O processo de vendas está sempre mudando. Por isso, para que um time comercial possa ter alta performance é preciso se reinventar de tempos em tempos. Hoje você conhece por aqui, além das 7 dicas para vender mais e melhor:
- A importância da área de vendas;
- As principais estratégias usadas no setor;
- O papel de um sistema de CRM no planejamento comercial.
Leia até o final e transforme seus resultados. Afinal, o lucro depende diretamente da inovação e esse conceito passa pelo conhecimento.
Porque a área de vendas é tão importante para uma empresa
Primeiramente, reflita: quem são os responsáveis pelos resultados da sua empresa? É claro que existe todo um esforço conjunto de setores e investimento estrutural, mas boa parte do lucro cabe aos vendedores. Por isso, essa constatação por si só, já responde porque essa é uma das áreas mais importantes de uma companhia.
Quanto mais treinados, capacitados e especializados no encantamento e relacionamento com os clientes eles forem, melhores serão os resultados. Portanto, vale conhecer alguns pontos que fazem a diferença na organização desse setor. Confira:
- Tenha Hunters. Esse é o nome dado aos responsáveis pela qualificação dos leads. São eles que conseguem criar estratégias para chegar às pessoas certas. Portanto, são vendedores especializados em captação;
- Use a inteligência comercial. O conceito refere-se à criação do processo de vendas. Ou seja, são funcionários que conseguem avaliar o que os concorrentes estão fazendo, formar ciclos eficientes, identificar falhas e oportunidades e também organizam os contatos mais qualificados;
- Invista nos Prospectores. O próximo passo é a prospecção e esse é o time apto a entrar em contato com os leads e começar a negociação. O primeiro contato e, portanto, a primeira impressão sobre a empresa fica por conta deles. O Sales Development Representative (SDR) também atua complementando esse trabalho;
- Closers são fundamentais. Como o nome já diz, eles são os vendedores que de fato fecham as vendas. Assim, é para eles que se aplicam ainda mais as dicas para vender mais e melhor. A assinatura do contrato ou o aceite da proposta é função deles. Também são os Closers que sabem os descontos ou condições especiais que podem ser oferecidos.
Antes das dicas para vender mais e melhor, conheça as estratégias mais usadas pelo time comercial
Agora que você já sabe a importância da área de vendas e entendeu um pouco da sua estrutura, pode conferir as principais estratégias usadas por esse time. Afinal, são elas que abrirão caminho para que as dicas para vender mais e melhor possam ser aplicadas. Veja na sequência!
Marketing Digital
Em primeiro lugar vem um dos recursos que pode facilmente ser usado pelos Hunters e pela inteligência comercial. Dentro do conceito de Marketing Digital, existem duas principais ferramentas que o time de vendas pode se beneficiar:
1. Geração de leads: como você viu anteriormente, o processo de compra muda e, recentemente, se alterou muito com a mudança do comportamento do consumidor. Com o uso da internet disseminado, as pessoas passaram a ter um papel mais ativo no ciclo de venda e o alcance de leads qualificados precisou se reinventar. O Marketing Digital ajuda justamente a segmentar um público e a atingir as pessoas certas;
2. Comunicação com os prospects: da mesma forma, as ferramentas digitais são tantas que elas ajudam os vendedores a conseguirem entrar em contato mais facilmente com leads em potencial. Seja através de estratégias usadas nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp ou por meios mais tradicionais como o e-mail. O time possui mais recursos para falar do jeito certo (Marketing de Conteúdo), na hora ideal e ser notado.
Integradores de sistemas
Justamente pelos vendedores terem mais recursos à sua disposição, é preciso investir na automação de processos. Os chamados integradores de sistemas, como a Pluga.co, reúnem em uma única plataforma todas as ferramentas que a empresa utiliza. Incluem-se aí, entre outros:
- Redes sociais;
- Organizadores de tarefas, como o Trello;
- E-mails, como o Gmail;
- Planilhas online;
- Sistemas de pagamento digital;
- Web chats;
- Gestão de e-commerces.
Sistemas de Customer Relationship Management (CRM)
Antes de entrar nas dicas para vender mais e melhor, vale citar também a importância dos sistemas de CRM como estratégia para a alta performance do time comercial. Com essa ferramenta tanto Hunters, quanto Prospectores e Closers têm acesso a dados cruciais dos leads e clientes e também a recursos como:
- Perfil do consumidor, com direito a filtros por comportamento e compras recorrentes, por exemplo;
- Modelos padrões de mensagens e e-mails, de acordo com cada lead;
- Histórico de aquisições, para aqueles que já são consumidores;
- Controle do funil de vendas;
- Comunicação facilitada entre o time e entre cada vendedor e seus respectivos clientes;
- Acompanhamento de metas;
- Avaliação do ticket médio e da taxa de conversão.
É claro que essas não são as únicas estratégias que podem ser utilizadas, mas são as principais. Outras como o up selling, cross selling e spin selling também são válidas de estudo para a realidade da sua empresa. A inteligência comercial pode te ajudar na definição do melhor caminho.
Enfim, as 7 dicas matadoras de fechamento para vender mais e melhor
Então, chegou o momento de você aprender as 7 dicas para vender mais e melhor, com base na satisfação do cliente e na obtenção de melhores resultados. Leia na sequência!
1) Se coloque no lugar do cliente
Aqui, entra não só a questão da empatia, mas também do vínculo e da equivalência. Para ser um bom vendedor e aumentar as chances de fechar negócio é preciso falar a mesma língua do prospect e criar identificação com ele.
2) Faça um atendimento e comunicação personalizados
Embora muitos ainda sigam “cartilhas” de boas práticas na área de vendas, elas já não servem mais como guia para o atendimento. Por isso, veja cada possível cliente como um ser único, com necessidades e desejos específicos. Personalizar sua fala, a oferta e saber se posicionar da forma certa nos diferentes momentos de contato são essenciais.
3) Jamais engane, minta ou force a barra
Toda relação comercial tem a confiança como base. Portanto, você confiaria em alguém que claramente está tentando te enganar ou mostrando benefícios falsos? Jamais! Então, não use técnicas de persuasão que forcem a barra ou pareçam mentirosas aos olhos do consumidor em potencial. Qualquer benefício oferecido precisa ser real e percebido.
4) Esteja disponível
Dando sequência às dicas para vender mais e melhor, hoje o consumidor quer ter suas dúvidas sanadas o quanto antes. Por isso, um bom vendedor precisa estar disponível. Seja via aplicativos de mensagem, telefone ou e-mail, o prospect precisa te encontrar sempre que precisar. Se estiver ocupado, retorne o quanto antes. Contato gera confiança.
5) Não veja os outros vendedores como inimigos
Aprender com os seus erros e com os acertos dos outros é sempre válido. Então, nunca veja um vendedor da sua equipe como inimigo. Se ele está vendendo mais do que você, tente observar o que ele tem feito e que tem dado certo. Peça conselhos, converse e melhore sempre! Lembre-se sempre: é um time e não uma competição!
6) Seja criativo e pró-ativo
Com o comportamento do consumidor sempre mudando e com os diferentes perfis de leads, é preciso ser sempre criativo e pró-ativo. Isso ocorre devido ao fato de não existir mais uma fórmula mágica que garanta o fechamento. O vendedor, portanto, precisa estar sempre um passo à frente do cliente e saber exatamente o que fazer em cada situação, inclusive às de “saia justa”. Nunca fuja de um assunto delicado ou reclamação. Ofereça sempre uma solução e saída para a questão.
7) Crie estratégias de fidelização
Enfim, chega a hora de pensar não só no pós-venda, mas também na recorrência de compra. A partir do momento em que o cliente percebe que ao comprar com você ele terá determinados benefícios ou até vantagens financeiras, fica muito mais fácil vender mais e melhor. Portanto, crie estratégias que fidelizem, como bonificações, combos exclusivos, entre outros.
Como um sistema de CRM pode ajudar no planejamento comercial
Por fim, você conheceu acima algumas das funções de um sistema de CRM para a rotina dos vendedores e dicas para vender mais e melhor. Porém, que tal descobrir outros recursos e funções que contribuem também para o planejamento comercial e gestão? Veja os principais:
- Agilidade no compartilhamento e atualização de informações. Assim, todos podem acompanhar falhas e oportunidades em tempo real;
- É online e acessível por qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, torna o processo rápido e mais eficaz;
- Fornece relatórios completos e personalizados;
- Reúne todo o ciclo de venda em uma única plataforma, entre pré-venda, negociação e pós-venda;
- Acesso a métricas e resultados em tempo real;
- Dados salvos em nuvem e acessíveis apenas por pessoas autorizadas, mediante login e senha, oferecendo mais segurança;
- Verificação de metas individuais e do grupo;
- Dá informações cruciais para a tomada de decisão e até para a inovação, como mudança de processo de vendas ou criação de novos produtos e serviços;
- Configuração facilitada e interface simples;
- Elaboração de acessos por hierarquia;
- Tudo em uma só plataforma. Integração com ferramentas dos mais diversos fornecedores, como Google e WordPress, além de recursos online como redes sociais e e-mails.
Se você gostou e quer implementar um CRM na rotina da sua empresa, fica o convite para fazer um teste grátis da plataforma da Linkseller. Conheça e aproveite os benefícios. Boas vendas!