Os vendedores se beneficiam, por exemplo, se um de seus clientes entrarem em contato com o suporte. 

Como todos possuem acesso, o atendente vai registrar novas informações que poderão ser úteis ao vendedor mais a frente ou mesmo para encaminhar a ligação.

Para o marketing, o CRM colaborativo auxilia bastante na prospecção e fidelização dos clientes. Através das informações e dados registrados ali é possível qualificar cada vez mais os leads e passar para os vendedores possíveis clientes mais “quentes”.

Leia também: CRM e automação de marketing: como aumentar seus resultados pela junção de ferramentas

Para a equipe de suporte este talvez seja dos tipos de sistemas de CRM o que mais vai lhe auxiliar. Com o acesso integrado, orçamentos, emissão de faturas e outras medidas administrativas ficam disponíveis de forma fácil e rápida, auxiliando os atendimentos e emissão de relatórios.

4. CRM Estratégico

O CRM Estratégico é a junção de todos os tipos de sistemas de CRM já citados. 

Através da união das funcionalidades do CRM Operacional e Analítico, somadas as colaborações dos setores, é possível visualizar de forma mais ampla toda a operação da empresa, traçando estratégias e mudanças que podem melhorá-la.

Através deste tipo de sistema de CRM é possível perceber:

  • quais processos funcionam, 
  • quais estão emperrados,
  • quais mudanças podem ser feitas para melhorá-los. 

Além disso, olhando de forma mais ampla, é possível definir novas segmentações, planejar novas ações de marketing, fazendo gerar leads mais qualificados para Vendas.

Utilizar o CRM estratégico vai permitir ter um panorama geral para agir de forma mais assertiva, diminuindo custos com tentativas que poderiam ter menores chances de êxito. 

Ele é muito útil para os gestores conhecerem melhor onde está sua força comercial e direcioná-la para onde podem ter melhor performance.

Existem outras nomenclaturas para os tipos de CRM, porém o mais importante é você conhecer como cada um pode te ajudar e como você poderá aplicá-las no seu negócio. 

Lembre-se que todos esses esforços tem que sempre visar atender as expectativas e necessidades do cliente de forma que você possa prever seus movimentos e fidelizá-los.

Agora que você já conhece o conceitos dos tipos de CRM veja nosso artigo para saber como escolher o CRM ideal, “Precisando de um software de CRM? Use nosso checklist para escolher o seu”. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que também oferece um CRM estratégico. Essa integração oferece benefícios como:

  • aumento da eficiência da sua equipe de vendas, 
  • conhecimento sobre o estágio da jornada de compra de cada contato, 
  • qualificação do lead de marketing antes de direcioná-lo ao setor comercial e muito mais.

Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como podemos te ajudar oferecendo todos os benefícios da união entre CRM e marketing digital.

Sumário.

Recomendados para você

No mundo dos negócios, a inteligência de vendas desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa. Ter acesso a dados e métricas relevantes pode ser transformador, iluminando o caminho em um mercado competitivo. Aprimorando a inteligência de vendas da sua empresa permitirá escalar processos, delegar tarefas e tomar decisões orientadas, levando a resultados mais […]

Mais uma novidade no Ramper Pipeline, agora temos a integração entre a Pluga e o Ramper Pipeline, para que você possa automatizar processos com dezenas de sistemas. Atualmente o mercado tem se voltado para o uso de sistemas especialistas, focados em resolver problemas específicos da empresa, o que normalmente faz com que cada departamento use […]

Quem está acostumado com as rotinas comerciais sabe bem a importância de ter uma meta de venda. Longe de ser algo pensado ao acaso, a elaboração inteligente desse número traz previsibilidade para as organizações, ajudando no alinhamento de expectativas, projeções e investimentos futuros. Para a equipe comercial, a meta de venda define os objetivos esperados, […]

Sejamos honestos: role playing não é a prática favorita dos vendedores. Existe uma certa resistência com relação a essa técnica, mesmo que ela fortaleça o time de vendas. Juntar todo o time para fazer o role playing é uma das formas para que todos contribuem e vejam o progresso na experiência do cliente, no aumento […]

O sonho de todo vendedor é que todos os prospects tenham um ciclo de vendas sem grandes percalços, e que o processo seja o mais eficiente possível. Entretanto, pelo cenário não depender exclusivamente do vendedor, se não houver processos bem consolidados para cada fase e a compreensão do timing, muito provavelmente o prospect será perdido […]

Resenha da palestra do André Baldini, da Superlógica, no Ramp Up Tour São Paulo 2018: “Como dobrar o ticket médio em menos de um ano” Responda para si mesmo: qual é a maior alavanca de crescimento da sua empresa? Se você acha que é vendas, quase acertou. Vamos nos debruçar sobre um artigo divulgado pela […]