Você já deve ter ouvido falar em CRM Customer Relationship Management. Mas, pode ser que ainda não saiba exatamente o que é esse conceito ou como aplicá-lo na sua empresa.
Por isso, neste artigo você descobre:
- O que é CRM Customer Relationship Management e para que serve;
- Benefícios principais dessa estratégia;
- 3 aplicações na gestão de clientes.
Assim, estará preparado para transformar a maneira como gerencia informações e o relacionamento com seus leads e clientes.
Preparo? Então, boa leitura!
O que é CRM Customer Relationship Management e para que serve
Acima de tudo, CRM Customer Relationship Management pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Porém, indo mais fundo, a sua aplicação costuma ser feita através do uso de softwares específicos para gerenciar essas relações.
Geralmente, o sistema funciona com o cadastro de leads e clientes. Assim como, com o registro de informações e dados, como histórico de compra e contatos, por exemplo. Dessa forma, a plataforma:
- Automatiza tarefas;
- Organiza fluxos;
- Contribui para a redução de custos;
- Aumenta a produtividade;
- Otimiza o tempo das equipes;
- Ajuda a elevar a performance.
Assim, geralmente, o objetivo do sistema é facilitar o gerenciamento de informações e fluxos que levem à satisfação e fidelização.
Entretanto, existem diferentes tipos de CRM, como os de venda, que incluem recursos específicos para agilizar a rotina do time comercial.
Também é interessante citar o CRM Customer Relationship Management Social, CRM Social ou ainda CRM 2.0.
Essa categoria faz a gestão do relacionamento online, via redes sociais ou mídias digitais, respeitando as particularidades de cada canal.
Inclusive, o que é CRM Social tem sido um assunto cada vez mais discutido. Já que, segundo a Social Media Trends 2019, as empresas que usam essa estratégia identificaram benefícios como:
- Divulgação de marca (53%);
- Engajamento com a audiência (44,2%);
- Aumento das vendas e do número de clientes (38,1%);
- Elevação do tráfego no site ou blog (35%).
Benefícios da estratégia para a empresa
Bom, agora que você já entendeu o que é e para que serve o CRM Customer Relationship Management, é hora de conhecer seus principais benefícios:
- Facilita a gestão global do negócio, com acesso a informações cruciais para a tomada de decisão em poucos cliques;
- Ganho de produtividade;
- Controle de atividades de diversas equipes, como as taxas de follow-ups e as movimentações do funil de vendas, por exemplo;
- Contribui para o planejamento, tanto da área de vendas quanto de marketing digital ou para ações específicas;
- Acompanhamento de métricas e metas (individuais e coletivas) em tempo real;
- Aumento dos resultados das vendas, assim como do Ticket Médio;
- Fortalecimento do relacionamento, da fidelização e também da marca no mercado e muito mais.
3 aplicações do CRM Customer Relationship Management na gestão de clientes
Gostou do que viu até aqui? Então, chegou o momento de saber como aplicar o CRM Customer Relationship Management na gestão de clientes. Confira!
1) Atendimento focado na experiência positiva
Em primeiro lugar, quanto mais diferenciada e positiva for a experiência do lead ou cliente com a sua marca, melhor.
Afinal, o atendimento é um dos pilares essenciais para a fidelização e, claro, as vendas.
Dessa forma, o CRM Customer Relationship Management, além de contribuir para o tempo de resposta ao cliente, também ajuda a:
- Entregar soluções adequadas ao perfil do consumidor, inclusive personalizando ofertas e o atendimento;
- Identificar comportamentos e criar ações com base neles;
- Falar do jeito certo, na hora adequada;
- Manter a lembrança da marca, não deixando o contato esfriar, entre outros.
2) Integrações que ampliem a capacidade de atendimento
Depois, um bom sistema de CRM também deve ter integrações com outros aplicativos e recursos que ampliem a capacidade de atendimento e facilitem a rotina. Geralmente, um software moderno terá:
- Botões de início de conversa no WhatsApp;
- Integração com ferramentas de e-mail e chatbots variadas;
- Possibilidade de salvar mensagens padrões pré-estabelecidas;
- Capacidade de armazenar documentos e muito mais.
Tudo que contribuir para a personalização, a pronta resposta e a segmentação, é importante para a gestão de clientes no CRM Customer Relationship Management.
3) Customer Success
Por fim, o uso dessa estratégia também facilita a cultura interna focada no sucesso do cliente. Ou seja, possibilita que o time tenha mais pró-atividade para identificar oportunidades com base nas necessidades dos leads e clientes.
Por agregar informações sobre o perfil, comportamentos e histórico de compras, por exemplo, o CRM Customer Relationship Management oferece dados importantes para a tomada de decisão pensada no Customer Success.
Inclusive, com o aprofundamento do relacionamento, o sistema ajudará a entregar ainda mais soluções, criando um círculo virtuoso para a empresa.
Além disso, as informações inseridas no sistema permitirão a antecipação de questões que possam atrapalhar as relações da empresa com clientes e ainda melhorar fluxos internos.
Então, curtiu as dicas? Coloque em prática, teste gratuitamente o CRM da Linkseller por até sete dias e sinta a diferença nos resultados. Boas vendas!