Não há como negar: a tecnologia veio para ajudar. Prova disso é a utilização cada vez maior do sistema de CRM, essencial para a área de vendas e para o relacionamento com os clientes. Porém, é preciso saber usá-lo do jeito certo para alcançar alta performance.
Se você já ouviu falar sobre isso, mas ainda não sabe bem o que é ou quer aprender mais sobre como ele pode ajudar a sua empresa, precisa ler este artigo até o final. Aqui você verá:
- O que é um sistema de CRM;
- Como ele funciona;
- Para que serve;
- 6 benefícios de usar um software de Customer Relationship Management;
- Qual o melhor CRM do mercado.
Pronto para a leitura? Então, embarque nessa jornada de aprendizado!
O que é um sistema de CRM
A sigla CRM é a abreviação da expressão Customer Relationship Management que, no caso deste texto, refere-se diretamente a um software que reúne informações sobre clientes e leads.
Portanto, é um sistema online, alimentado por pessoas autorizadas mediante login e senha e que terá dados como:
- Histórico de compras;
- Métricas;
- Perfil ideal de comprador;
- Etapas do processo de venda;
- Metas;
- Produtos ou serviços mais vendidos;
- Funil de vendas;
- Relatórios dos vendedores, entre outros.
Assim, um sistema de CRM ajuda a gestão da equipe comercial, dos resultados da companhia e ao mesmo tempo na tomada de decisão.
Além disso, ele se torna uma ferramenta estratégica para a elaboração de ações especiais, ofertas-relâmpago, criação de técnicas de upsell e cross selling, confecção do planejamento comercial e de comunicação e muito mais. Mais a frente você verá em detalhes os principais benefícios e aplicações desse recurso.
Como funciona um sistema de CRM
Bom, por ser um software, a sua utilização é simples e intuitiva. Porém, o primeiro passo será analisar a estrutura oferecida pela ferramenta, já que cada sistema de CRM tem suas particularidades.
Então, verifique se é necessário personalizar algum campo, tirar ou acrescentar. Depois, começa o cadastro de clientes. Esse é um processo que costuma ser feito manualmente ou com a inserção de planilhas com os dados básicos dos consumidores, como nome, idade, região, profissão, telefone e e-mail.
Na sequência, é preciso incluir informações e notas sobre cada comprador. Entre elas, histórico de compras, principais canais de comunicação, problemas que já tenham sido reportados, preferências e outros.
Além disso, a gestão deve apontar o vendedor responsável por cada conta e inserir as metas coletivas e individuais.
Lembre-se que o sistema irá automatizar processos e facilitar o relacionamento com o cliente. Por isso, é essencial ter atenção, paciência e critério nessa fase de “alimentação” do recurso.
Como você viu no início deste texto, basicamente ele tem duas funções: auxiliar a equipe comercial e melhorar o relacionamento com os clientes. Isso ocorre devido ao fato de ele armazenar informações que facilitam a relação entre a empresa e o consumidor. Especialmente, nos quesitos satisfação e jornada de compra.
Dentro desse contexto, podem-se dividir os softwares em duas vertentes: CRM de vendas e CRM tipo SaaS. Veja abaixo as diferenças:
CRM de vendas
Em primeiro lugar, saiba que essa é uma das principais utilizações de um sistema de CRM. Afinal, uma empresa não é nada sem lucro. Portanto, serão armazenadas nesse software todos os dados referentes ao perfil dos leads ideais, assim como o histórico dos atuais clientes.
Assim, eles contribuem para aumentar as vendas em até 29%, a produtividade em 34% e a assertividade dos vendedores em 42%, segundo pesquisa da Salesforce.
Da mesma forma, eles ajudam a identificar falhas e oportunidades dentro do processo de vendas. Então, é possível fazer ajustes, melhorias, mudanças completas ou até reduzir esse ciclo.
Para você ter uma ideia do poder dele para o time comercial, de acordo com o Panorama das Agências Digitais 2019, pesquisa anual:
- Das companhias que utilizam um sistema de CRM, 67,2% delas conseguiram fidelizar mais clientes do que as que não usam o recurso;
- Além disso, elas alcançaram 81,9% de seus objetivos.
CRM tipo SaaS
Para começar, SaaS significa: software as a service. Isso quer dizer que é uma ferramenta que, além de poder ser personalizada, reúne em um único ambiente virtual todos os recursos necessários para as atividades da organização.
Assim, se tem apenas um aplicativo que é acessível pelo sistema de nuvem de qualquer lugar e dispositivo. Apenas é necessário ter conexão com a internet.
Dessa forma, vendedores, marketing e time de pós-venda, por exemplo, podem ter acessos personalizados e a diferentes “quadros” do sistema de CRM para poderem organizar informações e exercerem suas funções.
Então, todos poderão inserir dados que sejam cruciais para os resultados da empresa em tempo real. Essa tecnologia tornou os CRMs mais acessíveis financeiramente e também facilitou sua usabilidade.
6 benefícios de usar um software de Customer Relationship Management
Agora que você já entendeu o que é um CRM, como ele funciona e sua importância, chega a hora de conhecer os benefícios. Aqui, entram os principais pontos onde o recurso irá ajudar a sua companhia, mas as funcionalidades e potencial desse sistema estão sempre evoluindo. Confira!
1) Comunicação facilitada
Tanto com os leads e clientes quanto entre os membros do time comercial. O sistema de CRM costuma ter integração com ferramentas como o WhatsApp e as redes sociais.
Além disso, é comum ter um recurso de troca de informações entre as pessoas cadastradas na plataforma. Assim, se facilita também a relação entre equipes internas e out of home.
Quer mais? Por ele você também consegue gerenciar e-mails, assim como ter acesso a modelos de mensagens. Tudo ficará registrado para acompanhamento dos melhores canais de comunicação com cada cadastro.
2) Acompanhamento de métricas em tempo real
Neste ponto, entram vários aspectos importantes do gerenciamento de equipe e de resultados como:
- Checagem do ticket médio e da taxa de conversão;
- Verificação da taxa de churn;
- Conquistas individuais de cada vendedor ou do time. Cada negociação fechada é registrada;
- Relatórios semanais, quinzenais ou mensais completos e personalizados com os principais pontos de atenção e dados da negociação;
- Acompanhar a taxa de fidelização, através da “ativação”, recompra ou vendas adicionais.
3) Melhora e redução do processo de vendas
Outra questão importante de um sistema de CRM é a facilidade que ele oferece de avaliação de processos. Por tornar mais clara a identificação de falhas e oportunidades, é possível tornar o contato e o caminho do lead até a compra mais direto e efetivo.
Da mesma maneira, o gerenciamento do funil de vendas fica mais ágil, muitas vezes encurtando o trajeto até a compra.
4) Aumenta a compreensão sobre os leads e os clientes
Através da plataforma é possível fazer uma avaliação completa do perfil do consumidor de forma individualizada ou coletiva. Seja com o levantamento de características específicas ou coletivas, ele gera os dados necessários para facilitar a geração de confiança em uma reunião ou fechar uma negociação.
Ao compreender as necessidades, desejos, comportamentos repetitivos, compras frequentes e até costumes de consumo, fica muito mais fácil se aproximar das pessoas. Consequentemente, vender se torna um processo mais fluido e de alta performance.
5) Agiliza a criação de ofertas
Da mesma maneira que ele serve para entender o público, essa compreensão ajuda na tomada de decisão. Especialmente quando o assunto é a criação de ofertas ou até de novos produtos e serviços.
6) Sobe as novas vendas e as recorrentes
Com conhecimento aprofundado do comportamento e perfil, é possível melhorar a prospecção. Isso ocorre devido ao fato dos vendedores saberem com que tipo de pessoa devem falar para oferecer o produto.
Da mesma maneira que ajuda na conquista de leads qualificados, um sistema de CRM:
- Melhora o atendimento, inclusive no pós-venda;
- Cresce as recompras;
- Leva ao oferecimento de melhores ofertas e até personalizadas;
- Aumenta a presença da marca em todos os momentos de contato com os leads e clientes;
- Contribui para a aplicação de outras técnicas que fidelizam e aumentam os resultados.
Além dos pontos acima, vale ressaltar ainda que um sistema de CRM é:
- Versátil;
- Personalizável, inclusive com a criação de acessos por hierarquia;
- Atualizado constantemente para oferecer melhores funções;
- Fácil de configurar;
- Ágil no acesso e compartilhamento de informações;
- 100% online;
- Seguro, pois além de ter restrição de acesso, os dados ficam salvos em nuvem, sem risco de perda;
- Escaneável rapidamente, com filtros para você encontrar o que precisa.
Qual o melhor CRM do mercado
Por fim, se você chegou até aqui já deve estar convencido de que PRECISA dessa ferramenta na vida da sua empresa. Por isso, é hora de conhecer o Linkseller. Esse é sem dúvida o melhor sistema de CRM do mercado.
Sabe por quê? Porque ele é feito e atualizado constantemente por vendedores. Ou seja, por pessoas especializadas, que sabem do que você precisa para alcançar alta performance.
O sistema é fácil de usar, versátil, focado em vendas e personalizado. Além disso, permite que a sua automação de processos funcione integrada a outros recursos que você já usa hoje.
Faça um teste grátis e comece hoje mesmo a ganhar tempo com a prospecção e fechamento de negócios. Veja suas vendas decolarem e seus resultados subirem cada vez mais.