O Chatbot é um software que tem a tarefa de simular uma pessoa física em um bate-papo. Um Chatbot para Whatsapp é um programa de software que você pode usar especificamente no popular aplicativo de mensagens criptografadas WhatsApp. Ele permite que você embarque no comércio conversacional e gerencie os problemas dos clientes.
Os chatbots permitem que você tenha um gerenciamento de clientes mais eficiente, criando um tipo de funil de vendas e atendimento ao cliente de uma maneira mais envolvente e interativa.
Mensagens instantâneas e chatbot: uma tendência inevitável
Cada vez mais usuários escolhem usar o bate-papo como um canal de comunicação devido à sua simplicidade de contato: com um simples clique, as pessoas podem entrar em contato com as empresas imediatamente, enquanto fazem outra coisa.
Se o lado do usuário do bate-papo é uma espécie de ponto de virada para suas pesquisas e necessidades, para uma empresa que gerencia a quantidade de solicitações que chegam por meio de mensagens pode ser complicada e cara, tanto no nível organizacional quanto no que diz respeito aos recursos humanos que podem ser usados e à reputação.
Para ser realmente uma ferramenta estratégica eficaz, as mensagens instantâneas devem, de fato, fornecer respostas precisas, claras e pontuais em pouco tempo.
Na prática, graças ao WhatsApp Business, o usuário pode receber confortavelmente no aplicativo que usa para trocarmensagens com amigos e parentes, todas as informações de que precisa de uma empresa. Este é um passo muito importante para tornar a comunicação entre a empresa e o cliente em potencial informal.
O que é um chatbot e como ele funciona: definição
O conceito de chatbot começa com a fusão de duas palavras (chat + bot) e tem um significado claro: diz respeito à automação das interações que ocorrem em um aplicativo de mensagens instantâneas. É a comunicação em tempo real, tais como WhatsApp e Messenger.
Os mecanismos que permitem aos chatbots implementar respostas e simular uma conversa com um humano ainda estão em um estágio embrionário. Mas é verdade que as plataformas para a criação de chatbots são bastante simples: oferecem a capacidade de definir rotas, regras e junções. Tudo isso para garantir que o resultado seja o mais útil, específico e realista possível.
Os chatbots servem para conversar com pessoas simulando conversas humanas. Além disso, os chatbots são baseados em um mecanismo para maximizar e otimizar os relacionamentos com um público-alvo que pode ser numeroso. Resumindo, é uma ótima ferramenta de Marketing Digital para pequenas empresas.
Que tipo de mensagem pode ser enviada com o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business fornece algumas ferramentas eficazes para você tornar o relacionamento o mais confiável possível na forma de mensagens predefinidas:
- Mensagens de ausência. Esta é uma mensagem predefinida que é enviada quando não está disponível.
- Mensagens de boas vindas. Quando alguns clientes procuram por você ou adicionam seu número comercial, você pode ativar uma mensagem de boas-vindas predefinida e cumprimentá-los calorosamente.
- Respostas rápidas. Se você perceber que uma pergunta é feita com frequência, você pode decidir criar uma resposta rápida. Isso se refere a palavras-chave específicas e é usado como resposta a um FaQ.
ChatBot para Whatsapp: dicas para fazer com sucesso
1 – Defina o objetivo do seu chatbot
O design de um chatbot começa com uma pergunta simples: Por que?
Se você não pode responder claramente a essa pergunta, deve repensar se realmente precisa de um. Os usuários usam o chatbot por um motivo (e somente por isso): para encontrar uma resposta para o seu problema.
Então, qual é o objetivo do seu chatbot? As etapas a seguir para projetar seu chatbot são baseadas nesta pergunta.
2 – Defina personalidade e tom
Ao criar um site, ele se torna um representante de sua marca. É a mesma coisa com um chatbot. Ele geralmente é o primeiro a receber seus clientes. É importante que você projete seu tom em harmonia com sua identidade corporativa. Você também pode usar a criação do seu assistente digital como uma oportunidade para melhorar a imagem da sua marca, dando-lhe uma boa personalidade.
Mas como você cria uma personalidade humana para um chatbot? Podemos simplesmente seguir uma sugestão dos princípios usados na escrita de um script.
- Primeiro, defina o papel que seu bot terá (com base no objetivo)
- Em seguida, crie uma pequena história: Qual é a sua motivação, qual é a sua especialidade, quais são suas características excepcionais? E não se esqueça, qual nome combina melhor com ele?
Um Chatbot simples, útil e gentil é a melhor escolha para a maioria das marcas.
Qual tom combina com sua marca?
- Profissional: adere à linguagem formal e não usa gírias. Esse tom transmite confiança, segurança e prestígio. É bom para marcas de serviços financeiros, hotéis de luxo e varejistas de alta moda.
- Casual: usa linguagem respeitosa, mas casual. Esse tom é compreensível, mas confiável. É bom para marcas de viagem, varejistas, empresas de e-commerce e utilitários.
- Informal: usa um discurso informal, incluindo gírias e emojis. Esse tom é compreensível, bem-humorado e brincalhão. É bom para marcas de alimentos e aplicativos de jogos.
3 – Escreva como um ser humano
Definir um personagem é uma coisa, torná-lo vivo com diálogos envolventes é outra. Como entendemos, os usuários preferem a interação humana. É por isso que é importante despertar emoções positivas durante a conversa.
Assim:
- Use o nome do usuário com frequência
- Cumprimente-o e parabenize-o
- Crie um chatbot surpreendentemente inteligente, espirituoso e empático
Não há nada pior do que um bot chato. Dê um nome ao seu bot e crie uma persona e um perfil para o bot que corresponda às suas metas de marca. Adicione uma imagem ou avatar amigável. Seja consistente, mas adicione pequenas variações na forma como o bot vai responder.
4- Seja honesto com o usuário: admita que é um bot
Com a tecnologia atual, não somos capazes de produzir uma forma de vida artificial que possa pensar, se comportar e se adaptar completamente a situações como os humanos.
Sempre haverá situações em que um bot não consegue entender ou lidar completamente, e quando uma dessas situações ocorrer, seus usuários serão mais tolerantes se souberem que estão conversando com um bot e não com um humano.
5 – Dê a seus clientes opções
A maioria dos consumidores estão cientes da existência e propósito dos chatbots. Assim, uma forma interessante de agilizar a interação entre os dois é uma lista de opções de ações.
Por exemplo, o chatbot pode dar ao cliente as seguintes opções:
- Verificar o status do seu pedido
- Fazer um novo pedido
- Quero conversar com um atendente
Se o visitante esperava realizar qualquer uma dessas três tarefas, ele já saberá de cara que o chatbot pode ajudá-lo.
Implementando o chatbot na empresa
Os chatbots podem ser uma solução muito útil para estabelecer contato direto com o cliente. O mercado deles está crescendo continuamente, graças também à já confirmada difusão de serviços de mensagens instantâneas.
Eles podem ser implementados de maneiras diferentes e, se explorados de maneira eficaz, melhoram bastante o relacionamento entre cliente e fornecedor. A melhor maneira de saber se o seu chatbot se saiu bem não é apenas verificar se funciona tecnicamente, mas garantir que ele atenda às demandas. Pergunte a si mesmo: “O chatbot realmente faz o que eu quero?”
Esse post foi criado pela Upsites Digital